Jogo do Bicho | Banda carioca navega pela malandragem

O jogo do bicho vem firme. Calma, não é aquele velho conhecido das ruas, é o álbum de Balla e os Cristais. “Tudo nesse disco é uma provocação”, alerta Rafael Balla, compositor e vocalista que nomeia a banda. O disco de estreia, “Jogo do Bicho”, que chegará às plataformas digitais em 25 de junho, vem com sete faixas, cinco delas compostas por eles e duas regravações. A saber, uma delas é “Zé do Caroço”, sucesso de Leci Brandão, e, “Comportamento Geral”, clássico de Gonzaguinha, em versão rock.

Um som punk, mas com um suingue brasileiro. Aliás, o álbum começa sem papas na língua com “Vocês são todos idiotas”, música escolhida para abrir a maior parte dos shows da banda. Mixado por Jr. Tostoi, o disco foi masterizado por Carlos Freitas (colocou as mãos em trabalhos de João Gilberto, Tim Maia e Gilberto Gil, além do clássico ‘Da lama ao Caos’, álbum fundador do Manguebeat de Chico Science). Como resultado estético, a banda produziu uma sonoridade efusiva, que faz pular, movimentar, reagir, a partir de uma poética que ajusta ironia e agressividade.

Canta

Na faixa seguinte, “Andam Dizendo”, eles fazem “uma crônica urbana e irônica sobre o elitismo do meio, sobre o que há de panfletário e o que há de segregador no underground hypado do Rio de Janeiro”, avalia ele, com a experiência que tem na cena carioca. Já a terceira das sete músicas, “Matando Moinhos de Vento”, foi o single escolhido para ser lançado antes da bolacha completa.

Confira uma conversa com a irreverente banda:

O disco vai avançando e vem “Fala, quer invadir”, inspirada naquele guri que caía chorando na pelada, chamava a babá e levava a bola embora, deixando os amigos sem futebol. Em seguida, duas músicas que muitos de nós sabemos de cor: “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha, hino crítico e atemporal sobre a postura pacata e subserviente do trabalhador brasileiro, e “Zé do Caroço”, de Leci Brandão. Ambas, já regravadas por grandes nomes, foram recriadas à maneira eufórica da banda.

“Jogo do Bicho” termina com “Canta”, mais relaxada, falando sobre sexo e trazendo uma referência à canção “Circuito Universitário”, do Zé Rodrix, de 1973.

Enfim, para fazer o pré-save: https://tratore.ffm.to/jogodobicho

Ademais, veja mais:

Balla e os Cristais | “O futuro é amalgamar numa nova cultura brasileira”
A atriz e cantora Luellem de Castro | “Feminismo é um conceito branco”
Rock não-binário. Mergener Mendes, Nove Zero Nove, fala sobre escolhas e transexualidade

Escreve o que achou!