O Vasco da Gama entra em campo nesta quarta-feira, contra o Flamengo, vivendo uma transição delicada. Em uma mesma janela, o clube perde Rayan e Vegetti, responsáveis juntos por quase 50 gols em 2025. Dois jogadores decisivos. Dois pesos que não se repõem com facilidade.
A venda de Rayan está praticamente fechada. As negociações com o Bournemouth avançaram, o clube inglês aceitou o modelo de pagamento e o acordo depende apenas de detalhes finais. O valor gira em torno de 35 milhões de euros (R$ 220,5 milhões). O Vasco ficará com cerca de 70%, algo próximo de 25 milhões de euros (R$ 157,5 milhões).
Com isso, Rayan não foi relacionado para o clássico. A estreia contra o Maricá deve ter sido sua despedida. O atacante até queria jogar, mas foi orientado a se preservar após o avanço das tratativas.

Por outro lado, o Vasco se movimentou no mercado. Andrés Gómez já foi oficializado com contrato até janeiro de 2031. É um jogador que vem bem e pode dar muitas alegrias ao Vasco. Ainda por cima, Brenner acertou sua chegada após se despedir da Udinese e desembarca no Rio nos próximos dias. Hinestroza também vem. São boas contratações.
Entretanto, sem Rayan e sem Vegetti, o Vasco perde explosão, presença de área e poder de decisão. E vai assim contra seu grande rival. Falta hoje um “9”. Um atacante que ganhe partidas grandes. Um jogador capaz de decidir clássico, jogo travado, bola única.
E informação nova é que o time acertou a venda do lateral-esquerdo Leandrinho ao Sharjah FC, dos Emirados Árabes.
Clássico Flamengo X Vasco ganha peso extra no Maracanã
O jogo desta noite, às 21h30, pelo Campeonato Carioca, ganhou contornos ainda mais simbólicos. A última vitória do Vasco sobre o Flamengo foi em março de 2023, com um golaço de Puma Rodríguez.

Do outro lado, o Flamengo chega pressionado. Após atuações ruins com o sub-20, a diretoria recuou. Por ordem do presidente Bap, o time principal volta a campo, mesmo com apenas nove dias de pré-temporada. A decisão gerou incômodo interno e mudou todo o planejamento do departamento de futebol. Aliás, Jorginho não será relacionado para o clássico de hoje contra o Vasco.
O receio de uma campanha ruim no Carioca — e até de um quadrangular de rebaixamento — falou mais alto que o planejamento físico. O receio de uma goleada do maior rival sobre os garotos da base pesou.
Quem decide hoje?
O Vasco entra mais organizado e pronto, com grandes chances de aproveitar o momento. Mas entra também mais fraco no ataque. David pode decidir? Sem Rayan e sem Vegetti, o Vasco precisa que alguém assuma esse papel.
O Flamengo, com o time titular, vai com tudo para realmente começar o anos de 2026 e sabe que uma vitória sobre o Vasco apaga o começo do Carioca e anima para o ano.

Onde ver Flamengo x Vasco, horário e transmissão
- Jogo: Vasco x Flamengo — Campeonato Carioca 2026 (Taça Guanabara)
- Data e horário: Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 — 21h30 (Brasília)
- Local: Maracanã, Rio de Janeiro
- Transmissão: Globo, ge.globo, getv, Sportv e Premiere
Escalações prováveis
Flamengo (Técnico: Filipe Luís)
Titulares relacionados após retorno do time principal:
- Goleiro: Rossi
- Laterais: Varela (Royal) e Alex Sandro (ou Ayrton Lucas)
- Zaga: Léo Ortiz e Léo Pereira
- Meio-campo: Pulgar (ou Evertton Araújo), Jorginho, Arrascaeta (ou Luiz Araújo)
- Ataque: Carrascal, Samuel Lino e Pedro
Desfalques: Saúl (recuperação), Danilo (lesão), De la Cruz (controle de carga), Andrew (não regularizado)
Vasco da Gama (Técnico: Fernando Diniz)
- Goleiro: Léo Jardim
- Laterais: Paulo Henrique e Lucas Piton (Puma)
- Zaga: Robert Renan e Cuesta
- Meio-campo: Barros, Thiago Mendes e Coutinho
- Ataque: Andrés Gómez, Nuno Moreira e David (ou GB)
Desfalques: Rayan (negociações avançadas), Jair (DM)
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!



