Cinema
Malmkrog e Dias | Paralelos díspares na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Publicado
2 anos atrásem
Por
Felipe Novoa
Dois filmes estrangeiros e intensos às suas maneiras estão disponíveis na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Malmkrog e Dias. Ambos são calhamaços, o primeiro com 3:20h (!) de duração e o segundo com humildes 2 horas. Mesmo assim, não poderiam ser filmes mais diferentes um do outro e que, ao mesmo tempo, se completam de forma tão peculiar.
Descrições
Primeiramente, os seus enredos. Malmkrog é um filme de época que mostra um dia de conversas profundas de membros da elite franco-russa. Por três horas e vinte minutos, 5 ricaços brincam de advogado do diabo enquanto discutem moralidade, ética, religião e tudo mais que pode parecer “importante”. De forma alguma a discussão é realmente relevante, toda a conversa foca em se mostrar moralmente superior e refutar os argumentos dos seus interlocutores. Novamente, isso se arrasta por três horas e vinte minutos – e em francês (com alguns momentos onde russo, alemão e um pouco de inglês são ditos).
Dias mostra a história de dois homens em Bangkok, sem diálogo algum. Um (mais velho, mais rico) procura tratamento médico para uma dor na cervical e o outro só trabalha. Durante duas horas, sem legenda, sem falas, dois homens seguem com as suas vidas durante um longo dia. Arrumam seus lares, tomam banho, se encontram, se separam e vida que segue. Dias e Malmkrog não são filmes para serem vistos de casa a não ser que você possa garantir que não será perturbado. Afinal, a paciência e sossego necessários para apreciar completamente estas obras está além do que um dia normal pode apresentar.
Análise
Se por um lado, ambos se apresentam como desafios para as nossas atenções fugazes, por outro ambos mostram o dia e a noite em toda a sua glória lenta. Nos tornamos extremamente sensíveis ao menor movimento, à menor mudança, cientes de cada respiração e frase de alguém na tela. Depois de Malmkrog me vi absolutamente incapaz de começar uma discussão ou de ver uma Bíblia; depois de Dias tive medo do silêncio.
Do mesmo modo, ambos os filmes levantam questionamentos válidos sobre o que significa se relacionar com aqueles à nossa volta. Se por um lado a discussão engrandece o nosso conhecimento e pensamento crítico, de que vale toda a retórica se não a aplicamos de forma prática? Como buscamos paz se o ato mais íntimo cometido em cena foi contratado e remunerado ao invés de espontâneo? O que significa viver em sociedade se não somos capazes de o fazer sem artifícios, gracejos e nem atos negociados?
Considerações
Assim, o cinema permite que essas questões afloram e se mostrem manifestas a milhares de quilômetros de distância. Ainda mais, pense no poder que isso tem, Dias teve filmagens na Tailândia por um diretor taiwanês, e agora está disponível para o apreço da audiência brasileira. Enfim, com ou sem diálogo uma mensagem foi passada, uma meditação de duas horas transmitida do outro lado do planeta para quem quiser ouvir.
Desse modo, nos deparamos com filmes intensos e propositais, o intento de Malmkrog e Dias é claro: discutir a legalidade e natureza dos relacionamentos. Seja ao discutir a figura do anticristo ou ao fornecer serviços sexuais, ambos os longas são genuínos e esplêndidos. Assim, por mais que o tamanho dessas obras se mostre indigesto para a audiência média, ambos os filmes são experiências únicas que Tenet nenhum poderia fornecer.
Afinal, veja o trailer de Malmkrog:
Ademais, leia mais:
O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes | Crítica da animação russa
Indianara | Filme sobre militante transgênera vence 9ª Mostra Ecofalante
O Oficial e o Espião | Roman Polanski em boa forma
Crítico/fotógrafo. Atualmente focando na graduação em jornalismo e escrevendo muito.

Você pode gostar
Candango: Memórias do Festival | Crítica
O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes | Crítica da animação russa
Coronation | Veja o documentário sobre o coronavírus
Chico Rei Entre Nós | Longa explora ecos da escravidão brasileira
Cracolândia | Filme busca soluções para resolver o inferno do crack
Uma Máquina para Habitar | Documentário usa ficção-científica para contar a história de Brasília
2 Comments
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cinema
Critica | A Primeira Comunhão
Filme do diretor espanhol Victor Garcia tem distribuição da Paris Filmes e está nos cinemas
Publicado
13 horas atrásem
31 de março de 2023Por
Sara Freire
O terror que entrega mais atuação do que enredo
A Primeira Comunhão, filme do diretor espanhol Victor Garcia, conhecido pelo premiado filme De Volta a Casa Da Colina (2007), traz a história de Sara, uma adolescente simples e com dificuldades para fazer amizades na nova cidade. Após mudar com sua familia para o interior da Espanha, Sara conhece Rebeca, uma adolescente rebelde e mal falada na cidade que em determinada noite leva Sara para uma balada um pouco distante de sua casa.
Porém, na volta, as duas se arriscam ao pedir carona para o traficante da cidade. No trajeto Sara avista uma menina vestida de branco com uma boneca de primeira comunhão na mão. Após Chivo parar o carro assustado, Sara desce a procura da menina, Rebe a repreende e pede para que volte para o carro e em seguida a personagem principal encontra a fatídica boneca. Rebeca e Chivo, que já conheciam sobre uma antiga lenda da cidade acerca da garota e da boneca, a chamam de volta para o carro, mas Sara leva a boneca consigo. Dessa forma, a partir daquele momento, todo o grupo é amaldiçoado pela boneca e por Marisol (a dona da boneca).
Pontos positivos
Um dos maiores pontos positivos do filme é a capacidade do elenco de entregar ótimas atuações, dando ênfase a Aina Quiñones, que interpreta Rebeca. Em seu show particular, Aina entrega tudo que se espera de um filme como esse: medo e aflição. Uma das cenas que envolve o pai de Rebeca é digna de prêmios, um pai que só maltrata a filha e a trata do modo visto no filme, ao ver a filha em possessão se desespera ao ponto de arrombar uma porta e trazer emoção pura a cena.
Já o ponto alto se mostra já pelo final, em uma cena em um poço. A atuação de Carla Campra é simples, mas no momento dessa sequência se faz importante e mostra como a simplicidade pode agregar muito a uma obra. Vale ressaltar sobre a atuação de Carla no momento do acidente de Chivo, onde a mesma entrega emoção e desespero, um momento que com certeza é marcante ao mostrá-la como indefesa diante de toda situação.
Aliás, veja o trailer de A Primeira Comunhão, e siga lendo:
Afinal, A Primeira Comunhão traz um terror genérico, mas com boas atuações e cenas de suspense. Sente-se a falta da trilha que leva o publico a estar mais concentrado no filme e até mesmo a se sentir mais imerso naquela realidade. A obra aborda temas que a indústria espanhola vem utilizando cada dia mais como a amizade e o romance adolescente. Um ponto que pode incomodar aos românticos de plantão é o fato de Sara e Pedro não se aprofundarem em sua relação e nem mesmo terem tantas cenas românticas do único casal abordado no filme.
No geral o filme é bastante conveniente para aqueles que curtem um terror básico, mas que ainda sim entregue o suspense digno de filmes do segmento. Algumas cenas como o terror familiar de Rebeca podem vir a gerar gatilhos a quem passa ou já passou por situações parecidas. mas sem dúvidas é um tema importante a ser abordado.
A Primeira Comunhão (The Communion Girl), com distribuição da A Paris Filmes, está nos cinemas brasileiros.
Por último, leia mais:
Percy Jackson – Roteiristas já começaram a trabalhar na 2ª temporada
A Cabana – Curta-metragem com Dira Paes busca financiamento no Catarse

Cultura


BibliON oferece clube de leitura “Mulheres Negras na Biblioteca”
BibliON é uma biblioteca digital 100% gratuita com mais de 17 mil títulos e atividades culturais.


Confira as atrações de abril do Cine Theatro Brasil Vallourec, em BH
Veja aqui os destaques da agenda cultural da casa na primeira quinzena do mês


Peça ‘O Pequeno Herói Preto’ faz temporada gratuita em Santa Teresa
A peça ganha apresentações gratuitas no Parque das Ruínas, em Santa Teresa


Boy Magya Contra o Monstro do Armário – Primeira HQ de Chris Gonzatti no Catarse
Obra será lançada em junho e promete um forte teor político com muito bom humor e visual incrível.
Crítica


Critica | A Primeira Comunhão
Filme do diretor espanhol Victor Garcia tem distribuição da Paris Filmes e está nos cinemas


Crítica | ‘Urso do Pó Branco’ se beneficia de um humor mais cartunesco
Filme baseado em fatos reais acerta em não se levar a sério em momento algum.


Crítica | Los Hermanos: Musical Pré-Fabricado
Musical traz a sensação de como se você estivesse lendo um livro de contos


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente
Séries


The White Lotus – Revelado local da 3ª temporada
A série de sucesso da HBO Max foi renovada e já tem novo cenário paradisíaco.


Percy Jackson – Roteiristas já começaram a trabalhar na 2ª temporada
Faltando um tempo para lançamento da primeira temporada no Disney+, Rick Riordan confirma que já está trabalhando na sequência.


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte' do Star+.


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video
Literatura


Versão brasileira: a voz da mulher | 47 mulheres investigam a independência em livro, podcast e sarau
Inspirado no bicentenário da independência do Brasil, o projeto apresenta um e-pub gratuito, e muito mais


Com que realidades essas camisolas acordam? | conheça um romance-crônica sobre disparidades de gênero na moda
A escritora e antropóloga Raquel Marinho traça o perfil das mulheres multitarefas


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos
Música


Com A Bola No Pé | Pedro Rosa lança novo single
Música é bem Brasil, com jeito de pelada de rua, altinha na areia


Marcos Eiras homenageia black music brasileira em novo disco
"Outra Onda" é o nome do álbum que o cantor lança no primeiro semestre de 2023, com o single "Offline",...


Candlelight: 100 anos da Warner Bros. | Concertos especiais comemoram um século do famoso estúdio
O espetáculo traz trilhas de sucesso como O Senhor dos Anéis, Friends, Harry Potter e mais


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Cultura2 semanas atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Gastronomia2 semanas atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Música4 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música2 semanas atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema1 mês atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema2 meses atrás
Missão: Alegria em tempos difíceis | Documentário para rir e se emocionar
Pingback: A ascensão do Discord | Como esse app revoluciona a comunicação
Pingback: #eagoraoque | Crítica da crítica social na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes