“Puan” é uma comédia, dirigida e escrita por María Alché e Benjamín Naishtat, e uma das produções indicadas ao Prêmio Goya Ibero-americano 2024. Com mais de 100 mil espectadores na Argentina, “Puan” é uma coprodução da Bubbles Project (Brasil), Pasto Cine, Pucará Cine e Infinity Hill (Argentina), Kino Produzioni (Itália), Atelier de production (França) e Pandora Film Produktion (Alemanha), com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes.
A trama segue Marcelo (Marcelo Subiotto), um professor de filosofia da Universidade Puan, que, diante de um contexto político instável, entra na competição por uma cadeira na cátedra da instituição pública, disputando com Rafael (Leonardo Sbaraglia), outro profissional da área. Marcelo, dedicado a preservar o legado de seu mentor, enfrenta desafios para provar sua competência no cargo.
Em outubro, o filme participou da Première Latina do Festival do Rio e foi premiado na Competição Internacional do Festival San Sebastian, levando os prêmios de Melhor Roteiro (María Alché e Benjamín Naishtat) e Melhor Ator (Marcelo Subiotto). Os vencedores dos Prêmios Goya serão anunciados em fevereiro de 2024.
Em seguida, confira nossa entrevista exclusiva com o elenco e diretor:
Sinopse:
Marcelo, aos 50 anos, dedicou sua vida ao ensino de filosofia na Universidade Pública. Após a morte de seu mentor, o professor Caselli, ele se vê desorientado, imaginando que herdará o posto vago. No entanto, Rafael Sujarchuk, um filósofo carismático e pedante formado nas melhores universidades europeias, também aspira ao cargo. Enquanto Marcelo se esforça para concorrer com esse forte adversário, questiona se realmente deseja o emprego diante dos desafios apresentados.
Por fim, leia mais:
‘Divinas’ vem aí falando de cinco mulheres e mães em busca por fé ritualística