Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Mostra de Cinema Japonês chega a Recife com sessões gratuitas no Cinema da Fundação
Cinema e Streaming

Mostra de Cinema Japonês chega a Recife com sessões gratuitas no Cinema da Fundação

Programação reúne filmes contemporâneos do Japão, com entrada franca

Por Redação
Última Atualização 10 de janeiro de 2026
4 Min Leitura
Share
divulgação
SHARE

Entre 8 e 10 de janeiro, o Cinema da Fundação, em Recife (PE), recebe a Mostra de Cinema Japonês, evento gratuito que apresenta ao público pernambucano uma seleção de três filmes contemporâneos produzidos no Japão. A iniciativa é fruto da parceria entre o Cinema da Fundação, o Consulado-Geral do Japão no Recife e a Fundação Japão (São Paulo).

Com sessões abertas ao público e acesso por ordem de chegada, a mostra destaca produções lançadas entre 2021 e 2022, exibidas em japonês com legendas em português. Os filmes abordam temas universais como identidade, amadurecimento, memória, tradição e as transformações da sociedade japonesa contemporânea, aproximando o público brasileiro de diferentes nuances culturais do país asiático.

Entre os destaques está The Fish Tale (Sakana no Ko, 2022), dirigido por Shuichi Okita, que se inspira na trajetória real de “Sakana-kun”, personagem conhecido no Japão por sua devoção ao universo marinho. O longa acompanha Mi-bo, uma jovem fascinada por peixes desde a infância, que enfrenta obstáculos sociais e profissionais para transformar sua paixão em vocação.

Outro título da programação da Mostra de Cinema Japonês é Ito (Itomichi, 2021), drama juvenil dirigido por Satoko Yokohama. O filme retrata o processo de amadurecimento de uma adolescente tímida, marcada pelo forte sotaque regional de Tsugaru, que encontra novas possibilidades de expressão ao trabalhar em um maid café e retomar sua ligação com a música tradicional japonesa.

Completa a mostra Dreaming of the Meridian Arc (Taiga he no Michi, 2022), de Taku Katô, que revisita a história de Ino Tadataka, responsável pelo primeiro mapa completo do Japão no século XIX. A narrativa alterna passado e presente ao acompanhar um funcionário contemporâneo que tenta adaptar essa trajetória para uma série de TV e acaba descobrindo aspectos pouco conhecidos do cartógrafo.

Programação completa da Mostra de Cinema Japonês

08/01 – Quinta-feira
18h — The Fish Tale (Sakana no Ko, 2022, 139 min)
Direção: Shuichi Okita
Drama inspirado na vida real de “Sakana-kun”. Mi-bo, fascinada por peixes desde a infância, enfrenta desafios para transformar sua paixão em profissão, em uma jornada de descobertas e aceitação.

09/01 – Sexta-feira
14h10 — Ito (Itomichi, 2021, 116 min)
Direção: Satoko Yokohama
Uma jovem tímida começa a trabalhar em um maid café para se abrir ao mundo, enquanto redescobre sua relação com o tsugaru shamisen e constrói novas conexões.

16h25 — Dreaming of the Meridian Arc (Taiga he no Michi, 2022, 112 min)
Direção: Taku Katô
A trajetória de Ino Tadataka, responsável por mapear o Japão no século XIX, ganha novos contornos quando um funcionário contemporâneo tenta transformar sua história em série.

18h50 — The Fish Tale (Sakana no Ko, 2022, 139 min)
Direção: Shuichi Okita

10/01 – Sábado
16h40 — Dreaming of the Meridian Arc (Taiga he no Michi, 2022, 112 min)
Direção: Taku Katô

19h20 — Ito (Itomichi, 2021, 116 min)
Direção: Satoko Yokohama

Serviço

Evento: Mostra de Cinema Japonês
Datas: 8 a 10 de janeiro
Local: Cinema da Fundação – Cinema do Porto
Endereço: Recife – PE
Entrada: Gratuita (acesso por ordem de chegada)
Idioma: Japonês, com legendas em português
Realização: Consulado-Geral do Japão no Recife, Fundação Japão São Paulo e Cinema da Fundação

Saiba mais em: https://fjsp.org.br

Leia mais

  • “Com estranhos é menos esquisito”: Jennifer Lawrence fala sobre sexo e cinema
Tags:cinema contemporâneoCinema da Fundaçãocinema japonêscultura japonesaeventos gratuitos Recifefilmes japonesesMostra de Cinema JaponêsProgramação culturalrecifesessões gratuitas
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Super Mario Bros.: O Filme
NotíciasCinema e Streaming

Universal Pictures é líder de bilheteria em 2023

Livia Brazil
3 Min Leitura
Clive Owen estrela road movie ‘Guia Romântico para Lugares Perdidos’, que chega ao Brasil em 3 de junho
Cinema e StreamingCríticaNotícias

Crítica | ‘Guia Romântico Para Lugares Perdidos’ tem poesia e catarse

Alvaro Tallarico
3 Min Leitura
Cinema e Streaming

GOAT, thriller produzido por Jordan Peele, promete ser um novo clássico

André Quental Sanchez
3 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?