Em comemoração aos seus cinco anos de fundação, o Fundo Agbara, primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil, acaba de anunciar o edital “Descansa, Nêga”, uma iniciativa inédita que oferece a cinco mulheres negras de diferentes regiões do país uma viagem de férias para o destino de sua escolha, com direito a acompanhante.
O objetivo é reconhecer o direito ao descanso como prática política fundamental para o Bem Viver, promovendo saúde mental, lazer e reconexão.
“O descanso é um direito negado historicamente às mulheres negras, que sempre estiveram na linha de frente do trabalho e da luta. Com o Descansa Nêga, queremos afirmar que parar, respirar e se reconectar também é um ato político de cuidado e de Bem Viver”, afirma Aline Odara, fundadora e diretora executiva do Fundo Agbara.
A proposta surge em um cenário marcado pela sobrecarga dessas mulheres. Dados do DIEESE, baseados na Pnad Contínua (IBGE), mostram que mulheres negras recebem os menores salários do país e dedicam, em média, 35% a mais de horas semanais ao trabalho de cuidado não remunerado em relação às mulheres brancas. O edital busca, portanto, resgatar o direito ao lazer e à valorização da vida dessas mulheres.
As inscrições, gratuitas, ficam abertas até 7 de outubro de 2025, às 20h (horário de Brasília), pelo formulário disponível no link da bio do Fundo Agbara ou via WhatsApp, enviando a palavra “DESCANSA” para o número (11) 99683-1131.
Para concorrer, é necessário ser mulher negra ou afro-indígena, maior de 18 anos e ter disponibilidade para viajar na data previamente estabelecida. Não podem participar pessoas em cargos eletivos, executivos na gestão pública ou com vínculo direto com membros do Fundo Agbara, evitando conflitos de interesse.
O resultado final será divulgado no dia 7 de novembro de 2025, pelas redes sociais oficiais do Fundo Agbara.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



