Conecte-se conosco

Cultura

Café não é só café na Semana Internacional do Café

Publicado

em

semana internacional do café

O documentário Café não é só café, da Tomate Maravilha Filmes e Supernova Coffee Roasters, mostra algumas histórias de produtores brasileiros. Além disso, viaja do fruto até a bebida passando pelos encontros e experiências que o café proporciona.

Assisti ao filme através de uma exibição na Semana Internacional do Café, um evento voltado para tudo que se refere à essa bebida tão especial. Foi como tomar um café expresso em boa companhia. Aprendi um pouco mais sobre como é feito, porém, acima de tudo, são as conexões que a bebida proporciona a verdadeira base da obra audiovisual.

A princípio, as falas que permeiam a introdução trazem muito da essência do filme – e do café. Parece que é uma dádiva dos deuses.

O artista que pinta o muro com o tema a partir da inspiração no cordel é um dos pontos altos com seu depoimento, afinal, café é arte.

A saber, as filmagens ocorreram em 2017, e foca em algumas localidades de Minas Gerais, ou seja, um dos estados mais famosos do mundo quando se fala em café. Há cidades como São Gonçalo do Sapucaí, Belo Horizonte, Itajubá, Varginha. Porém, também mostra São Paulo e Curitiba.

Enfim, veja o trailer:

Cenário de pandemia

O evento conta com um grande número de palestras e debates sobre o mundo do café. Desde baristas, passando por produtores e, é claro, os consumidores. Por exemplo, pude ter noção do quanto o Brasil exporta e quem compra mais (a saber, a Europa é primeiro lugar de longe). E descobri que os millenials estão bebendo menos café durante esse cenário de pandemia, entretanto, houve um aumento na compra de café online. Por fim, no geral, o consumo em casa aumentou cerca de 30%.

Além disso, pesquisas mostram que o público quer que tudo melhore para que voltem a frequentar cafeterias.

Afinal, com pandemia ou sem pandemia, o café continua como nossa companhia.

A Semana Internacional do Café acontece até dia 20, sexta-feira, e as inscrições para o evento digital são gratuitas. Com foco no barista, ainda acontecerão os painéis: Trajetórias do Café – O Início como Baristas, Fala Barista – O Desenvolvimento como Profissional, e IWCA Brasil – A Presença da Mulher onde ela quiser estar – Trajetórias de Profissionais.

Serviço:

Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital

De 18 a 20 de novembro

#conectadospelocafé

Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Ademais, leia mais:

Caffè Sospeso é um filme aromático que desperta
Porto dos Gatos | Beba um café com os felinos
Siga @viventeandante
 

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Cultura

Feira Carioquíssima realiza duas edições na Urca em junho com muito forró

Evento chega ao bairro nos dias 10 e 11 na Praia Vermelha e de 23 a 25 no Parque Bondinho do Morro da Urca

Publicado

em

Festival Joia Rara tem sexta edição Feira Carioquíssima

Depois de uma edição na Praça Paris no final de maio, a Carioquíssima na Roça volta para a Urca onde realiza duas edições em junho. No próximo final de semana, dias 10 e 11/06 (sábado e domingo), a feira vai para a Praia Vermelha, na Praça General Tibúrcio.

Além das oficinas e atrações infantis, como brincadeiras de argola, peixaria e boca do palhaço , haverá muita comida nordestina e típica de festa junina. Serão caldos, quentão e todos os doces e petiscos clássicos desta época.

Muita música e forró

Entre 14h e 19h entram em cena DJs de forró, música nordestina e MPB: no sábado DJ Taroba e no domingo DJ Xeleléu. Às 18h, a música ao vivo toma conta da praça com Mimoso, no sábado, e Forró da Josi no domingo.

Nos dias 23, 24 e 25/06 (sexta a domingo), a Carioquíssima na Roça sobe novamente o Morro da Urca, um dos mais belos e concorridos cartões-postais da cidade.

A saber, os DJs animam o evento de 10h às 17h: Xeleléu (sexta), Taroba (sábado) e Sérgio Feijó (domingo). Em seguida, a música ao vivo, às 15h, contará com as apresentações de Moyseis Marques (sexta), Estopim (sábado) e Conterrâneos (domingo).

Serviço:

Carioquíssima na Roça
Edições juninas na Urca/RJ

Praça General Tibúrcio – Praia Vermelha
10 e 11/06 (sábado e domingo)
14h às 22h – Entrada gratuita

Parque Bondinho – Morro da Urca
23, 24 e 25/06 (sexta a domingo)
9h às 19h – Entrada R$80 (nascidos e moradores de todo o Estado do Rio) e R$160.
https://bondinho.com.br/

Informações: producao@carioquissima.com.br
whatsapp 21 98643-5039

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências