Conecte-se conosco

Cinema

2º São Paulo Food Film Festival acontece a partir de 09 de novembro

O festival será na Cinemateca Brasileira e terá, também, aulas, debates e degustações.

Publicado

em

Comer Beber Viver.

Alô, amantes de comida! Se você está em São Paulo, tem mais um motivo para ir ao cinema. É o São Paulo Food Film Festival. Em sua segunda edição, ele ocorre entre os dias 09 e 19 de novembro na Cinemateca Brasileira. Com mais de 30 filmes na programação, entre clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à alimentação e aos sistemas agroalimentares, o festival também apresentará exposição fotográfica, debates e aulas-show. E, além disso, pra fechar com chave de ouro, também terá degustação de pratos inesquecíveis do cinema, após algumas das exibições presenciais.

Todavia, quem não é de São Paulo também poderá aproveitar, se não das comidas deliciosas, mas, pelo menos, de alguns dos filmes. Isso porque um recorte da programação estará disponível online, na plataforma da SPCine Play. São 16 títulos que também estarão no evento presencial, que terá entrada gratuita!

Degustação

Vamos falar logo sobre os filmes que serão seguidos de comida? O clássico Morango e Chocolate, que completou 30 anos, dirigido por Juan Carlos Tabio e Tomás Gutiérrez Alea, virá acompanhado de uma degustação de sorvete de morango com chocolate. Mulheres à beira de um ataque de nervos, de Pedro Almodóvar, que completa 35 anos, será seguido de um delicioso gazpacho. Em Busca da Estrela contará com degustação de pizza eViciados em Pimentaterá degustação de deliciosas samosas com pimenta.

Mulheres à beira de um ataque de nervos.
Mulheres à beira de um ataque de nervos. Crédito: Divulgação.

As bebidas também terão vez nesse delicioso festival. O documentário Blind Ambition, onde quatro refugiados do Zimbabwe se tornam os melhores sommeliers de vinho da África do Sul, terá degustação de vinhos após a sessão. Já Lambic terá degustação de cervejas.

E não ache que as crianças não terão filmes – ou comidinhas – para elas. A Dama e o Vagabundo, A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Princesa e o Sapo terão sessões com degustação logo depois.

Não só de filmes se faz um festival

Após a exibição de alguns episódios do documentário História da alimentação no Brasil, série dirigida por Eugenio Puppo, haverá encontros com diferentes chefs de cozinha. A saber, as convidadas para ministrar as aulas são: Aline Guedes, Angelita Gonzaga, Graziela Tavares, a líder indígena Jerá Guarani, e Patty Durães.

História da alimentação no Brasil.
História da alimentação no Brasil. Crédito: Divulgação.


A programação conta ainda com um importante ciclo de debates. Com o intuito de informar o público sobre o tema, serão discutidos quatro temas contemporâneos relevantes ligados ao alimento: Cozinhas Solidárias; Consumo de Ultraprocessados; Uso de Agrotóxicos e Educação Alimentar e Nutricional. Todas as conversas partem de uma cuidadosa seleção de filmes e documentários em encontros online com convidados especialistas e serão, todavia, transmitidos ao vivo no canal do YouTube do Festival. Contudo, o debate sobre as Cozinhas Solidárias será presencial, na própria Cinemateca.

Além disso, o festival traz uma exposição original do fotógrafo Paulo Vitale. Dentre os chefs retratados estão Eudes Assis, Helena Rizzo, Iêda de Matos, Telma Shiraishi, Claude Troisgros, entre muitos outros.

Sessão de abertura

A sessão de abertura acontece no dia 08 de novembro, com o filme chinês Comer Beber Viver. O longa,do premiado diretor Ang Lee,completa 30 anos em 2024. O filme conta a história de Tao Chu, um mestre cozinheiro semiaposentado de um conhecido restaurante em Taipei, que mora em uma grande casa com suas três filhas. Embora vivam juntos, a família está distante e a única coisa que os une é um elaborado jantar aos domingos. As tensões aumentam à medida que as filhas buscam equilibrar a realização pessoal e as questões decorrentes do envelhecimento do pai. Comer Beber Viver terá outra exibição no dia 10 de novembro, com degustação após a sessão.

Para conferir a programação completa é só entrar no site do São Paulo Food Film Festival. E depois é só se deliciar com tudo!

Serviço

2º São Paulo Food Film Festival

Quando: 09 a 19 de novembro de 2023

Onde: Cinemateca Brasileira de São Paulo (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)

Entrada Gratuita

Por fim, leia mais:

Jedicon, Red Hot, CCBB e Libertadores: Confira as boas do Rio de Janeiro no feriadão

Lenita estreia na Mostra de SP | Entrevista exclusiva com o diretor Dácio Pinheiro

VI Mostra Sesc de Cinema traz seleção especial para a Tijuca

Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.

Cinema

Tá escrito | Filme com Larissa Manoela estreia em 14 de dezembro

Elenco e equipe contam, em coletiva de imprensa, detalhes sobre o filme.

Publicado

em

coletiva tá escrito

Tá escrito é o novo filme de Larissa Manoela, que estará nos cinemas em 14 de dezembro. O longa, que conta, também, com André Luiz Frambach, Karine Teles e Victor Lamoglia, é uma comédia com direção de Matheus Souza. A produção é da Paris Entretenimento em coprodução com a Globo Filmes e Globoplay, e tem distribuição da Paris Filmes.

A saber, a sinopse é a seguinte: Alice acha que os astros erraram com ela, até que um dia recebe um livro em branco, apenas com instruções que prometem que qualquer previsão astrológica escrita naquelas páginas se concretizará. Com o poder de influenciar a todos com as previsões que agora ela tem acesso, Alice se torna um fenômeno online, mas também deixa o mundo ao seu redor de cabeça para baixo.

Para exemplificar, fique com o trailer:

Astrologia

Na última segunda-feira (27), os atores Larissa Manoela, André Luiz Frambach e Karine Teles, e o diretor Matheus Souza participaram de uma coletiva de imprensa para falar um pouco sobre o filme. Além de falarem, claro, de sua ligação com astrologia. A protagonista, por exemplo, que é capricorniana, disse fazer sua revolução solar todos os anos. Já Frambach, aquariano, contou que não entendia muito sobre o assunto. Contudo, por causa do filme e por influência de Larissa Manoela, começou a conhecer.

Por falar em conhecer, Matheus Souza, o diretor, assim como André Luiz, conhecia o básico sobre astrologia. Porém, para escrever o filme (ele também é um dos roteiristas), estudou bastante em livros, vídeos e até conversando com pessoas ligadas à astrologia, estudiosas ou apenas amantes do assunto. Segundo ele, a escolha de conversar também com quem gosta do tema era para possibilitar o entendimento sobre astrologia para todos, e não somente apenas para quem entende profundamente. “É um filme identificável e diferente do que se vê hoje em dia.”, afirmou.

Karine Teles, leonina como o diretor, contou gostar muito de astrologia. Inclusive, disse fazer mapa astral anualmente há muito tempo. “Acho que é um jeito maravilhoso de a gente se conhecer, pensar a respeito da gente mesmo, das nossas relações, dos nossos familiares, dos nossos amores.”, disse a atriz.

poster ta escrito
Imagem: Divulgação.

Comédia para refletir

Tá escrito é declaradamente uma comédia. Todavia, Matheus Souza se preocupou, também, em levar uma mistura de gêneros para o longa. “É um filme que é um evento, porque há uma mistura de gêneros. Foi um esforço para resgatar o público para ir ao cinema assistir filme nacional.”, afirmou o diretor.

Karine Teles, que geralmente não faz comédias no cinema e na televisão, agradeceu por ter sido convidada a fazer esse filme, já que é fã do gênero. Segundo ela, a comédia é um canal de debate. “É um filme que vai trazer muitas reflexões. Acho que rir é um jeito muito bom de pensar sobre a vida, sobre o mundo.”, disse.

Além disso, a atriz ainda disse que é um filme que fará rir pessoas de todas as idades. Inclusive, ela contou que um dos motivos de entrar nesse projeto foram seus filhos, Artur e Francisco. Além de ser um filme que, finalmente, os dois poderão assistir, que já muitos dos trabalhos que faz não são para a idade dos gêmeos, os meninos deram força para a mãe quando ela contou que Larissa estaria no elenco. “A gente já tinha assistido outros filmes da Larissa juntos e quando falei que fui chamada para fazer um filme com ela, eles falaram: ‘Mãe, você tem que fazer’.”, contou.

Larissa Manoela

Sobre a estrela do filme, Karine ainda disse que ficou muito feliz em ver o nível de profissionalismo da atriz. Segundo a atriz, que interpreta a mãe virginiana de Larissa em Tá escrito, Larissa Manoela é muito profissional, séria e dedicada. Além disso, contou Karine, a jovem atriz também é muito comprometida com o trabalho e com as pessoas. Por isso gostou muito de trabalhar com Larissa.

Quem também ficou feliz de trabalhar com a atriz foi André Luiz Frambach. Noivo de Larissa na “vida real”, o ator, que já dividiu a tela com Larissa em Modo avião, conta que adorou a experiência. “É incrível trabalhar com o que a gente ama, que é a arte. E é mais incrível ainda trabalhar com o que a gente ama com quem a gente ama.”, afirmou.

Para Larissa também foi muito especial estar com André Luiz em cena. E, assim como os outros presentes na coletiva, a atriz está muito feliz com o resultado e ansiosa para que as pessoas vejam o filme, que traz diversos aspectos da vida que todas as pessoas passam.

Ficha técnica

TÁ ESCRITO

Brasil | 14 de dezembro de 2023

Direção: Matheus Souza 

Roteiro: Matheus Souza, Thuany Parente e Mariana Zatz

Elenco: Larissa Manoela, André Luiz Frambach, Caroline Dallaros, Victor Lamoglia, Kevin Vechiatto, Richard Abelha, Hamilton Dias, Emira Sophia, Vittoria Tosi , Thuany Parente.

Participações especiais: Karine Teles e Cazé Pecini.

Produção: Paris Entretenimento 

Coprodução: Globo Filmes e Globoplay

Distribuição: Paris Filmes

Por fim, leia mais:

Quais são os quatro medos que nos impedem de viver? Novo livro da Principium ajuda a identificar e compreender

Xuxa é a artista homenageada da 10ª edição da CCXP 2023

Panini promove sessão de autógrafos e muito mais na CCXP 2023

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências