A floresta chegou à cidade. A Galeria de Arte do Sesc Niterói recebe, de 12 de julho a 12 de outubro de 2025, a exposição gratuita Rio Acima – Uma Jornada pelo Xingu, que propõe uma imersão sensorial e artística na cultura do povo Kuikuru, maior etnia do Alto Xingu, no Mato Grosso.
Com curadoria de Marco André Tosatth Schwarzstein, da Ponte Cultural, a mostra reúne obras de três artistas de trajetórias distintas, mas com o mesmo propósito: preservar e exaltar a ancestralidade indígena e o meio ambiente. Estão presentes o fotógrafo e documentarista indígena Bob Kuikuro, o artista manauara André Hullk e o carioca Igor Izy.
A exposição Rio Acima – Uma Jornada pelo Xingu transforma o espaço expositivo em uma verdadeira aldeia. As paredes são pintadas com pigmentos naturais da terra Kuikuru, adornadas com grafismos tradicionais e objetos artesanais. Sons da floresta e cânticos ecoam pelo local, criando uma atmosfera única.
Entre os destaques estão:
- Oito fotografias de Bob Kuikuro com cenas do ritual Kuarup e da vida cotidiana na aldeia.
- Telas de Igor Izy que unem o universo periférico à simbologia indígena, com destaque para a onça.
- Pinturas de André Hullk sobre ancestralidade e espiritualidade.
- Uma projeção audiovisual feita durante a imersão dos artistas no Xingu em 2023.
Mais que arte, a Rio A cima – Uma Jornada pelo Xingué um manifesto. “Rio Acima” convida à reflexão sobre o respeito aos povos originários, à floresta e à necessidade urgente de preservar seus saberes. O projeto inclui ainda atividades formativas, como a visita guiada com os artistas e curador, no dia 19 de julho, seguida de bate-papo aberto ao público.
Serviço – Exposição “Rio Acima – Uma Jornada pelo Xingu”
De 12 de julho a 12 de outubro de 2025
Terça a domingo, das 10h às 19h
Galeria de Arte do Sesc Niterói – R. Padre Anchieta, 56 – São Domingos, Niterói – RJ
Entrada gratuita
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !