Tuesday, October 20, 2020

Resenha com Escritores recebe Vanusa de Melo | Gratuito

No próximo domingo, dia 15/03, ocorre mais uma edição da Resenha com Escritores, no Bar do Papa, em Cascadura. Organizado pelo coletivo Rolé Literário desde julho do ano passado, esse encontro mensal visa aproximar escritores suburbanos cada vez mais conhecidos nas redes sociais com seus leitores. Além disso, promove conversas e oficinas com convidados sobre diversos temas relacionados a escrita e leitura.

Depois de aproveitar o clima carnavalesco para discutir sambas-enredo como produto literário, a edição de março conta com a participação da educadora e escritora Vanusa de Melo. Ela falará sobre sua experiência na coordenação no projeto Escrevivendo a Liberdade, que realiza oficinas de escrita criativa e atua na formação de leitores no Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (DEGASE). Afinal, Vanusa atua no sistema prisional e socioeducativo há mais de 12 anos e, além deste trabalho, também tem dois livros publicados pela Ediouro (“Caminhos para a Igualdade Racial”; “Metendo a colher na Violência Contra a Mulher”).

Aliás, sobre o que esperar desse encontro na Resenha com Escritores, a convidada adianta: 

“Vou contar sobre nossos aprendizados a a partir da convivência com meninas que estão presas e escrevem. Seus sonhos, dores e alegrias, observações do mundo, entendimento da situação que vivem e tudo que extrapola as grades. Espero também poder conversar com as pessoas que pintarem no encontro sobre a literatura como um caminho nosso para resistência ao desrespeito diário, à tentativa de roubo de nossos direitos, às injustiças, ao racismo, às ameaças contra nossa liberdade de ser. Ou seja, uma literatura que o Ferrez chama de combativa. Há de se pensar também em como a literatura é veículo de exclusão, tanto de leitores quanto de escritores. E tudo isso no exercício da escrita criativa”, explica Vanusa.

Inclusive, o evento contará pela primeira vez com um momento “microfone aberto”, visando a participação de outras pessoas que queiram mostrar e divulgar seus trabalhos.

Serviço:

Resenha com Escritores

Local: Bar do Papa (Rua Cândida Bastos, 164, Cascadura, Rio de Janeiro)

Horário: 14 horas

*Foto de capa por Leo Salo.

Link do evento no Facebook, para mais informações:
https://www.facebook.com/events/211123510083074/

Ademais, leia mais:

Isto é um Negro? Veja a reflexão de Pamella Lessa, do Coletivo Pretas Ruas
Rapper Negra Jaque | “Rap é mão preta de interferência na sociedade”
Dançarina Ana Catão | “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”

Escreve o que achou!