Não Sou Teu Negro | A potência de Caio Prado na preparação de ‘Griô’

Caio Prado é um dos grandes nomes que compõe a nova geração da música popular brasileira. Munido de uma voz marcante e interpretação envolvente, ele nos convida e conduz sem esforço o passeio pela sua música. No dia em que trazemos a memória a morte de Zumbi dos Palmares e celebramos a Consciência Negra, Caio exibiu o seu manifesto antirracista através de “Não Sou Teu Negro”, um dos singles que antecede o seu novo álbum “Griô” que ganha lançamento em 2021.

Não Sou Teu Negro chega com clipe

Em “Não Sou Teu Negro” que também ganhou um videoclipe, além do lançamento nas plataformas de streaming, o artista mostra toda a sua potência. O single mistura alguns ritmos como o samba, Illê Aiyê, metais e R&B. Mas, é a sua composição que nos faz prender a atenção durante os cinco minutos da canção. Assista ao clipe:

A música traz críticas contundentes ao sistema que inibe a liberdade da população negra. Nela, Caio mostra toda a sua indignação com o racismo que infelizmente, ainda acontece diariamente em nosso país. O artista levanta a sua voz junto a dos seus irmãos pretos e cita:

“Hoje sei do meu valor, negro amor

Me levanto junto a voz dos irmãos

Pra fazer reparação deve haver na nossa mão

A riqueza fruto da nossa dor

A conduta dos meus filhos será fogo nos racistas

Não tem nota de repúdio nem lamento à nossa morte

É o povo preto que se move

No grito de libertação

Não sou teu negro

Eu digo: não sou teu nego”, diz um trecho da música.

Novos singles em dezembro

“Não Sou Teu Negro” é o primeiro single de seu terceiro álbum previsto para 2021. Para a composição, o artista teve como referência o documentário Eu não sou seu negro (2018), inspirado no livro do escritor e ativista norte-americano James Baldwin. O trabalho teve produção de Felipe Rodarte que contou com a companhia de Boka Reis (percussão), Elísio Freitas (guitarra), Marcelo Cebukin (metais) e Marcelo Delamare (baixo synth). No dia 2 de dezembro rola a divulgação de “Baobá”, parceria com Verônica Bonfim e em 15 de dezembro será lançado “Cantiga de Erê”, composta por ele e Jean Kuperman.

Sobre Caio Prado:

Caio Prado é cantor e compositor criado no bairro de Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. Ao lado de Diego Moraes e Daniel Chaudon formou o projeto “Não Recomendados”, a música que marca o encontro dos três foi gravada por diversos artistas, inclusive por Elza Soares. Aliás, Caio traz essa referência na blusa que veste no clipe. “Variável Eloquente” (2014) e “Incendeia” (2018) são os seus dois álbuns lançados anteriormente.

Ademais, veja mais:

M8 – Quando a morte socorre a vida | Filme denuncia racismo estrutural no Brasil

Museu Itamar Assumpção | A vida e a obra do artista que marcou gerações

Sorriso Rei | Mahmundi homenageia Jovelina Pérola Negra e Gil em novo projeto

Escreve o que achou!