O escritor e professor Francisco Neto Pereira Pinto lança seu mais recente livro, “À beira do Araguaia”, uma coletânea de 14 contos que exploram a relação entre os ribeirinhos e o rio Araguaia, destacando os impactos da degradação ambiental na biodiversidade e nas comunidades locais. Pós-graduado em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins, Francisco utiliza uma linguagem poética e experimental para abordar temas como pesca predatória, conflitos sociais e mudanças climáticas.
A obra combina narrativa literária e reflexões ambientais, retratando as vidas de Ana e Pedro, moradores de uma casa à beira do rio, e seus filhos, Eve e Téo. A partir de suas histórias, o autor aborda questões essenciais da contemporaneidade, como gênero, racismo, saúde mental e luto. Além disso, as consequências da destruição do meio ambiente, a partir do olhar sensível e crítico de Francisco, atravessam as páginas com profundidade estética e cultural.
Francisco Neto Pereira Pinto comenta: “Escrevi este livro para revisitar minhas memórias e trazer à tona a urgência da preservação ambiental e cultural do Araguaia. Cresci ao lado do rio e vejo com preocupação as mudanças que ele enfrenta. Este trabalho é uma homenagem às comunidades ribeirinhas e à cultura que corre o risco de desaparecer.” A obra também conta com ilustrações em acrílico de John Oliveira, reforçando o tom artístico e reflexivo do projeto, além de book trailer, que você vê abaixo.
Ficha Técnica – À beira do Araguaia
Autor: Francisco Neto Pereira Pinto
Editora: Mercado de Letras
ISBN: 978-6586089769
Páginas: 88
Preço: R$ 41
Onde comprar: Amazon
Daí você me diz o que achou do livro. E o booktrailer, agradou?
Um grande abraço,
Não li! Mas pode enviar que a gente lê e escreve sobre 🙂