Saturday, August 15, 2020

Praia do Secreto + Mirante do Caeté – Prainha

A Praia do Secreto fica entre a Praia do Recreio e a Prainha. Para lá fomos. A grande referência de onde começa a trilha é um grande portão de madeira. Como tinha uns carros ali parados deduzimos que era ali. Outro sinal de que você está na trilha certa é a placa vermelha que recepciona os visitantes.

No meio do mato tem alguns caminhos diferentes, mas todos meio que levam ao mesmo lugar. Pá!! Vislumbre de repente essa linda piscina natural entre as rochas e o mar. A Praia do Secreto não possui uma faixa de areia, conta com cerca de 12 metros de extensão por 5 largura, com rara beleza e fragilidade total no que se refere a sua preservação.

A descida é meio sinistra, íngreme, perigosa. Porém, com atenção e cuidado, dá pra mergulhar nessa piscina linda, sem nenhum pingo de sombra, é sol na cuca o tempo todo. A dita cuja ainda muda de tamanho e profundidade (e perigo), conforme a vontade das marés. O dia que fui estava bem cheinha, as ondas batiam – aquele chuá bonito – e desciam carinhosamente transformando a calma piscinita em uma turbulência divertida.

Pra chegar no Secreto tem que seguir pela Avenida do Estado da Guanabara, indo em direção a Prainha, passando pelo belo Mirante do Roncador, show de visual, e, 200 m depois, entre por aquele pequeno caminho no meio da vegetação que citei antes.

Depois de um mergulho no Secreto, siga em direção à Prainha. Em frente fica o Parque Natural Municipal da Prainha. Lá, seguindo por uma trilha fácil e simples,  após 30 ou 40 minutos de uma subida tranquila em um caminho bem definido e sinalizado (quase 1 km de caminhada, você terá uma esplendorosa vista.

O visual do mirante do Caeté (que em Tupi significa mata virgem) é cercado por Mata Atlântica. Lá de cima é possível avistar a beleza do litoral da Zona Oeste carioca, a Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Ilhas Cagarras, Ilhas das Peças e das Palmas, as montanhas que circundam o mirante (Pedra do Cabritos, Morro da Boa Vista e Morro da Prainha). Mais ao fundo dá pra ver parte de Jacarepaguá e alguns picos do maravilhoso Parque Nacional da Tijuca, destaque para o Pico da Tijuca, Bico do Papagaio, Morro do Cocanha, Pedra da Gávea e a Pedra Bonita.

O parque fica na Avenida Estado da Guanabara, 58 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ. Funciona diariamente das 8h às 17h (18h no horário de verão).

Lembrando que há limite do número de carros que podem entrar na estrada que dá acesso à  Prainha. Existem poucas vagas no estacionamento que fica entre a praia e o parque e a disputa é grande. Não há transporte público e nem vans.

Serviço:

PRAINHA

Endereço: Avenida Estado da Guanabara, s/nº – Estrada para Grumari
Horário de visitação do parque: 8 às 17hs (até às 18hs no verão)
Possui estacionamento no local, banheiros e duchas.
Onde comer: Há quiosques para alimentação na praia. Outra opção são os restaurantes de frutos do mar de Barra de Guaratiba que valem uma visita.

PRAIA DO SECRETO

Como chegar: O acesso é por uma trilha na Avenida Estado da Guanabara, logo depois da Praia da Macumba. Ela fica entre a Macumba e a Prainha. Não passa ônibus no local.
Onde Estacionar: Muitos estacionam num portão de madeira que fica à direita, logo nos primeiros metros da subida que leva à Prainha, porém, há comentários de pessoas dizendo que nesse lugar não é permitido estacionar, portanto estacione no mirante Roncador. É a melhor opção, pois além de ser permitido, você poderá aproveitar a linda vista que o mirante oferece.
Lixo: Importante levar também uma sacolinha para colocar seu lixo e trazer de volta.

Escreve o que achou!

Instagram