Wednesday, November 25, 2020

Café não é só café na Semana Internacional do Café

O documentário Café não é só café, da Tomate Maravilha Filmes e Supernova Coffee Roasters, mostra algumas histórias de produtores brasileiros. Além disso, viaja do fruto até a bebida passando pelos encontros e experiências que o café proporciona.

Assisti ao filme através de uma exibição na Semana Internacional do Café, um evento voltado para tudo que se refere à essa bebida tão especial. Foi como tomar um café expresso em boa companhia. Aprendi um pouco mais sobre como é feito, porém, acima de tudo, são as conexões que a bebida proporciona a verdadeira base da obra audiovisual.

A princípio, as falas que permeiam a introdução trazem muito da essência do filme – e do café. Parece que é uma dádiva dos deuses.

O artista que pinta o muro com o tema a partir da inspiração no cordel é um dos pontos altos com seu depoimento, afinal, café é arte.

A saber, as filmagens ocorreram em 2017, e foca em algumas localidades de Minas Gerais, ou seja, um dos estados mais famosos do mundo quando se fala em café. Há cidades como São Gonçalo do Sapucaí, Belo Horizonte, Itajubá, Varginha. Porém, também mostra São Paulo e Curitiba.

Enfim, veja o trailer:

Cenário de pandemia

O evento conta com um grande número de palestras e debates sobre o mundo do café. Desde baristas, passando por produtores e, é claro, os consumidores. Por exemplo, pude ter noção do quanto o Brasil exporta e quem compra mais (a saber, a Europa é primeiro lugar de longe). E descobri que os millenials estão bebendo menos café durante esse cenário de pandemia, entretanto, houve um aumento na compra de café online. Por fim, no geral, o consumo em casa aumentou cerca de 30%.

Além disso, pesquisas mostram que o público quer que tudo melhore para que voltem a frequentar cafeterias.

Afinal, com pandemia ou sem pandemia, o café continua como nossa companhia.

A Semana Internacional do Café acontece até dia 20, sexta-feira, e as inscrições para o evento digital são gratuitas. Com foco no barista, ainda acontecerão os painéis: Trajetórias do Café – O Início como Baristas, Fala Barista – O Desenvolvimento como Profissional, e IWCA Brasil – A Presença da Mulher onde ela quiser estar – Trajetórias de Profissionais.

Serviço:

Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital

De 18 a 20 de novembro

#conectadospelocafé

Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Ademais, leia mais:

Caffè Sospeso é um filme aromático que desperta
Porto dos Gatos | Beba um café com os felinos
Siga @viventeandante

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: