Xamanismo Para Iniciantes é um bom livro sobre cultura indígena e também uma obra de filosofia. Contudo, não de uma forma acadêmica, mas sim com muitos relatos e experiências de maneira simples e direta. Primeiramente, importante não afunilar e reduzir o termo “cultura indígena”, afinal, são diversas e diferentes entre si, algo que inclusive, o autor ressalta inúmeras vezes, bem como as divergências com relação ao eurocentrismo dominante e o pensamento ocidental.
James Endredy é um escritor, xamã e educador norte-americano dedicado à preservação e divulgação de tradições espirituais indígenas, especialmente dos Huichol, no México. Iniciado em práticas xamânicas há mais de 30 anos, escreveu livros como Teachings of the Peyote Shamans e Ecoshamanism, nos quais ensina rituais, caminhadas meditativas e práticas de conexão com a natureza. Atua como guia espiritual e ministra workshops nos EUA, Canadá e México.
Em Xamanismo Para Iniciantes: Caminhado com os Curadores Mundiais da Terra e do Céu, James apresenta várias histórias de suas vivências entre diversas comunidades indígenas e muitas de suas formas de cura e xamanismo.
A partir disso, busca explicar algumas das práticas as quais teve acesso como Tenda do Suor, Transes, Canções do Poder, Instrumentos, etc. Também fala sobre plantas de poder como Ayahuasca, Peiote e outras.

A leitura flui fácil e é um livro gostoso de ler por trazer muitas informações interessantes separadas em 11 capítulos, onde cada um aborda um aspecto diferente do xamanismo de forma resumida. O autor tem diversas obras, mas essa é a única com tradução para o português. Uma pena, pois James Endredy mantém um respeito e uma humildade perante tudo o que aprendeu.
Ainda por cima, há pequenos relatos de indígenas, das mais diversas etnias, espalhados pela publicação, e de outros pesquisadores, algo extremamente enriquecedor. Por outro lado, em geral, não há muito sobre indígenas da América do Sul e brasileiros. Apesar de trazer boas informações sobre os Q’ero, um povo indígena dos Andes peruanos, descendentes diretos dos incas, os quais vivem em vilarejos remotos na região de Cusco, em altitudes acima dos 4.000 metros. Preservam tradições espirituais ancestrais ligadas à natureza, como o culto à Pachamama (Mãe Terra) e aos Apus (espíritos das montanhas).
Afinal, Xamanismo Para Iniciantes: Caminhado com os Curadores Mundiais da Terra e do Céu é uma publicação bastante válida para aqueles com curiosidade antropológica e interessados em espiritualidade como um todo.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !