Na noite do último sábado (27), a Fundição Progresso fez um ‘arraiá’ de respeito ao receber Lenine e SpokFrevo Orquestra. O show tem sido considerado um dos grandes espetáculos de música do país e mostram como Recife sempre será um marco da cultura brasileira.
A chamada Casa de Todas as Tribos, um dos apelidos da Fundição, teve ainda o famoso Forró da Taylor encerrando a festa e a DJ Tata Ogan aquecendo o público nos intervalos.
Mas estivemos lá mesmo para testemunhar esse encontro de duas forças da natureza musical de Pernambuco que contou com um roteiro de clássicos para todos os públicos. E você confere tudo abaixo!
Recife é aqui!
Que Recife tem uma efervescência cultural, todo mundo reconhece. A cidade borbulha arte, cinema, e claro, música. E Lenine, é sem dúvida, um de seus maiores expoentes. Mesmo morando no Rio há muitas anos, o “cantautor” carrega suas raízes em cada um de seus trabalhos.
O mesmo podemos dizer da SpokFrevo Orquestra que nasceu em 2001 com o único propósito de divulgar o frevo pelo mundo. Seu primeiro álbum Passo de Anjo chegou a ser considerado pela imprensa especializada como um dos três melhores discos de 2004, ano de seu lançamento.
Agora imagine quando se junta um artista sempre à vanguarda, vencedor de seis Grammys latino e diversos prêmios no Brasil e no mundo com uma big band formada por 18 músicos prestigiados por participarem em festivais nacionais e internacionais: Sim, só pode ser a história acontecendo.
E foi isso que o público carioca conferiu neste último final de semana. Quando Lenine e SpokFrevo abriram a noite com A ponte, A rede e O Homem Dos Olhos De Raio X, o que se viu foi algo inovador na carreira de ambos. Uma mistura icônica de um ritmo totalmente enraizado por uma parte do Brasil junto a um violão tocado de forma tão única que é estudado mundo afora.
Fusão de estilos e novos arranjos
Aliás, a percussão do som multifônico do instrumento de Lenine se fundiu perdidamente com os metais da SpokFrevo e parecia estarmos imersos num intenso caldeirão musical. Tanto que pessoas de todas as idades estavam presentes para dançar e cantar a plenos pulmões.
Houve momento para sucessos como Paciência mas também momentos de emoção como a sempre bela Relampiano. Isso depois de uma sequência matadora de frevos que fez todo carioca se sentir um pouquinho pernambucano.
O repertório pensado especialmente para a noite, trouxe ainda novos arranjos para clássicos como Jack Soul brasileiro, Candeeiro encantado, e claro, Hoje eu quero sair só, maior hit da carreira de Lenine.
Por fim, Alzira e a Torre e Leão do Norte encerraram uma noite que foi até curta tamanha a expectativa e a animação do público. A festa continuou noite adentro com a chegada do Forró da Taylor, mas a experiência de ver Lenine e SpokFrevo juntos já deixou alguns satisfeitos e ansiosos pela próxima.
O Arraiá da Fundição já sabe a receita do sucesso para o ano que vem.
Setlist Lenine e SpokFrevo Orquestra
A ponte
A rede
O Homem Dos Olhos De Raio X
Aquilo que dá no coração
Todas elas juntas num só ser
Medley frevos (Voltei, Recife, Sabe Lá o que É Isso e É de Fazer Chorar)
Paciência
Relampiano
Rua da passagem (Trânsito)
Jack Soul brasileiro
Candeeiro encantado
Hoje eu quero sair só
Alzira e a torre
Leão do norte
Quero muito assistir a um show do Lenine um dia! A resenha deu ainda mais vontade!