Conecte-se conosco

Cultura

Resenha com Escritores recebe Vanusa de Melo | Gratuito

Publicado

em

Resenha com Escritores

No próximo domingo, dia 15/03, ocorre mais uma edição da Resenha com Escritores, no Bar do Papa, em Cascadura. Organizado pelo coletivo Rolé Literário desde julho do ano passado, esse encontro mensal visa aproximar escritores suburbanos cada vez mais conhecidos nas redes sociais com seus leitores. Além disso, promove conversas e oficinas com convidados sobre diversos temas relacionados a escrita e leitura.

Depois de aproveitar o clima carnavalesco para discutir sambas-enredo como produto literário, a edição de março conta com a participação da educadora e escritora Vanusa de Melo. Ela falará sobre sua experiência na coordenação no projeto Escrevivendo a Liberdade, que realiza oficinas de escrita criativa e atua na formação de leitores no Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (DEGASE). Afinal, Vanusa atua no sistema prisional e socioeducativo há mais de 12 anos e, além deste trabalho, também tem dois livros publicados pela Ediouro (“Caminhos para a Igualdade Racial”; “Metendo a colher na Violência Contra a Mulher”).

Aliás, sobre o que esperar desse encontro na Resenha com Escritores, a convidada adianta: 

“Vou contar sobre nossos aprendizados a a partir da convivência com meninas que estão presas e escrevem. Seus sonhos, dores e alegrias, observações do mundo, entendimento da situação que vivem e tudo que extrapola as grades. Espero também poder conversar com as pessoas que pintarem no encontro sobre a literatura como um caminho nosso para resistência ao desrespeito diário, à tentativa de roubo de nossos direitos, às injustiças, ao racismo, às ameaças contra nossa liberdade de ser. Ou seja, uma literatura que o Ferrez chama de combativa. Há de se pensar também em como a literatura é veículo de exclusão, tanto de leitores quanto de escritores. E tudo isso no exercício da escrita criativa”, explica Vanusa.

Inclusive, o evento contará pela primeira vez com um momento “microfone aberto”, visando a participação de outras pessoas que queiram mostrar e divulgar seus trabalhos.

Serviço:

Resenha com Escritores

Local: Bar do Papa (Rua Cândida Bastos, 164, Cascadura, Rio de Janeiro)

Horário: 14 horas

*Foto de capa por Leo Salo.

Link do evento no Facebook, para mais informações:
https://www.facebook.com/events/211123510083074/

Ademais, leia mais:

Isto é um Negro? Veja a reflexão de Pamella Lessa, do Coletivo Pretas Ruas
Rapper Negra Jaque | “Rap é mão preta de interferência na sociedade”
Dançarina Ana Catão | “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”

Cultura

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino – São Gonçalo com a
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
acontece em 30 de março

Publicado

em

jardim catarina

Haverá um concerto gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, dia 30 de abril, às 17h

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), projeto que há 25 anos promove a inclusão social de crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade por meio do ensino de música clássica, acaba de chegar à comunidade do Jardim Catarina, em São Gonçalo.

A princípio, no dia 30 de março de 2023, o projeto oficializará a implantação do novo núcleo de aprendizado no território, em um concerto inaugural gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina.

As aulas começam na primeira semana de abril, atendendo a 110 alunos já inscritos com classes de instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; além de flauta doce e musicalização. Posteriormente, os alunos vão compor uma nova orquestra de cordas. A ação é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Esforço coletivo no Jardim Catarina

“Em termos de inclusão musical, nunca houve nenhuma ação como esta em São Gonçalo, portanto é um momento muito especial e estamos com grandes expectativas. Temos certeza de que o projeto se tornará modelo e que vai trazer muitos benefícios aos moradores e aos jovens da região. Quando a sociedade civil, as ONGs e as empresas cidadãs se unem, isso se traduz em justiça social”, conclui Fiorella.

Por fim, a criação do novo núcleo de ensino é o resultado de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais, a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina e a Águas do Rio. Este será o 7º núcleo de aprendizado da ASMB no Rio de Janeiro.

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências