No próximo dia 7 de dezembro, sábado, a Casa da Cultura de Paraty será palco do pré-lançamento da Primeira Feira de Música Independente de Paraty (MIP). O evento, promovido pelo selo Zênitha Música, reúne artistas e profissionais autônomos da produção musical para um dia de imersão cultural. A programação conta com roda de conversa, exibição da série Intrépidos Independentes e um sarau com palco aberto, celebrando a música independente no Brasil.
A iniciativa é liderada pelo selo Zênitha Música, criado em 2021 por Marianna Leporace, Sandra De Paoli, Cacala Carvalho e Felipe Radicetti. A Primeira Feira de Música Independente de Paraty busca valorizar as raízes da música independente e fomentar debates sobre sua relação com a indústria fonográfica. O encontro também homenageia pioneiros do movimento musical autônomo no Brasil, retratados na série de Radicetti, que aborda o período de 1977 a 1987.
Para Marianna Leporace, o evento é um marco para fortalecer a comunidade musical independente: “Tudo vem sendo preparado com muito cuidado, a partir das reflexões e experiências de artistas e profissionais. Este é apenas o começo de uma feira ainda maior, planejada para 2025.” Já Felipe Radicetti destaca a importância de resgatar a história do movimento:
A nova geração precisa conhecer quem abriu os caminhos da música independente, especialmente na era digital em que vivemos.
O pré-lançamento da Primeira Feira de Música Independente de Paraty também conta com inscrições colaborativas, com valor sugerido de R$ 30, para apoiar o evento, que não possui patrocínio. A entrada poderá ser feita no local mediante credenciamento, permitindo a participação de quem não se inscreveu antecipadamente.
Serviço
Pré-lançamento da Primeira Feira de Música Independente de Paraty
Data: 7 de dezembro de 2024 (sábado)
Horário: Das 14h às 19h30
Local: Casa da Cultura de Paraty
Endereço: Rua Dona Geralda, 194 – Centro Histórico – Paraty, RJ
Telefone: (24) 3371-2800
Ingresso colaborativo sugerido: R$ 30, inscrição antecipada pelo site: feiramip.com.br
Capacidade: 150 pessoas.
Além disso, siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante