Reunindo shows, DJs, fotografia, cinema, feira cultural e gastronomia vegana, o Parayba Rock Fest é um evento multicultural que coloca em destaque a arte autoral no subúrbio carioca. Após três edições realizadas entre 2007/08 na base do “faça você mesmo”, o evento, iniciativa do Selo Cultural Parayba Records, volta a acontecer, dessa vez em Bangu. A edição deste ano vai rolar na Areninha Hermeto Pascoal no dia 28 de julho (domingo), a partir das 14h.
Com arte visual de divulgação desenvolvida pela artista gráfica Juliana Pitta, o Parayba Rock Fest não é apenas um show de rock. É, ademais, um evento multicultural. Além de bandas autorais do rock carioca, contará com a exibição do filme VER+ – Uma Luz Chamada Marcus Vini. Além disso, haverá exposição de fotografias da Rock Press, DJs no Vinil, gastronomia vegana, feira cultural com discos, roupas, livros, fanzines, artesanato, acessórios de rock, cultura geek. E muito mais!
As bandas que tocarão no evento serão: Benkens, New Day Rising, nosunnyays, Netinho de dona Lázara, e Welcome to Tenda Espírita. Além disso, estarão presentes os DJs Explica e Ronaldo Chorão. Os ingressos já estão à venda pelo site Rio Cultura.
História
E por que “Parayba Rock Fest”? A origem está no apelido do produtor, Michael Meneses. Carioca nascido em Irajá, cria de Marechal Hermes, Michael morou e trabalhou em Madureira e hoje reside em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Como morou em Sergipe na década de 1980, ao voltar ao Rio de Janeiro começou a ser chamado (erroneamente) de Paraíba e adotou o apelido como marketing comercial. Anos mais tarde, criou o Selo Cultural Parayba Records, com “Y” mesmo, para atingir o mercado internacional (risos), algo que já acontece, uma vez que os oitos CDs (físicos) com apoio do selo circulam em todos os continentes. Aliás, 2024 marca os 50 anos do criador de Meneses, que também é editor da Rock Press, agitador cultural, jornalista, fotógrafo e cineasta.
VER+ – Uma Luz Chamada Marcus Vini
Marcus Vini foi fotojornalista, coordenador e professor de fotografia. Lecionou em diversas instituições do Rio de Janeiro. Curiosamente, a data do seu nascimento é também o Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto), período em que ele realizava a Semana de Fotografia de Madureira, que movimentava a fotografia no subúrbio carioca. Infelizmente, em 2021, Marcus Vini faleceu de Covid-19. Em 2022, a vida e a obra do mestre começaram a ser contadas nesse documentário dirigido por Michael Meneses, como fruto da pesquisa de conclusão da sua graduação em cinema. O filme apresentado será o capítulo focado no lado humanitário de Marcus Vini.
Serviço
Parayba Rock Fest
Data: Domingo, 28 de julho
Horário: A partir das 14h
Local: Areninha Cultural Hermeto Pascoal
Endereço: Praça Primeiro de Maio, s/n – Bangu
Ingressos: Online pelo site Rio Cultura ou pelo Instagram da Parayba Records. Também à venda na bilheteria da Areninha Hermeto Pascoal, na loja Requiem, no Camelódromo de Campo Grande/RJ.
POR FIM, LEIA MAIS:
FRANCISCO, EL HOMBRE LANÇA A TURNÊ “HASTA EL FINAL”