Conecte-se conosco

Eventos

Rasgos dentro da minha própria pele | Lançamento de Fernanda Rodrigues

Publicado

em

Dia 12 de novembro (sábado), a escritora Fernanda Rodrigues lança o livro Rasgos dentro da minha própria pele. Autora de A intermitência das coisas, esse é seu segundo livro de poesias. Assim como o primeiro,  também é publicado pela Editora Penalux.

Escrito e revisado entre fevereiro de 2020 e julho de 2022, Rasgos dentro de minha própria pele não apenas fala sobre sensações e emoções internas como vai ainda mais fundo que no primeiro livro de Fernanda. Segundo a própria autora, “Confrontando todas as dores da vida social e amorosa, essa voz (o eu lírico) mergulha no si mesma em busca de respostas ou daquilo que considera um modo de seguir em frente. Por meio de cada verso, esse eu lírico provoca o leitor a pensar na própria jornada e nos possíveis rasgos que há em suas peles.” Só para ilustrar, será possível encontrar, nos poemas, um pouco sobre amor, autodescoberta, desejos, resiliência, solidão, transformação, e muito mais.

Evento presencial

Com texto de orelha assinado pelas escritoras Ane Venâncio e Ayumi Teruya e quarta capa pela escritora e poeta Elizza Barreto, é provável que seja um livro arrebatador. Aliás, ele terá lançamento presencial. Assim, o leitor poderá ganhar um autógrafo em seu exemplar, além de bater um papo com a autora. O evento ocorrerá no Canto Madalena, na Vila Madalena, em São Paulo. Para quem não estiver na cidade, o livro também está em pré-venda no site da Editora Penalux.

Data: 12/11 (sábado), às 16:30.

Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 471 (Próximo ao Beco do Batman). Vila Madalena, São Paulo – SP.

Site da Penalux: https://www.editorapenalux.com.br/catalogo-titulo/rasgos-dentro-da-minha-propria-pele

Dados técnicos

Título: Rasgos dentro da minha própria pele

Autora: Fernanda Rodrigues

Editora: Penalux

Edição: França & Gorj

Editoração eletrônica e capa: Karina Tenório

Revisão: Aline Caixeta

Revisão dos poemas em espanhol: Ayumi Teruya

Páginas: 158

Ademais, leia mais:

Resenha | As 79 Luas de Júpiter

Entrevista com Anna Carolina Ribeiro | ‘Me sinto quase uma médium, anotando as coisas e traduzindo ideias em palavras’

Crítica | ‘O livro dos prazeres’ é adaptação sensível e certeira de Clarice Lispector

Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.

Anúncio
2 Comentários

2 Comments

  1. Fernanda Rodrigues

    10 de novembro de 2022 at 21:00

    Que delícia ver o meu livro em um site tão importante e que fala sobre cultura de forma tão lúcida e respeitosa! 🙂
    Muito obrigada pelo carinho 🙂

  2. Pingback: Vidas Entrelaçadas - Raul Marques | editora penalux

Escreve o que achou!

Cultura

ArtRio 2023 | Confira os destaques do fim de semana

Participam galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea

Publicado

em

ArtRio 2023

A ArtRio 2023 está maior e mais diversificada, com cerca de 75 galerias e instituições de arte, ocupando um espaço 25% maior na Marina da Glória em comparação com o ano anterior. O evento segue até domingo, 17 de setembro, oferecendo uma programação rica em conteúdo artístico e discussões relevantes do setor.

Em seguida, confira alguns dos destaques dos dias 16 e 17 de setembro.

MIRA

Programa dedicado à videoarte. No seu sétimo ano, o programa está a ser curado pela Cinemateca do MAM pela primeira vez. Na seleção da exposição, intitulada “Deslocamentos”, estão obras de artistas visuais e cineastas que exploram as relações e interações entre os campos artísticos do cinema e das artes visuais.

Sábado (16/09) no Pavilhão MAR.

Conversas ArtRio

Realizadas durante a ArtRio no Palco do Instituto Cultural Vale, no pavilhão MAR. O programa convida curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte para participarem de conversas com o público, discutindo tópicos contemporâneos relacionados com a arte, curadoria, colecionismo e muito mais.

