A monogamia é uma norma que vem passando por questionamentos nos últimos anos. Dessa forma, muitas pessoas e casais têm optado por relacionamentos sem exclusividade afetiva e/ou sexual. O livro Infinitos Amores: Um estudo Antropológico sobre o Poliamor (Editora Telha) mostra como de 2004 para cá as coisas mudaram.
“Poliamor” é uma palavra que se refere à possibilidade de estabelecer relações afetivas e sexuais com mais de uma pessoa ao mesmo tempo com a concordância de todos os envolvidos. Infinitos Amores busca analisar as ideias e as práticas amorosas, sexuais e de gênero de poliamoristas brasileiros.
Em verdade, a obra procura responder algumas perguntas específicas como: Por que determinadas pessoas se tornam poliamoristas? O que buscam no poliamor?
Como se dá a passagem da monogamia ao poliamor? Que desafios são apresentados para a sua realização?
Prazer
A princípio, por meio da análise do discurso de poliamoristas, o livro busca compreender a forma como eles se organizam e se estruturam como grupo social, seus principais objetivos, suas divergências, seus conflitos e as práticas e os grupos aos quais se contrapõem.
“É com muito prazer que compartilho este livro que apresenta as minhas primeiras reflexões sobre um tema que venho pesquisando há mais de 10 anos. Espero que a leitura possibilite novas compreensões e experiências amorosas, desmistificando a ideia de que o amor é um sentimento natural, impossível de ser transformado historicamente e em nossas práticas cotidianas”, diz Antonio Pilão, antropólogo e escritor.
Antônio fez pesquisa de mestrado e de doutorado sobre poliamor e relações não-monogâmicas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ). Além disso, é pesquisador de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade de São Paulo (PPGSP-USP) e coordenador do grupo de pesquisa “Políticas, afetos e sexualidades não-monogâmicas”.
Serviço:
Livro: Infinitos Amores: Um estudo Antropológico sobre o Poliamor
Autoras: Antonio Cerdeira Pilão
Editora: Telha
Páginas: 162
Preço: R$ 57,00
Adquira em: https://editoratelha.com.br/product/infinitos-amores-um-estudo-antropologico-sobre-o-poliamor/