O Museu de Arte do Rio (MAR) recebeu um dos reconhecimentos mais importantes das artes visuais no país: o Prêmio ABCA 2024, na categoria Melhor Programação entre museus e centros culturais. A honraria, concedida pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), reforça a relevância da programação diversificada do MAR e seu impacto social, posicionando o espaço como um dos polos mais importantes da arte contemporânea no Brasil.
Desde 2021 sob gestão da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), o MAR vem se destacando pela integração entre arte, educação e inclusão social. “Para a OEI o setor cultural é um eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável na Ibero-América”, explica Rodrigo Rossi, diretor da OEI no Brasil. Ele complementa:
“É um verdadeiro privilégio ver o MAR se destacar cada vez mais como espaço de arte e inclusão. Este prêmio nos inspira ainda mais a seguir fomentando a produção cultural e promovendo a diversidade, fazendo a cooperação acontecer.”
Além da vitória institucional, o curador-chefe do MAR, Marcelo Campos, também foi premiado individualmente pela ABCA como personalidade atuante no meio artístico na Região Sudeste, reconhecimento que valoriza seu trabalho de pesquisa e curadoria voltados à democratização da arte.
Reconhecimento e relevância do prêmio
Instituído em 1978 com patrocínio da Funarte, o Prêmio ABCA é considerado um dos mais tradicionais da cena artística nacional. Anualmente, ele homenageia artistas, críticos, pesquisadores, instituições e personalidades que contribuem de forma significativa para as artes visuais no Brasil. Hoje, são 18 categorias, voltadas à valorização e à promoção cultural.
O Museu de Arte do Rio já havia sido premiado em 2013 no cenário internacional: sua arquitetura, assinada pelo escritório Bernardes + Jacobsen Arquitetura, venceu o Architizer A+ Awards, consolidando o museu como ícone arquitetônico do Rio de Janeiro.
Para Marcelo Velloso, diretor-executivo do MAR, o novo prêmio reforça a missão do espaço:
“Este reconhecimento fortalece o compromisso do MAR em apresentar uma programação pautada na excelência, na pesquisa e na democratização do acesso à cultura. É um incentivo para seguirmos ampliando diálogos e construindo pontes que fortalecem a produção artística brasileira.”
Museu de Arte do Rio: arte que educa e transforma
Inaugurado em 2013, o MAR se tornou referência por unir exposições, acervo permanente, oficinas e projetos educativos. O destaque vai para a Escola do Olhar, núcleo de educação do museu, que atua como polo de pesquisa e disseminação de conhecimento. Suas iniciativas dialogam com temas urgentes da sociedade, promovendo escuta ativa, inclusão e transformação social por meio da arte.
Essa convergência entre programação artística e compromisso social foi um dos principais fatores que garantiram ao Museu de Arte do Rio o prêmio da ABCA.
A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação Sul-Sul, fundado em 1949. Atualmente, reúne 23 Estados-Membros e promove mais de 600 projetos culturais e educacionais por ano.
Em 2024, a OEI foi laureada com o Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional, reconhecimento ao seu papel em fortalecer o multilateralismo e aproximar a Europa da Ibero-América.
Serviço – Museu de Arte do Rio (MAR)
- Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro
- Funcionamento: Terça a domingo, das 11h às 18h
- Mais informações: site oficial do MAR
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



