Conecte-se conosco

Cinema

Crítica | ‘Amigo Secreto’ mostra o outro lado da Operação Lava Jato

Publicado

em

filme crítica Amigo Secreto

De 2014 para cá, o Brasil viveu a Operação Lava Jato e suas consequências. Em sete anos, a Polícia Federal cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, prisão temporária, prisão preventiva e coerção coercitiva. O objetivo era apurar um esquema de propina que movimentou bilhões de reais e começou na Petrobras. Uma das grandes figuras da Operação foi o então juiz Sérgio Moro. Em 2019, o portal Intercept publicou conversas de Moro com o Procurador Geral da República, Deltan Dallagnol, o que levou a processos questionando a parcialidade das investigações. Esses vazamentos e as consequências dele são o tema principal do documentário Amigo Secreto, de Maria Augusta Ramos.

O filme acompanha a equipe do Intercept durante o período de apuração sobre as irregularidades da Lava Jato. Há diversas entrevistas dos repórteres do portal com especialistas e pessoas envolvidas no caso. Conforme o longa passa, aparecem as consequências da operação e como os acontecimentos daqueles julgamentos, influenciam na política brasileira atual.

Aliás, confira o trailer e siga lendo:

Apesar de estar quase 100% do tempo com os repórteres do Intercept, o documentário escolhe por não falar diretamente com eles. Todas as falas e conteúdo mostrado são interações entre os jornalistas ou entrevistas feitas por eles. A equipe do filme adota uma posição de documentar, no sentido literal da palavra. Essa postura valoriza o espectador, que precisa se engajar para conectar todos os pontos, já que o filme não se interrompe para se explicar.

Naturalmente, a edição se aproveita de materiais fundamentais da Operação – como a sessão entre Moro e Lula – para ilustrar alguns momentos. Porém, o ritmo do filme é preservado, prendendo o espectador.

Na segunda metade do longa, o foco transita para o surgimento do bolsonarismo e o atual governo brasileiro. Mesmo que tenha relação e que a situação seja um produto das ações da Lava Jato, esse é o momento do filme em que ele parece se esticar um pouco demais. Não torna o filme pior, mas parece cansativo por alguns minutos.

Amigo Secreto mostra o outro lado dos bastidores da maior operação do Brasil, e como ela foi manipulada para acontecer do jeito que foi. Ao mesmo tempo, é um alerta de que a política não é feita na frente das câmeras, o que a torna muito mais perigosa. O longa entra no circuito brasileiro dia 16 de junho.

Ademais, leia mais

O Presidente Improvável | Documentário traz Fernando Henrique Cardoso por ele mesmo

Crítica | ‘1982’ é uma ode à inocência em tempos difíceis

Águas Selvagens | Filme apresenta conceitos interessantes com ótimas atuações

Cinema

Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio

Longa conta com um elenco estelar da comédia e da música, incluindo Péricles e Sandra Sá

Publicado

em

filme barraco em familia em foto de Daniel Chiacos

A comédia Barraco de Família, com direção de Maurício Eça e protagonizada por Cacau Protásio e Lellê, acaba de ter seu trailer oficial divulgado. No vídeo, conhecemos a matriarca Cleide que se vira nos 30 para cuidar de sua família na Zona Leste de São Paulo.

A princípio, o filme já tem data de estreia marcada nos cinemas: 11 de maio, semana do Dia das Mães, com distribuição da Synapse Distribution. O longa terá sessões de pré-estreia em abril em diversas cidades do país.

Aliás, confira o trailer de Barraco de Família e siga lendo:

No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, essa família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.

Péricles

Barraco de Família conta com um elenco estelar da comédia e da música nacional, incluindo o Péricles, em sua estreia nas telonas. Além disso, tem Sandra Sá, a cantora e atriz Jeniffer Nascimento, Nany People e Maurício de Barros. Completam o elenco o influenciador digital Hugo Gloss, também em seu primeiro longa, Robson Nunes, Eduardo Silva, Yuri Marçal e Lena Roque, que também assina o roteiro ao lado de Emíli

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências