Monday, November 28, 2022

Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro

A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Sala 2, com entrada franca. A série traz depoimentos de nomes como Cida Bento, uma das 50 personalidades mais influentes do mundo de acordo com a revista Forbes; da filósofa Sueli Carneiro, Joice Berth, Salloma Salomão, José Fernando de Azevedo, Lia Vainer Schucman; Rosana Paulino, Adilson Paes de Souza, entre outros.

Com curadoria e direção de Val Gomes, a série é composta por oito episódios de 11 a 14 minutos de duração e tem como público-alvo pessoas, instituições e empresas que tenham interesse em combater o racismo e investir em ações inclusivas e antirracistas. O lançamento abre a semana de comemorações dos 40 anos do Instituto Unibanco, que tem a educação pública como foco prioritário.

Dinamicidade

A saber, a série conta com consultoria do historiador Bruno Garcia e equipe de criação e produção extensivamente negra. Com ideia de dialogar com público adolescente, jovem e adulto, os episódios são curtos, dinâmicos e fazem uma reflexão crítica sobre o impacto do colonialismo até os dias de hoje.

Além disso, animações gráficas fornecem leveza em conjunto com imagens de arquivo, narração feminina, depoimentos de importantes intelectuais negros e música afrobrasileira contemporânea. Ainda por cima, há fotografias e iconografias e são utilizados filmes brasileiros de diretores renomados e da produção recente de diretores negros.

Os episódios dos documentários apresentam figuras negras históricas ainda pouco conhecidas, que atuaram nas mais diversas áreas do conhecimento. Outra camada dos vídeos é a trilha sonora, que teve sua pesquisa baseada no encontro de sonoridades negras tradicionais com desdobramentos em ritmos modernos que trazem uma textualidade original aos episódios.

Afinal, após seu lançamento, a partir do dia 5 de dezembro, a coleção também ficará disponível gratuitamente nas plataformas SpCinePlay, Cultne e Observatório da Educação.

Serviço:

Lançamento da série “Coleção Antirracista”

29 de novembro de 2022, terça-feira

18h30 – recepção

19h00 – exibição dos episódios “Mito da Democracia Racial”, “Cota Não é Esmola”, “Mulheres Negras” e “Branquitude vs Antirracismo”

20h00 – debate com Ednéia Gonçalves (Ação Educativa) e Rosane Borges (USP)

Coquetel após o debate

Local: Espaço Itaú de Cinema – Augusta – Rua Augusta 1475, Sala 2, Consolação – São Paulo

Entrada franca

Disponibilização da “Coleção Antirracista” em plataformas de streaming

Data de disponibilização: 05/12

Plataformas disponíveis:

Spcineplay – www.spcineplay.com.br

Cultnetv – Cultura Negra (https://cultne.tv/)

Observatório de Educação – https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/

Ademais, veja mais:
Joice Terra apresenta show ao vivo do álbum ‘De(Vagar)’ gratuitamente no YouTube
Crítica | ‘Moonage Daydream’ é experiência cinematográfica musical e transcendental
Veja o novo clipe em animação do Kaialas | Preto de Azul

Escreve o que achou!