Saturday, November 26, 2022

Crítica | ‘Guia Romântico Para Lugares Perdidos’ tem poesia e catarse

Um alcoólatra e uma ansiosa, vizinhos, porém desconhecidos, acabam fazendo uma viagem juntos em Guia Romântico Para Lugares Perdidos (Guida romantica a posti perduti). Ah, também tem um cachorro no meio da história. Esse road movie que se passa na Itália exala um certo charme.

Os protagonistas são Benno (Clive Owen em boa atuação) e Allegra (Jasmine Trinca, bem também). Duas almas atormentadas. Uma pela bebida e outra pelas crises de ansiedade. A vida de ambos está estagnada por causa de seus problemas, até que, meio sem querer querendo, caem na estrada de carro.

Pessoalmente, gosto de road movies, sempre tem uma pegada de descoberta e novidade. Aqui, a diretora Giorgia Farina, em seu terceiro longa, faz um filme bastante intimista, sensível e melancólico. Uma das coisas mais interessantes é que eles vão em busca de lugares perdidos, como uma fábrica e um parque aquático abandonados, por exemplo.

Afinação

Engraçado (trágico) que Allegra é uma jornalista cultural que comenta sobre os lugares sem ter visitado.

A saber, os protagonistas, tanto como personagens quanto em atuação, vão se afinando mais e mais ao longo do filme, e, no terceiro ato, a energia que chega ao espectador é outra. A evolução deles aparece em suas expressões. A viagem é para dentro deles mesmos, uma grande sessão de psicanálise.

Os dois são problemáticos, e aos poucos, vamos descobrindo os motivos, seus traumas. Isso é um destaque do filme, o tempo que as coisas acontecem. Ainda por cima, tem alguns saltos temporais, a partir das bebedeiras de Benno. É um longa que gostei mais após um tempo de digestão. Na hora mesmo em que assisti, não me tocou tanto assim, porém, com o passar dos dias e quando fui terminar esse texto, a lembrança da película era de carinho. Essa obra tem poesia e catarse, em especial, em sua última cena, a qual deixa um aroma indescritível no ar.

Enfim, o filme tem distribuição da Synapse Distribution e está disponível nas versões dublada e legendada para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, iTunes/Apple, Google/YouTube e Vivo Play.

Ademais, veja mais

Crítica | ‘Um Brinde ao Sucesso’ cativa em ótima atuação de Bérénice Bejo

Histórias e Rimas | Filme de Rodrigo Giannetto está nas plataformas digitais

Com Danton Mello e Juliana Paes, ‘Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz’ estreia em setembro

Escreve o que achou!