Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Arnaldo Antunes e Vitor Araújo.
MúsicaEventos

MIMO Festival retorna a Amarante, em Portugal

Por
Redação
Última Atualização 19 de julho de 2024
5 Min Leitura
Share
Foto: José de Holanda.
SHARE
Tópicos
  • Programação
  • Artistas renomados
  • Democratização à cultura
  • Serviço
  • POR FIM, LEIA MAIS:

O MIMO Festival, renomado evento cultural com 20 anos de história, retorna a Amarante, em Portugal, de 19 a 21 de julho. Oferece, portanto, uma experiência artística diversificada e inclusiva. Este ano, o festival conta com o Município de Amarante como promotor. Não apenas isso, como também o patrocínio da Embratur, entidade brasileira que promove o turismo internacional, e da Heineken, com a curadoria de Lu Araújo, idealizadora do evento.

Com mais de 2 milhões de espectadores em 60 edições realizadas em 12 cidades históricas do Brasil e da Europa, o MIMO Festival é reconhecido pelo seu alto padrão artístico, técnico e de infraestrutura e pela ampla variedade de atrações gratuitas. Desde 2016, Amarante tem sido palco deste evento. A saber, o evento é gratuito.

Programação

Entre os artistas que se apresentarão este ano, destacam-se Jaques Morelenbaum & Fred Martins, com colaboração de Joana Amendoeira. Eles trazem uma fusão de Bossa Nova e Fado que promete emocionar o público. Além disso, a programação inclui o grupo A Cor do Som, que toca junto com Carminho, vencedor do Grammy Latino. Também a renomada cantora e compositora maliana Fatoumata Diawara, conhecida por sua poderosa voz e performances cativantes. Com seu show Tecnomacumba, a artista Rita Benneditto faz sua estreia em Portugal. Sucesso na edição do MIMO em São Paulo em 2023, Arnaldo Antunes e Vítor Araujo levam para Amarante o espetáculo “Lágrimas no mar”. O virtuoso pianista Vitor, aliás, iniciou sua carreira com uma apresentação solo no MIMO em Olinda, em 2007.

Coração e alma do afrobeat moderno, Femi Kuti é o filho primogénito do mítico Fela Kuti (1938-1997), o criador do estilo musical que se popularizou na Nigéria e no mundo, nos anos de 1970 e 80, revolucionando várias gerações de artistas. Femi se apresenta no MIMO com sua banda Positive Force, que são a vanguarda do afrobeat. Ainda celebrando a música afrobeat, se apresenta o supercoletivo chileno Newen Afrobeat feat Dele Sosimi.

Artistas renomados

O festival também terá apresentações de Marcelo D2, com seu inovador álbum “IBORU”, iniciando sua turnê europeia, e da DJ Tahira, conhecido por suas misturas ecléticas de ritmos brasileiros, africanos e latinos.

Outros destaques são Kebra Ethiopia Sound System, que traz a energia vibrante do reggae de Johanesburgo; Bassekou Kouyate & Band, que mistura sons tradicionais do Mali com influências contemporâneas; o quinteto da Nova Orquestra, inovador projeto em música de concerto e a primeira 100% pop do Brasil, e a celebração dos 50 anos do Ilê Ayê, com um show no palco principal e um cortejo que homenageia a rica cultura afro-brasileira. Português de origem cabo-verdiana, Dino D’Santiago, um dos protagonistas da atual música feita em Portugal e que gravou recentemente com o BaianaSystem, encerra o festival no domingo, dia 21. Para o line-up completo, siga as redes do festival.

Democratização à cultura

A edição deste ano mantém a tradição de democratizar o acesso à cultura, oferecendo uma programação rica e abrangente. Inclui não apenas concertos, como também palestras, workshops, oficinas, exposições, performances, cinema, roteiros sustentáveis, feira de produtos criativos e atividades de bem-estar. É um MIMO de sonoridades, estéticas e texturas singulares, em que a música ocupa não só os palcos, mas toda a cidade. 

No workshop, os mestres de instrumentos de cordas, o malinês Bassekou Kouyate e o brasileiro Armandinho Macêdo, mostrarão ao público português a beleza da música que extraem do ngoni e da guitarra baiana (ou “pau elétrico”), instrumentos não muito conhecidos no mundo. Já no Fórum de Ideias, destaque para a roda de conversa com o Mario Caldato Jr., produtor e engenheiro de som brasileiro, multi-platina, que alcançou reconhecimento global pelas significativas contribuições para o sucesso dos Beastie Boys, grupo nova-iorquino de rap rock que surgiu no início dos anos 1980. Ou seja, são muitas atividades em três dias de festival.

Serviço

MIMO FESTIVAL – PORTUGAL

Data: 19 a 21 de julho.

Local: Museu Amadeo de Souza-Cardoso.

Endereço: Alameda Teixeira de Pascoaes – Amarante/Portugal.

Entrada gratuita.

MIMO
Divulgação.

POR FIM, LEIA MAIS:

Roda da Paz agita o Rio Scenarium

Roda da Mulher Forrozeira será presença no Festival Sesc de Inverno

Rock in Rio 2024: 3 Corações e shows imperdíveis marcam edição de 40 Anos

Tags:festivalmúsica
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Dona Onete.
Música

Carnaval no Circo Voador | Confira a programação

Livia Brazil
5 Min Leitura
O Rolo Proibido
CríticaCinema e StreamingCulturaEventos

O Rolo Proibido | O cinema como patrimônio e a história do cinema afegão

Luciano Bugarin
10 Min Leitura
Na foto Iza está nua de cabelos longos vermelhos em cima de um tipo de pedra vermelha. crítica afrodhit iza está no Rock The Mountain
Cinema e StreamingMúsica

Iza retorna como Nala em ‘Mufasa: O Rei Leão’ e faz homenagem emocionante à filha

Redação
2 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?