16/09 – Sábado

15h – “O artista e as suas múltiplas possibilidades no campo cultural”, com o curador Ademar Britto e os artistas Panmela Castro, Mariela Scafati e Jaime Lauriano.
Ademar Britto, o curador da 12ª edição do programa SOLO, que apresenta projetos originais dedicados a um único artista, conduz uma conversa com Panmela Castro, Mariela Scafati e Jaime Lauriano sobre o papel do artista e as suas múltiplas possibilidades no campo cultural.

16h30 – Conversas: “Artista livre é um pleonasmo”, com os artistas Victor Arruda e Daniel Senise, moderado por Nathalia Lavigne.
Este tema está presente na obra de Victor Arruda, como se vê na frase estampada em uma das suas obras (“Artista livre é um pleonasmo”). Serve como um dos fios condutores para a conversa entre os dois artistas, com mediação da pesquisadora e curadora Nathalia Lavigne.

18h – Projeto Múltiplos Inhotim apresenta Panmela Castro e Arjan Martins.
Na terceira edição do Projeto Múltiplos Inhotim, dois novos artistas com trabalhos em exposição no Instituto participam do projeto, que não só promove a produção artística e a coleção, mas também contribui para a manutenção do Inhotim.

17/09 – Domingo

15h – “A influência do Carnaval na arte contemporânea” com Marina Vergara, Jorge Silveira, Mulambö e mediação de Leonardo Antan.
Proposto pelo projeto No Barracão e o Carnavalize, este painel discutirá a ligação entre o mundo das escolas de samba e as “artes institucionalizadas” através das interseções e influências entre esses campos. Contará com a presença dos artistas e entusiastas do Carnaval Marina Vergara e Jorge Silveira, bem como do artista Mulambö. Moderado por Leonardo Antan, historiador de arte, curador e escritor.

16h30 – “Qual é a responsabilidade da instituição na promoção da arte feita por pessoas Trans”, com Indianarae Siqueira e Vicenta Perrotta, moderado por Mariana Paes.
Em 2023, o Ateliê TRANSmoras e a CasaNem participam do programa Expansão da ArtRio. As presidentes e fundadoras Indianarae Siqueira e Vicenta Perrotta envolvem-se numa discussão abrangente sobre a presença de pessoas trans e o impacto das pessoas LGBTQIAPNB+ na arte contemporânea.

Lançamentos de livros

Em 2023, a PRIO terá um espaço no Pavilhão MAR para lançamentos de livros, encontros com autores, artistas curadores e críticos de arte.

16/09 – Sábado

16h – Lançamento do livro “Hackeando o Poder: Táticas de Guerrilha para Artistas do Sul Global” e conversa com Carollina Lauriano, Isabel Portella e Priscila Rooxo, moderado por Maybel Sulamita.
Para o lançamento do livro organizado pela Rede NAMI e publicado pela editora Cobogó, artistas e curadores juntam-se para discutir a obra, considerada um dos marcos da viragem feminista na arte brasileira no século 21. Após o lançamento, haverá uma sessão de autógrafos com as autoras.

17/09 – Domingo

16h – Lançamento de “Outros Centros – Guia Periférico Carioca das Artes Visuais” e bate-papo com Anna Luisa (Coordenadora do Galpão Bela Maré) e Junior Negão (Diretor e curador do Ghetto Colletiv), moderado por Alexandre Silva.
O projeto “Outros Centros” chega à segunda edição, com o apoio da ArtRio, partilhando um mapeamento atualizado de iniciativas em artes visuais localizadas em áreas populares, favelas e subúrbios do Rio de Janeiro. A discussão reunirá representantes do Galpão Bela Maré e do Ghetto Colletiv, situados na Favela Nova Holanda e no Engenho de Dentro, com mediação de Alexandre Silva.

Serviço:

ARTRIO 2023

  • Data:14 a 17 de setembro (quinta-feira a domingo)
  • Horário:

16 de setembro – das 14h às 21h

17 de setembro – das 14h às 20h

  • Ingressos: Venda no site 
    Inteira R$ 80 / Meia R$ 40
  • Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
  • Estacionamento no local, sujeito a lotação
  • Metrô: Estação Glória

Ademais, leia mais:

Kinoplex abre pré-venda do Festival Ópera na Tela 2023

Crítica | Auto da Compadecida, a Ópera

Dudamel e a Ópera de Paris | Entenda a trajetória do maestro venezuelano

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências