Saturday, February 4, 2023

Orquestra Sinfônica Brasileira fará apresentação gratuita no Aterro do Flamengo

No dia 11 de dezembro, domingo, às 17h, a Orquestra Sinfônica Brasileira realizará um concerto gratuito em palco montado no Aterro do Flamengo. A apresentação é uma integração entre OSB e o Programa Vale Música. Além disso, contará com a participação de 36 jovens alunos do programa, vindos das cidades de Belém (PA), Serra (ES) e Corumbá (MS), que participaram de atividades didáticas e artísticas com a orquestra ao longo de 2022.

A regência ficará a cargo do maestro Daniel Guedes. Ele conduzirá obras como “Bachianas Brasileiras nº 4”, de Heitor Villa-Lobos, Abertura da ópera “Guilherme Tell”, de Rossini, e “Saudade”, de Chiquinha Gonzaga.

Os jovens que estarão com a OSB no concerto são alguns dos que participaram de intensas atividades junto à orquestra em 2022. Foram aulas, mentoria artística, residências pedagógicas, workshops, participação em concertos, entre outras atividades. Tudo isso com o objetivo de aprimorar a técnica instrumental dos alunos e oferecer a eles uma vivência orquestral.

Conexões

As ações fazem parte do Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social da Fundação OSB em atuação desde 2017, que já esteve presente em 30 municípios e impactou diretamente mais de 3500 alunos. A iniciativa tem como objetivos principais a valorização da cultura local, a transformação social em territórios de vulnerabilidade socioeconômica e a aproximação do público jovem da música de concerto, levando aprimoramento técnico a estudantes de música atendidos por projetos sociais parceiros.

Por fim, com o objetivo de dialogar com outros projetos de mesma natureza na cidade do Rio de Janeiro, a apresentação de abertura ficará por conta da Orquestra Violões do Forte de Copacabana, projeto social que atende 25 jovens de baixa renda também por meio da educação musical e que promove concertos mensais no Forte de Copacabana.

Ademais, leia mais:

Bárbara Silva lança a faixa “Mais Um Trabalhador”, com videoclipe
“Que Bom Te Ter Aqui”, single de Bárbara Silva faz parte de novo EP
Âmago | Bruno Ruy lança clipe de canção existencial

Escreve o que achou!