O novo filme Superman, dirigido por James Gunn, está recheado de referências para os fãs mais atentos. Segundo o próprio diretor, trata-se da “produção com mais easter eggs” que já realizou. Além de reintroduzir Kal-El em sua nova fase no Universo DC (DCU), o longa revela a existência de heróis históricos e altera radicalmente a visão que o mundo tem sobre o Último Filho de Krypton.
Logo na abertura, a narração indica que há três séculos surgiram os primeiros metahumanos, estabelecendo uma linha temporal que remonta à era da Sociedade da Justiça da América (JSA). A homenagem fica explícita em uma cena no antigo terminal de trem de Metrópolis — inspirado no prédio real de Cincinnati — onde Lois Lane (Rachel Brosnahan) vê um imenso mural com figuras icônicas da era de ouro dos quadrinhos.
Entre os personagens retratados estão Jay Garrick (primeiro Flash), Wesley Dodds (Sandman), Dr. Destino, Espectro, Átomo, Alan Scott (primeiro Lanterna Verde), Wildcat, Cavaleiro Atômico, Cavaleiro Silencioso, Amethyst e até o Vibe da Liga da Justiça de Detroit. A cena dá o tom da profundidade e riqueza de mundo que James Gunn quer trazer ao novo DCU.
Superman também apresenta a “Gangue da Justiça”, uma espécie de equipe financiada por uma corporação tecnológica liderada por Maxwell Lord (Sean Gunn).
Fazem parte dela o Lanterna Verde Guy Gardner (Nathan Fillion), Sr. Incrível (Edi Gathegi), Mulher-Gavião (Isabela Merced) e Metamorfo (Anthony Carrigan). A escolha do nome do grupo parece homenagear a velha guarda da JSA.
Mas uma das maiores surpresas é a participação de Bradley Cooper como Jor-El, o pai biológico de Kal-El. Diferente da versão clássica com Marlon Brando, a nova encarnação revela que os pais de Superman o enviaram à Terra não para proteger a humanidade, mas para dominá-la. Isso gera um conflito interno no herói, intensificado quando Lex Luthor (Nicholas Hoult) invade a Fortaleza da Solidão e revela a mensagem criptografada aos humanos.
Segundo Gunn, a escolha de Cooper foi um pedido pessoal: “Ele é meu amigo, um grande ator e diretor. Pedi um favor, e ele aceitou gravar a cena como holograma em Londres.” Cooper, que dublou Rocket Raccoon em Guardiões da Galáxia, tem aqui uma espécie de “camafeu de luxo”, mas impactante.
O elenco ainda conta com David Corenswet como Clark Kent/Superman, Rachel Brosnahan como Lois, Nicholas Hoult como Lex, Sara Sampaio como Eve Teschmacher, María Gabriela de Faría como a vilã Engenheira, Wendell Pierce como Perry White e Frank Grillo como Rick Flag Sr. O filme já está em cartaz exclusivamente nos cinemas.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



