Conecte-se conosco

Cinema

Filmes de Helena Solberg estão disponíveis gratuitamente na Spcine Play

“A Entrevista” e “A Nova Mulher” fazem parte do catálogo.

Publicado

em

Helena Solberg

A Spcine Play, em um esforço contínuo para enriquecer a experiência dos espectadores, disponibilizou filmes de Helena Solberg em seu catálogo gratuito. Por isso, os documentários A Entrevista e Nova Mulher podem ser acessados de qualquer lugar do Brasil. Essa iniciativa visa a promover um acesso mais abrangente e inclusivo à obra da diretora, enriquecendo o repertório cinematográfico disponível para o público brasileiro.

Documentários

Nova Mulher (1974), a estreia da diretora nos Estados Unidos, abrange 170 anos da história do movimento feminista nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Por sua vez, A Entrevista (1966), filmado em 1964, ano que marcou o início do golpe militar no Brasil, estreou dois anos depois, durante o auge do movimento Cinema Novo. O filme causou sensação na estreia devido aos seus temas provocativos. 

Com 19 minutos de duração, A Entrevista conta com relatos de mulheres, de 19 a 27 anos, da classe média alta. As entrevistadas abordam temas como casamento, sexo, virgindade, fidelidade, felicidade, trabalho e os papéis sociais atribuídos ou impostos às mulheres.

Helena Solberg

Helena Solberg é carioca, nascida em 1942, e radicada durante muito tempo em Nova York. Firmou-se como produtora e diretora de documentários no Brasil e nos EUA. É reconhecida como a única diretora mulher a participar do Cinema Novo. Entre seus principais trabalhos, se destacam o documentário Carmen Miranda: Bananas is my business, de 1995, e Vida de menina, de 2003, uma adaptação do livro Minha vida de menina, de Helena Morley.

Em 1995, Carmen Miranda: Bananas is my business teve lançamento comercial nos EUA. Ganhou o Gold Hugo Award de melhor docudrama no Festival de Chicago. Além disso, o crítico Andrew Sarris escolheu o filme como um dos 10 melhores de não-ficção. Já Vida de menina chegou a ganhar seis prêmios no Festival de Gramado, em 2004.

Em 2018, Helena Solberg tornou-se membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Por fim, leia mais:

Caixa Cultural exibe Mostra Herzog

Estação NET traz Mostra de filmes natalinos

‘Apaixonada’, com Giovanna Antonelli, chega aos cinemas em 14 de dezembro

Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.

Cinema

Karim Aïnouz lança filme no Festival de Cannes

Seleção do thriller erótico, filmado inteiramente no Ceará, marca a segunda participação consecutiva do cineasta na mostra principal do festival.

Publicado

em

O cineasta Karim Aïnouz vai retornar pelo segundo ano consecutivo à competição oficial do Festival de Cannes, que ocorre entre os dias 14 e 25 de maio. Desta vez, o diretor desembarcará na cidade francesa com Motel Destino, longa-metragem filmado inteiramente no Ceará, seu estado natal. Em 2023, o diretor concorreu com Firebrand, seu primeiro projeto em língua inglesa.

O thriller erótico, que marca a sexta passagem de Aïnouz pelo evento, um recorde no cinema nacional, traz como protagonistas Iago Xavier, Nataly Rocha e Fabio Assunção. O longa fará sua estreia mundial no festival no dia 22 de maio, às 22h30.

Erotismo rebelde

Elemento recorrente na filmografia de Karim Aïnouz, o erotismo é o pano de fundo deste oitavo longa de ficção do diretor. Ele apontou suas lentes para as cores fortes e vibrantes do litoral nordestino, que dão a tônica visual-narrativa da nova obra. O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível.

“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz.

Sinopse Oficial

Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

Fique, portanto, com o teaser do filme:

POR FIM, LEIA MAIS:

‘Transe’ | Crítica

Aumenta que é rock ‘n roll’ traz nostalgia gostosa | Crítica

Crítica: A Paixão Segundo G.H.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading