Turismo
Rio de Janeiro tem algumas das ciclovias mais belas do mundo
Publicado
3 anos atrásem

Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, tem ciclovias que margeiam a Zona Sul da cidade e sua orla, como no bairro de Botafogo. Ali é possível ver alguns dos motivos do apelido que essa cidade ganhou e é conhecida mundialmente. Essa ciclovia específica vem do bairro da Urca, majoritariamente residencial, bastante tranquilo e isolado. É considerado um dos mais agradáveis do Rio de Janeiro, situado entre o Pão de Açúcar e a Fortaleza de São João. Coladinho, vem Botafogo, em um estilo completamente diferente, com intenso movimento de transeuntes de todos os tipos.
Botafogo é um dos bairros mais movimentados da cidade com o privilégio de ter uma belíssima enseada e a vista para o morro do Pão de Açúcar. O bairro conta com um intenso comércio, uma grande presença de escolas, muitas clínicas, hospitais particulares e é sede de empresas diversas. Indubitavelmente, um dos principais pólos de saúde e educação da cidade. Culturalmente, Botafogo conta com muitos cinemas, teatros, boates, casas de show e museus. Aliás, devido a uma forte presença de eventos com bandas novas e independentes, hipsters e muitas opções gastronômicas e noturnas, ganhou o apelido de BotaSoho. Dizem por aí que lembra esse que é um dos bairros mais populares do Brooklyn, em Nova Iorque, o Soho.
Aterro do Flamengo
Em seguida, pedalando pela cinematográfica ciclovia chegamos no Aterro do Flamengo, um grande complexo de lazer. Vai do Aeroporto Santos-Dumont, no bairro do Centro, até o início da Praia de Botafogo. Inclusive, é o maior parque urbano público do Rio. Além disso, foi idealizado pela arquiteta autodidata Maria Carlota Costallat de Macedo Soares (1910-1967), que quis criar um parque convencional, com fontes, bancos, bustos de celebridades e playgrounds, de forma que contribuísse para a melhoria da qualidade de vida da cidade. Contudo, o projeto contou também com a participação de uma equipe que reunia profissionais de muitas outras áreas. Entre eles, os arquitetos Affonso Eduardo Reidy (1909-1964), Sérgio Wladimir Bernardes (1919-2002) e Jorge Machado Moreira (1904-1992). Juntamente participaram o paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994) e o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho (1913-2002).
Afinal, veja o vídeo e confira um passeio de bike por uma dessas ciclovias:
Ademais, leia mais:
Volta na Ilha Grande em Imagens
Mais uma opção vegana na Tijuca
Ana Catão | “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”
Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Notícias
Entenda os acordos entre Brasil e Portugal que estimulam turismo, comércio, investimentos e mais
Especialista em imigração e nacionalidade portuguesa afirma que acordos entre os países estimulam aumento do comércio, investimentos mútuos e desenvolvimento econômico
Publicado
4 semanas atrásem
16 de maio de 2023Por
Redação
Recentemente, Brasil e Portugal firmaram 13 acordos nas áreas de educação, turismo, direitos humanos, energia, saúde, produção audiovisual e geologia. Os pactos serão responsáveis por muitas mudanças nos países.
Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa há mais de duas décadas, afirma que essa é uma estratégia para fortalecer as relações diplomáticas.
“Isso pode levar a um aumento do comércio, investimentos mútuos e cooperação em diversas áreas, além da promoção do desenvolvimento econômico de Brasil e Portugal”, comenta.
Cooperação bilateral
Um dos acordos, por exemplo, tem como base o entendimento para a elaboração de mecanismos de cooperação bilateral que visam a promoção e defesa dos direitos de pessoas com deficiência. O especialista em imigração diz que isso reflete o compromisso conjunto das nações com a promoção e proteção dos direitos humanos.
“Essa cooperação fortalece o respeito aos direitos fundamentais e contribui para a criação de um ambiente mais inclusivo e justo, tanto nos dois países quanto em outros lugares. É uma forma de promover a igualdade de oportunidades para todos”, diz Maurício.
De acordo com os memorandos, haverá ações que estimulam e capacitam negócios entre pequenas e médias empresas, com eventos de promoção comercial, seminários e webinars. Assim como também promoverá a internacionalização de startups com potencial de crescimento e base tecnológica.
Aliás, veja a famosa Ponte Dom Luiz I abaixo, e siga lendo:
“Essa é uma maneira de permitir que empresas brasileiras e portuguesas expandam seus negócios no mercado do outro país, bem como facilitem sua entrada no mercado europeu. É muito válido também dedicar o olhar às pequenas empresas, pois elas são um importante motor de criação de empregos em uma economia. Ao promovê-las, há um estímulo direto à geração de postos de trabalho, reduzindo o desemprego e beneficiando o crescimento econômico”, enfatiza Maurício.
O acordo da área de turismo, assinado pela Embratur e o Instituto Público do Turismo de Portugal, tem como objetivo a cooperação para o desenvolvimento do setor, com ênfase no intercâmbio de informações e promoção dos destinos turísticos. “Sem dúvidas, essa medida vai atrair ainda mais turistas”, menciona o especialista.
Portugal e Brasil também assinaram um acordo sobre energia, o qual mudará a forma de se pensar sobre ela. O pacto aponta para um viés sustentável, voltado à energia renovável e eficiência energética.
A promoção de energias renováveis contribui para diversificar a matriz energética dos países, reduzindo a dependência de fontes tradicionais não renováveis, como o petróleo e o carvão. Isso aumenta a segurança energética, tornando-os menos vulneráveis às variações dos preços do petróleo e a possíveis interrupções no fornecimento.
Educação: Acordo para a concessão de equivalência de estudos entre os sistemas de ensino de Brasil e Portugal
O advogado ressalta que um dos destaques entre os acordos firmados é o reconhecimento automático de notas escolares dos ensinos médio e fundamental de brasileiros que querem viver em Portugal. Conforme o governo lusitano, existem aproximadamente 5 mil processos no consulado aguardando a equivalência escolar.
O acordo valerá para os níveis de ensino fundamental e médio, do Brasil, e básico e secundário, de Portugal. A mudança facilitará ainda o acesso dos brasileiros ao ensino superior luso. Hoje, existem cerca de 19 mil alunos brasileiros nas universidades portuguesas.
Os brasileiros enfrentam um processo com várias etapas para reconhecimento. Inicialmente, é preciso obter o histórico escolar e o certificado ou o diploma de conclusão dos cursos, ambos com o chamado apostilamento de Haia, um certificado internacional de autenticidade, obtido em cartório.
Na sequência, deve-se submeter os documentos ao consulado do Brasil, que vai emitir a chamada declaração de escala de notas e nota mínima. Depois, é necessário ir a uma escola pública da área de residência do requerente, na qual o pedido de equivalência é submetido e concluído.
O fim da necessidade de passar pelo consulado brasileiro deve agilizar as solicitações. Os cidadãos poderão se dirigir diretamente aos estabelecimentos de ensino e apresentar a papelada comprobatória.
Em seguida, papo com o artista português Tiago Nacarato:
De acordo com o Governo Federal, foram mantidas conversas também sobre acordos para a facilitação do reconhecimento de diplomas do ensino superior.
“O acordo no campo educacional tem como objetivo estabelecer as bases jurídicas para atender a pedidos de concessão de equivalência curricular para estudantes dos dois países. Ele determina ainda que as equivalências de habilitações serão concedidas tendo em consideração o número de anos de escolaridade concluídos com aproveitamento no sistema educativo de origem e o curso ou a natureza da formação”, explica Maurício Gonçalves.
A equivalência de estudos entre os dois países entrará em vigor 30 dias após a recepção da última notificação, por escrito e por via diplomática, do cumprimento dos requisitos necessários.
Carteira de motorista
Outra questão que vai facilitar a vida de brasileiros é o memorando de entendimento para promover o reconhecimento mútuo de títulos de condução. Os dois países vão fazer o reconhecimento dos documentos, ou seja, as carteiras de motorista passam a valer em Portugal e Brasil. “O objetivo é facilitar a circulação rodoviária segura dos condutores nos dois territórios”, conclui o especialista em imigração.


Mês do Orgulho | Confira 8 livros com protagonismo LGBTQIAP+

Crítica | Transformers: O Despertar das Feras

Irmãos Por Escolha | Filme sobre a rotina de cadetes da AMAN chega à Netflix

Feira Carioquíssima realiza duas edições na Urca em junho com muito forró
Cultura


Feira Carioquíssima realiza duas edições na Urca em junho com muito forró
Evento chega ao bairro nos dias 10 e 11 na Praia Vermelha e de 23 a 25 no Parque Bondinho...


Zona Franca | Espetáculo da Cia Suave com direção de Alice Ripoll estreia no RJ em temporada popular
O que acontece quando uma sociedade opta pela barbárie, pela guerra, e o indivíduo se surpreende impotente?


Cora do Rio Vermelho | Espetáculo passeia pela vida e a obra de Cora Coralina
Peça sobre a poeta, contista e doceira acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho, no Centro Cultural Justiça...


Anime Friends completa 20 anos e traz ao Brasil atores de séries japonesas dos anos 80
Takumi Tsutsui, o inesquecível ninja Jiraiya, será um dos convidados
Crítica


Crítica | Transformers: O Despertar das Feras
Sétimo da franquia é mais do mesmo, mas superior a outros


EO – O mundo visto pelos olhos de um burro
Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023


Benjamin, o palhaço negro | Uma homenagem ao primeiro palhaço negro do Brasil
Parece até piada que notícias como a do racismo sofrido pelo jogador de futebol Vini Jr. ou um aplicativo que...


Crítica | ‘Meu Vizinho Adolf’ uma dramédia impactante
'Meu Vizinho Adolf' aborda as consequências do nazismo em uma dramédia tocante.
Séries


Aruanas | Segunda temporada apresenta poluição urbana como o inimigo
Série original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo em coprodução com a Maria Farinha Filmes, acompanha a saga de ativistas ambientais


The Sympathizer – Nova série da HBO Max traz Robert Downey Jr.
Trailer mostra que o ator interpreta vários personagens.


The Acolyte | Ilha da Madeira é cenário de nova série Star Wars sobre os Sith
Destino português recebeu parte das filmagens de 'The Acolyte'


Belas Maldições – Neil Gaiman fala sobre trailer da 2º temporada
Série segue sem data de estreia mas agora temos noção de quando o trailer pode sair.
Literatura


Mês do Orgulho | Confira 8 livros com protagonismo LGBTQIAP+
Há uma obra que veio de pesquisas sobre a homossexualidade e as divindades mitológicas, texto sobre as vivências trans nas...


Conheça a biografia do controverso Vladimir Putin em HQ
Obra da Conrad é uma leitura importante para quem quer entender as complexidades da política russa e suas estratégias globais


A Voz do Tempo | Conheça a história real de uma paixão entre um padre beneditino e uma jovem aristocrata
Escritora Lenah Oswaldo Cruz transforma em autobiografia manuscritos que encontrou do pai sobre o romance que chocou as sociedades paulista...


A plenitude do ser: O guia para uma vida transformada | Conheça a filosofia de Tina Turner
"Acredito que cada um de nós nasce com uma missão particular, com um propósito de vida que só nós podemos...
Música


Leoni & Outro Futuro se apresentam no Circo Voador | Hoje é dia de Festa
Show celebra os 40 anos de carreira de Leoni e os 62 anos do artista


Itaipava Jazz & Blues Festival acontece em junho com atrações nacionais e internacionais
O Soberano Itaipava recebe a partir do dia 8 de junho a primeira edição do festival


Em Cantos de Oriṣà | Irma Ferreira lança seu novo álbum
Entre os Oríkìs e Àdúrás, o álbum mostra parte da beleza do repertório religioso afro-brasileiro do Candomblé, em uma junção...


Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha | Show acontece no Cesgranrio
No dia 02 de junho, a multiartista fará sua estreia na capital carioca
Tendências
- Cinema1 mês atrás
Crítica | Deixados Para Trás: O Início do Fim
- Cultura2 meses atrás
Abba The Show chega ao Brasil com turnê de 11 shows
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Beau tem Medo’ é bizarramente bom
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Herói de Sangue’ é destaque no Festival Filmelier
- Cinema2 meses atrás
‘Ninguém é de ninguém’ faz pré-estreia no RJ
- Música3 semanas atrás
Festival Halleluya 2023 acontece no Terreirão do Samba com entrada gratuira
- Cinema2 meses atrás
Crítica | A morte do demônio: A ascensão
- Música2 meses atrás
Francisco, el Hombre | Novo show da turnê de 10 anos acontece no Circo Voador
Pingback: Um fotógrafo e seu Rio de Janeiro | Crônica