O Festival do Livro do Rio de Janeiro (FLIV-Rio) está de volta! Entre os dias 28 e 30 de novembro, a sede do Sinttel-Rio será palco de um dos eventos literários mais esperados do ano. Com entrada gratuita, o festival promete reunir cerca de 40 editoras e oferecer livros com até 30% de desconto, contemplando tanto autores consagrados quanto novos talentos da literatura progressista.
Novidades e destaques do Festival do Livro do Rio de Janeiro
Entre as novidades deste ano, destaca-se o espaço exclusivo para autógrafos, carinhosamente chamado de “Abrace seu Autor”, além de um concurso literário voltado para estudantes do ensino médio, com premiação em dinheiro.
O evento também amplia sua programação cultural com teatro, música, debates reflexivos e uma área gastronômica, mantendo como ponto forte os encontros com autores e mesas de discussão abertas ao público.
Autores confirmados e estreias
Nomes consagrados como Rubens Casara e Cesar Calejon retornam ao Festival do Livro do Rio de Janeiro com novos lançamentos. Entre os estreantes, destacam-se figuras de peso, como:
- José Genoíno, ex-deputado e ex-presidente do PT;
- Luís Nassif, jornalista e editor do GGN;
- Luiz Eduardo Soares, cientista político e professor da UFRJ;
- Jefferson Rodrigues, procurador do trabalho e professor de Direito Sindical.
No dia 28 de novembro, às 18h, o professor Mateus Mendes lançará suas obras “É Ideologia, Estúpido” e “Guerra Híbrida é Neogolpismo: Geopolítica e Luta de Classes no Brasil (2013-2018)”, seguido de um debate com José Genoíno sobre os desafios da esquerda brasileira.
A voz feminina no Festival do Livro do Rio de Janeiro
No dia 29 de novembro, às 14h, acontece a roda de conversa “A importância da escrita da mulher para a Literatura”, reunindo cinco autoras brasileiras que transitam por diferentes gêneros literários. Com mediação de Isa Martins e Mônica Seixas, o encontro discutirá as dificuldades e conquistas das mulheres no mercado editorial brasileiro.
Entre os lançamentos femininos, o destaque vai para o livro “Políticas de Identidade”, de Bárbara Araújo, que aborda gênero, raça, classe e sexualidade na formação dos movimentos de mulheres negras no Brasil.
Arte e poesia no palco
A programação artística ganha reforço com a peça “A cadela do fascismo está sempre no cio”, apresentada pelo grupo Militantes em Cena. Inspirada em textos de Bertolt Brecht e Spinoza, a obra é uma reflexão contundente sobre a ameaça do fascismo.
Serviço – Festival do Livro do Rio de Janeiro
- Data: 28, 29 e 30 de novembro de 2024
- Local: Sinttel-Rio, Rua Morais e Silva, 94, Maracanã, Rio de Janeiro
- Entrada: Gratuita
- Informações e programação completa: https://flivrio.org.br/programacao