A Pequena África volta a pulsar ao som do samba, da capoeira e de manifestações que conectam música e ancestralidade em um mesmo espaço. O festival A GIRA retorna ao circuito cultural da cidade ocupando um dos pontos simbólicos da memória afro-brasileira no Rio.
A nova edição acontece no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Gamboa, reunindo artistas e coletivos que dialogam com a tradição e a contemporaneidade da cultura negra. A proposta é criar um grande encontro de celebração, resistência e troca, com programação musical e apresentações ligadas às raízes afro-brasileiras.
O palco recebe o cantor Marcelo Amaro, conhecido por seu repertório ligado ao samba e à música popular brasileira, além de João Martins e Luz Fogaça, que transitam por sonoridades que dialogam com tradição e identidade cultural.
A programação também inclui a Roda de Capoeira Cult’Ori, reforçando o elo entre música, corpo e herança africana, e a apresentação de Marcos Esguleba, completando a mistura de ritmos e expressões artísticas.

Mais do que um festival musical, A GIRA se posiciona como espaço de convivência e valorização da cultura afro-brasileira, fortalecendo o papel do MUHCAB como território de memória, arte e identidade na região portuária do Rio.
Serviço – Festival A GIRA no MUHCAB
Local: Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) – Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro
Data: sábado, 7 de fevereiro
Horário: a partir das 17h
Entrada: gratuita até 17h; após esse horário, R$ 40
Classificação: livre
Ingressos: plataforma Sympla
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!



