Conecte-se conosco

Turismo

Praia do Secreto + Mirante do Caeté – Prainha

Conheça a Praia do Secreto, uma bela piscina natural carioca e o Mirante do Caeté!

Publicado

em

A Praia do Secreto fica entre a Praia do Recreio e a Prainha. Para lá fomos. A grande referência de onde começa a trilha é um grande portão de madeira. Como tinha uns carros ali parados deduzimos que era ali. Outro sinal de que você está na trilha certa é a placa vermelha que recepciona os visitantes.

No meio do mato tem alguns caminhos diferentes, mas todos meio que levam ao mesmo lugar. Pá!! Vislumbre de repente essa linda piscina natural entre as rochas e o mar. A Praia do Secreto não possui uma faixa de areia, conta com cerca de 12 metros de extensão por 5 largura, com rara beleza e fragilidade total no que se refere a sua preservação.

A descida é meio sinistra, íngreme, perigosa. Porém, com atenção e cuidado, dá pra mergulhar nessa piscina linda, sem nenhum pingo de sombra, é sol na cuca o tempo todo. A dita cuja ainda muda de tamanho e profundidade (e perigo), conforme a vontade das marés. O dia que fui estava bem cheinha, as ondas batiam – aquele chuá bonito – e desciam carinhosamente transformando a calma piscinita em uma turbulência divertida.

Pra chegar no Secreto tem que seguir pela Avenida do Estado da Guanabara, indo em direção a Prainha, passando pelo belo Mirante do Roncador, show de visual, e, 200 m depois, entre por aquele pequeno caminho no meio da vegetação que citei antes.

Depois de um mergulho no Secreto, siga em direção à Prainha. Em frente fica o Parque Natural Municipal da Prainha. Lá, seguindo por uma trilha fácil e simples,  após 30 ou 40 minutos de uma subida tranquila em um caminho bem definido e sinalizado (quase 1 km de caminhada, você terá uma esplendorosa vista.

O visual do mirante do Caeté (que em Tupi significa mata virgem) é cercado por Mata Atlântica. Lá de cima é possível avistar a beleza do litoral da Zona Oeste carioca, a Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Ilhas Cagarras, Ilhas das Peças e das Palmas, as montanhas que circundam o mirante (Pedra do Cabritos, Morro da Boa Vista e Morro da Prainha). Mais ao fundo dá pra ver parte de Jacarepaguá e alguns picos do maravilhoso Parque Nacional da Tijuca, destaque para o Pico da Tijuca, Bico do Papagaio, Morro do Cocanha, Pedra da Gávea e a Pedra Bonita.

O parque fica na Avenida Estado da Guanabara, 58 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ. Funciona diariamente das 8h às 17h (18h no horário de verão).

Lembrando que há limite do número de carros que podem entrar na estrada que dá acesso à  Prainha. Existem poucas vagas no estacionamento que fica entre a praia e o parque e a disputa é grande. Não há transporte público e nem vans.

Serviço:
 

PRAINHA

Endereço: Avenida Estado da Guanabara, s/nº – Estrada para Grumari
Horário de visitação do parque: 8 às 17hs (até às 18hs no verão)
Possui estacionamento no local, banheiros e duchas.
Onde comer: Há quiosques para alimentação na praia. Outra opção são os restaurantes de frutos do mar de Barra de Guaratiba que valem uma visita.
 
 

PRAIA DO SECRETO

Como chegar: O acesso é por uma trilha na Avenida Estado da Guanabara, logo depois da Praia da Macumba. Ela fica entre a Macumba e a Prainha. Não passa ônibus no local.
 
Onde Estacionar: Muitos estacionam num portão de madeira que fica à direita, logo nos primeiros metros da subida que leva à Prainha, porém, há comentários de pessoas dizendo que nesse lugar não é permitido estacionar, portanto estacione no mirante Roncador. É a melhor opção, pois além de ser permitido, você poderá aproveitar a linda vista que o mirante oferece.
Lixo: Importante levar também uma sacolinha para colocar seu lixo e trazer de volta.

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Notícias

Entenda os acordos entre Brasil e Portugal que estimulam turismo, comércio, investimentos e mais

Especialista em imigração e nacionalidade portuguesa afirma que acordos entre os países estimulam aumento do comércio, investimentos mútuos e desenvolvimento econômico

Publicado

em

VInhos em Portugal

Recentemente, Brasil e Portugal firmaram 13 acordos nas áreas de educação, turismo, direitos humanos, energia, saúde, produção audiovisual e geologia. Os pactos serão responsáveis por muitas mudanças nos países.

Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa há mais de duas décadas, afirma que essa é uma estratégia para fortalecer as relações diplomáticas.

“Isso pode levar a um aumento do comércio, investimentos mútuos e cooperação em diversas áreas, além da promoção do desenvolvimento econômico de Brasil e Portugal”, comenta.

