Festival de Sundance apresentou o filme Malu, de Pedro Freire, no dia 21 de janeiro. Foi a Première Mundial do longa, que conta com as atrizes Yara de Novaes e Carol Duarte no elenco. O diretor e as atrizes estiveram presentes no lançamento.
A estreia aconteceu na World Cinema Dramatic Competition, mostra competitiva no Festival de Sundance, o mais importante evento de cinema dos Estados Unidos e um dos cinco principais do mundo, que acontece entre os dias 18 e 28 de janeiro. O filme terá quatro sessões para o público, uma sessão para a imprensa internacional e uma sessão on-line. Em Park City, uma das cidades do festival, três das sessões para o público, a começar pela noite de estreia no Prospector Square Theatre, já estão com a venda dos ingressos esgotadas.
A ida ao Sundance
O filme vai competir com outros nove longas-metragens, produzidos nos mais diversos cantos do mundo. Contudo, é a única produção brasileira na competição. Estará presente no festival a atriz Yara de Novaes, que faz a personagem título Malu. Além disso, Carol Duarte, que interpreta a filha de Malu, também estará nos Estados Unidos. O diretor Pedro Freire e os produtores Tatiana Leite, da Bubbles Project, e Leo Ribeiro e Sabrina Garcia, da TvZero também estarão presentes. A ida da equipe a Sundance foi viabilizada pelo apoio da coprodutora e codistribuidora RioFilme. A RioFilme é o órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, e do Projeto Paradiso.
Para o diretor Pedro Freire, chegar em Park City com seu primeiro filme é a realização de um sonho e, ao mesmo tempo, uma oportunidade. “Para mim, estar em Sundance é um sonho. Estou muito feliz em apresentar “Malu” neste belo festival. Espero que eles gostem! Venho de uma família de atores. Minha mãe, meu pai e três irmãos são atores, então desde muito cedo decidi que queria dirigir atores. Primeiro pensei que deveria dirigir teatro, achava que o cinema era muito técnico e não dava tanta atenção à atuação. Aí, aos 18 anos, assisti “Faces”, de John Cassavetes, e naquele dia decidi ser cineasta. 25 anos depois, é uma alegria imensa estrear meu primeiro longa-metragem como diretor no festival de Sundance, que teve um enorme impacto na minha cinefilia desde jovem e sempre projetou para o mundo filmes independentes como Malu.”
Emoção
Logo após a seleção para o Festival de Sundance 2024, a equipe de Malu comemorou também a aquisição dos direitos de venda internacional pela Pluto Film. A Pluto é uma empresa alemã especializada em colocar filmes independentes no mercado global. A produtora Tatiana Leite esteve em Sundance em 2018, com Benzinho. O filme de Gustavo Pizzi também foi coproduzido pela TvZero. Ela comenta a estreia mundial em Sundance e a parceria com a Pluto Film:
“Voltar a Sundance é muito emocionante. De uma forma geral, afirma a qualidade e a diversidade do cinema brasileiro e pessoalmente confirma para mim o quanto é importante investir em novos talentos – o Pedro tem de sobra –, e em trabalhar cuidadosamente no desenvolvimento dos projetos, estabelecer grandes parcerias e nunca desistir. Com um agente de vendas internacional a bordo (Pluto Film), que faz um trabalho também cuidadoso com os filmes que adquire, esperamos ainda mais que o filme seja visto por diferentes públicos em todo o mundo.“
A produtora Sabrina Garcia completa: “Desde que lemos o primeiro roteiro do Malu, acreditamos na potência e sensibilidade do filme e do diretor em retratar o conflito dessas três gerações de mulheres tão complexas quanto reais. Vai ser uma grande emoção representar a cultura e o cinema brasileiro em Sundance”.
Sobre Malu
Ambientando no Rio de Janeiro nos anos 90, o filme conta a história de Malu, uma atriz instável e desempregada, que vive com sua mãe conservadora, em uma casa humilde de uma favela do Rio de Janeiro, próxima ao mar. Malu tenta lidar com o relacionamento tenso com sua própria filha adulta, enquanto sobrevive com as lembranças de seu glorioso passado artístico no teatro, que a ditadura interrompeu. Um filme sobre uma mulher forte que tenta fazer tudo dar certo, apesar de suas emoções violentas.
A saber, o fime é estrelado por Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte e Átila Bee, “Malu” é produzido pela Bubbles Project e TvZero em coprodução com RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, Telecine e Canal Brasil. O filme será lançado no segundo semestre de 2024, pela distribuidora Filmes do Estação e codistribuidora RioFilme.
Por fim, leia mais:
Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta quinta-feira