Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
espectaculo Tropicos Mecanicos foto bruno simaÌ
CulturaEspetáculos

Trópicos Mecânicos: Espetáculo gratuito no MAM mistura cinema, viagem no tempo e memória negra

Espetáculo gratuito será apresentado pela primeira vez no Brasil nos dias 18 e 19 de julho

Por
Redação
Última Atualização 11 de julho de 2025
3 Min Leitura
Share
bruno simaÌ
SHARE

A Sala da Cinemateca do MAM-RJ recebe, nos dias 18 e 19 de julho, às 19h, a performance inédita Trópicos Mecânicos (Mueda), uma homenagem ao cineasta Ruy Guerra, que completou 94 anos em 2025. A entrada é gratuita e os ingressos já estão disponíveis.

A obra une cinema e teatro, com direção de Felipe M. Bragança, participação do Teatro Griot (companhia luso-angolana) e da atriz portuguesa Catarina Wallenstein. É a primeira vez que o grupo se apresenta no Brasil. A performance se inspira no filme Mueda – Memória e Massacre (1979), de Ruy Guerra, primeiro longa-metragem do Moçambique independente.

Memória e futuro no palco

Em Trópicos Mecânicos (Mueda), um viajante do tempo tenta retornar ao dia do Massacre de Mueda, em 1969, quando mais de 300 moçambicanos foram mortos pelo exército português. Preso dentro das memórias de um filme, ele conta com a ajuda de um ator esquecido, de uma mulher cyborg e do fantasma de uma cantora para buscar respostas sobre o futuro. A montagem propõe uma fábula futurista sobre as ruínas do tempo, do colonialismo e da arte.

Com estética afrofuturista, Trópicos Mecânicos (Mueda) reúne nomes como Zia Soares, Daniel Martinho, Gio Lourenço, Matamba Joaquim e Catarina Wallenstein no elenco. A trilha sonora original é assinada por Selma Uamusse, Milton Gulli e 40D.

“Será muito forte mostrar essa performance ao Ruy Guerra no Brasil, revisitando memórias do massacre de Mueda, que em 2025 completa 65 anos”, diz Felipe M. Bragança, diretor da peça e do longa Um Animal Amarelo.

Teatro Griot: pioneirismo negro em Portugal

Criado em 2005, o Teatro Griot é o primeiro grupo de teatro negro em atividade contínua em Portugal. Suas criações abordam o passado colonial, a experiência negra, a diáspora africana e os cruzamentos entre memória, identidade e política.

Após apresentações em Lisboa e Berlim, Trópicos Mecânicos (Mueda) chega ao Rio de Janeiro como um ritual artístico que transforma cinema em memória viva e teatro em resistência poética.

Serviço –Trópicos Mecânicos (Mueda)

Datas: 18 e 19 de julho de 2025
Horário: 19h
Local: Sala da Cinemateca do MAM – RJ
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Flamengo, Rio de Janeiro
Duração: 58 minutos
Classificação: 12 anos
Entrada gratuita
Ingressos: mamrio.byinti.com

Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !

Leia mais

  • Instituto Axé Mulher oferece oficinas gratuitas para crianças e jovens em Guaratiba
  • Crítica: O Brilho do Diamante Secreto é uma paródia em busca de relevância
Tags:afrofuturismoarte políticaCatarina Wallensteincultura luso-africanacultura moçambicanaDestaque no Viventeespetáculo gratuito RJeventos gratuitos rjFelipe M. Bragançahistória colonialMAM RJMuedaruy guerrateatro africanoTeatro Griotteatro negro
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
2 Comentários
  • Pingback: Moacyr Luz nos cinemas! O Embaixador Dessa Cidade revela histórias inéditas do sambista
  • Pingback: Niterói celebra cultura com exposição sobre Ponte Rio-Niterói e 'Entre Corpos'

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

CulturaEventos

GiroDelas transforma o MUHCAB em celebração da cultura negra no último sábado de julho

Alvaro Tallarico
2 Min Leitura
Jackie Chan dublado por Whindersson Nunes
Cinema e StreamingNotícias

‘Contos do Caçador de Sombras’ traz Jackie Chan com Whindersson Nunes | Trailer

Alvaro Tallarico
2 Min Leitura
A Batalha da Rua Maria Antonia
Cinema e StreamingNotícias

Globo Filmes tem mais de 15 estreias previstas no início de 2024

Livia Brazil
5 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?