Cooperação bilateral

Um dos acordos, por exemplo, tem como base o entendimento para a elaboração de mecanismos de cooperação bilateral que visam a promoção e defesa dos direitos de pessoas com deficiência. O especialista em imigração diz que isso reflete o compromisso conjunto das nações com a promoção e proteção dos direitos humanos.

“Essa cooperação fortalece o respeito aos direitos fundamentais e contribui para a criação de um ambiente mais inclusivo e justo, tanto nos dois países quanto em outros lugares. É uma forma de promover a igualdade de oportunidades para todos”, diz Maurício.

De acordo com os memorandos, haverá ações que estimulam e capacitam negócios entre pequenas e médias empresas, com eventos de promoção comercial, seminários e webinars. Assim como também promoverá a internacionalização de startups com potencial de crescimento e base tecnológica.

Aliás, veja a famosa Ponte Dom Luiz I abaixo, e siga lendo:

“Essa é uma maneira de permitir que empresas brasileiras e portuguesas expandam seus negócios no mercado do outro país, bem como facilitem sua entrada no mercado europeu. É muito válido também dedicar o olhar às pequenas empresas, pois elas são um importante motor de criação de empregos em uma economia. Ao promovê-las, há um estímulo direto à geração de postos de trabalho, reduzindo o desemprego e beneficiando o crescimento econômico”, enfatiza Maurício.

O acordo da área de turismo, assinado pela Embratur e o Instituto Público do Turismo de Portugal, tem como objetivo a cooperação para o desenvolvimento do setor, com ênfase no intercâmbio de informações e promoção dos destinos turísticos. “Sem dúvidas, essa medida vai atrair ainda mais turistas”, menciona o especialista.

Portugal e Brasil também assinaram um acordo sobre energia, o qual mudará a forma de se pensar sobre ela. O pacto aponta para um viés sustentável, voltado à energia renovável e eficiência energética.

A promoção de energias renováveis contribui para diversificar a matriz energética dos países, reduzindo a dependência de fontes tradicionais não renováveis, como o petróleo e o carvão. Isso aumenta a segurança energética, tornando-os menos vulneráveis às variações dos preços do petróleo e a possíveis interrupções no fornecimento.

Educação: Acordo para a concessão de equivalência de estudos entre os sistemas de ensino de Brasil e Portugal

O advogado ressalta que um dos destaques entre os acordos firmados é o reconhecimento automático de notas escolares dos ensinos médio e fundamental de brasileiros que querem viver em Portugal. Conforme o governo lusitano, existem aproximadamente 5 mil processos no consulado aguardando a equivalência escolar.

O acordo valerá para os níveis de ensino fundamental e médio, do Brasil, e básico e secundário, de Portugal. A mudança facilitará ainda o acesso dos brasileiros ao ensino superior luso. Hoje, existem cerca de 19 mil alunos brasileiros nas universidades portuguesas.

Os brasileiros enfrentam um processo com várias etapas para reconhecimento. Inicialmente, é preciso obter o histórico escolar e o certificado ou o diploma de conclusão dos cursos, ambos com o chamado apostilamento de Haia, um certificado internacional de autenticidade, obtido em cartório.

Na sequência, deve-se submeter os documentos ao consulado do Brasil, que vai emitir a chamada declaração de escala de notas e nota mínima. Depois, é necessário ir a uma escola pública da área de residência do requerente, na qual o pedido de equivalência é submetido e concluído.

O fim da necessidade de passar pelo consulado brasileiro deve agilizar as solicitações. Os cidadãos poderão se dirigir diretamente aos estabelecimentos de ensino e apresentar a papelada comprobatória.

Em seguida, papo com o artista português Tiago Nacarato:

De acordo com o Governo Federal, foram mantidas conversas também sobre acordos para a facilitação do reconhecimento de diplomas do ensino superior.

“O acordo no campo educacional tem como objetivo estabelecer as bases jurídicas para atender a pedidos de concessão de equivalência curricular para estudantes dos dois países. Ele determina ainda que as equivalências de habilitações serão concedidas tendo em consideração o número de anos de escolaridade concluídos com aproveitamento no sistema educativo de origem e o curso ou a natureza da formação”, explica Maurício Gonçalves.

A equivalência de estudos entre os dois países entrará em vigor 30 dias após a recepção da última notificação, por escrito e por via diplomática, do cumprimento dos requisitos necessários.

Carteira de motorista

Outra questão que vai facilitar a vida de brasileiros é o memorando de entendimento para promover o reconhecimento mútuo de títulos de condução. Os dois países vão fazer o reconhecimento dos documentos, ou seja, as carteiras de motorista passam a valer em Portugal e Brasil. “O objetivo é facilitar a circulação rodoviária segura dos condutores nos dois territórios”, conclui o especialista em imigração.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências