Monday, November 28, 2022

Peça “RECÉM-NASCIDO” estreia no Estação NET Botafogo

Com a proposta interessante e inusitada de Teatro no Cinema, o espetáculo inédito “Recém-Nascido” leva seu enredo sobre percepções e descobertas sobre a paternidade e uma masculinidade saudável à Sala 2 do Estação NET Botafogo. A peça estreiou dia 14 de outubro e fica em cartaz até 12 de novembro.

Escrito e interpretado com muita poesia por Diego Braga, a montagem dirigida por Daniel Leuback e Lorena Lima foi desenvolvida por Diego em 2020, em meio à pandemia, quando Diego, pai de gêmeos, se viu imerso nessa vivência. A cena apresenta um homem disposto a romper o silêncio das dores masculinas, apresentando uma fala esperançosa sobre masculinidade e paternidade.

Pensado, á primeira vista, para ser um trabalho online, o espetáculo mudou de habitat e virou presencial, ganhando forma e vida num palco inusitado: a Sala 2 do cinema Estação NET Botafogo. Com sua chegada nesta nova casa, ‘Recém-Nascido’ ganhou novos integrantes: além de Lorena Lima, o olhar e a parceria de audiovisual de Cavi Borges, cineasta, produtor e fundador da locadora Cavídeo, um dos principais produtores do cinema independente brasileiro na contemporaneidade; e o produtor Marcelo Aouila, produtor de espetáculos, exposições, festivais de música e projetos de incentivo à leitura.

Idealização

Em agosto de 2020, posteriormente aos primeiros meses da pandemia do coronavírus, o artista Diego Braga, movido pelas transformações ocorridas em escala global e que afetavam diretamente aspectos íntimos de sua vida particular, decidiu contribuir artisticamente com a pauta da paternidade e da masculinidade saudável.

Missão do autor

Segundo Diego: “Minha vida foi radicalmente modificada depois que as crianças chegaram, e quando você vive uma experiência desse tamanho você quer falar, quer entender o que se passa dentro de você, quer saber se acontece assim com os outros, quer saber quem você está se tornando. Eu faço o ‘Recém-Nascido’ quase como uma missão. Pra mim, ele sempre foi muito mais do que teatro. Ele tem uma chama viva de transformação”.

“Nós, homens, somos embrutecidos desde que nascemos, sobrando pouco espaço pra que nossos afetos e emoções transbordem. Eu acredito em tempos de maior delicadeza, apesar da aridez dos dias atuais. Tempos de homens presentes na vida de suas filhas e filhos, atravessados pela paternidade”, pontua o artista.

Parceria

Com mulheres em cargos importantes no espetáculo, Lorena Lima e Mariana Xavier fortalecem a equipe e engrandecem o espetáculo com seu olhar.

“Recém-Nascido’ convida o público a uma reflexão urgente sobre o exercício da masculinidade e da paternidade. É um espetáculo de grande potencial transformador, nos âmbitos individual e coletivo. Uma iniciativa que a Trampo não podia deixar de incentivar”, aposta Mariana Xavier, produtora da peça.

“Exercer o papel de pai de forma coerente ainda não é comum, e o olhar feminino enquanto diretora vem como uma forma de resgatar a todo momento tal ideia. Este trabalho, na verdade, se mostra como uma conversa urgente, na qual pais e homens possam se colocar, ativamente, nessa discussão”, traz Lorena Lima.

 

SINOPSE

Um homem, disposto a romper o silêncio das dores masculinas, propõe ao público uma reflexão. Partindo de passagens de sua própria vida, ele abre caminho para assuntos que são universais: infância, parentalidade, amores, recomeços, sexualidade, paternidade e masculinidade. Lança um novo olhar sobre a forma como educamos meninos, meninas e como pretendemos construir a nós próprios durante a nossa trajetória. Ou seja, se trata uma fala esperançosa sobre masculinidade e paternidade para os dias de hoje.

 

Informações sobre a peça:

 

Temporada: 14 de outubro a 12 de novembro

Apresentações: Sextas e sábados

Horário: 20h

Local: Sala 2 do Estação NET Botafogo

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo

Informações: (21) 2146-7892

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Vendas antecipadas: www.sympla.com.br/

Lotação: 33 lugares

Duração: 50 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos

Instagram: @recemnascidoespetaculo e @diegobragaator

 

 

Ademais, leia mais:

Festival de Cinema Italiano | Evento gratuito acontece entre 04 de novembro e 04 de dezembro
O Clube dos Anjos | Vitrine Filmes divulga trailer e confirma estreia
Afinal, o budismo feminino de ‘Floresta Vermelho Escuro: Monjas Budistas no Tibet’

Escreve o que achou!