A 27a Mostra de Cinema de Tiradentes apresentou a força da cinematografia brasileira contemporânea e colocou a cidade mineira em destaque na cena audiovisual. Além da exibição de filmes, realizaram-se ações de formação, reflexão e difusão do cinema e da cultura brasileira. Durante seus nove dias, de 19 a 27 de janeiro, a Mostra reuniu vários atores da cadeia produtiva do audiovisual. Além disso, atraiu um fluxo de turistas cinco vezes maior que a população da cidade promovendo um aporte significativo na economia local.
Para a realização do evento – que é o maior e mais longo dedicado exclusivamente ao cinema brasileiro no país – gerou- cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos. Houve a contratação de mais de 250 empresas mineiras e aproximadamente 180 pessoas atuaram na execução da Mostra. Em valores monetários, foram cerca de R$ 10 milhões em recursos injetados na economia local. Vieram do público de 35 mil pessoas que passaram pela cidade, número cinco vezes maior que a população do município.
A 27a edição
“A Mostra Tiradentes trouxe mais uma vez uma programação cultural abrangente e gratuita, que é sinônimo de um trabalho coletivo e determinado. Ao lado da mais relevante produção audiovisual, a tra teve participações fundamentais dos patrocinadores, dos parceiros, do poder público. Além das entidades de classe, dos profissionais da cultura, dos veículos de comunicação, do público e da comunidade. Além de todas as reflexões, experiências e encontros proporcionados, a Mostra deixa um importante legado para o desenvolvimento social, humano e econômico local,” destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra de Cinema de Tiradentes.
Nesta edição, a programação contou com uma seleção de 145 filmes, que incluiu 43 longas, 3 médias e 99 curtas-metragens de 20 estados. Alagoas (4), Bahia (3), Ceará (7), Distrito Federal (4), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (1), Minas Gerais (45), Mato Grosso (1), Pará (3), Paraíba (1), Pernambuco (10), Paraná (4), Rio de Janeiro (22), Rio Grande do Norte (3), Roraima (1), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (2), Sergipe (1) e São Paulo (32). Houve exibição produções puderam ser conferidas em 61 sessões de pré-estreias e mostras temáticas, em três cinemas instalados na cidade: Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro. Além destas exibições, na plataforma do evento, o público pôde assistir a 33 filmes online. Puderam, também, acompanhar os debates que foram disponibilizados para acesso gratuito, de qualquer lugar do mundo.
Visibilidade
Cerca de 400 veículos de imprensa realizaram a cobertura jornalística e divulgaram a Mostra de Cinema de Tiradentes. Dentre elas, emissoras de rádio e TV, portais e agências de notícias, revistas eletrônicas especializadas, jornais e revistas credenciaram 110 profissionais para cobertura presencial do evento, entre jornalistas e críticos de cinema.
Nas redes sociais, o alcance foi de mais de 3,5 milhões de usuários, somando os perfis no Facebook e Instagram. Já as impressões (número de vezes que o usuário vê o conteúdo) ultrapassaram os 4 milhões. O site da Mostra teve mais 250 mil acessos oriundos de 66 países.
Sustentabilidade
A 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes contou com uma solução de energia limpa e 100% brasileira da Tecnogera, empresa brasileira especialista no fornecimento de energia temporária, durante todos os dias do evento. A Mostra Tiradentes foi o primeiro evento público a não recorrer a geradores a diesel para a segurança energética. Ela foi necessária para a projeção de seus filmes sem interrupção.
A tecnologia consiste em um sistema de armazenamento de energia em baterias de lítio, que fornece energia sem emissão de poluentes. A solução reutiliza baterias usadas no setor de mobilidade – como as de veículos elétricos –, que estão em final de ciclo de vida. No total, a Tecnogera forneceu aproximadamente 1 MWh de energia limpa para alimentar as cargas do Cine-Praça.
Acessibilidade
A Mostra Tiradentes trouxe 14 filmes brasileiros em pré-estreias com recursos de acessibilidade. Ao todo, seis curtas-metragens da programação apresentam legenda LSE disponíveis através de Opened Caption (legendas visíveis). Oito longas-metragens também apresentaram recursos de audiodescrição, narração em Libras e legendas Closed Caption, através do aplicativo Mobi Load.
POR FIM, LEIA MAIS:
Mostra de Cinema de Tiradentes premia filme paranaense na Mostra Aurora