O aumento significativo de turistas brasileiros está impulsionando um recorde de visitantes em Portugal. As atrações turísticas, as paisagens, a rica cultura e o patrimônio histórico-cultural têm estimulado essa preferência dos visitantes que saem do Brasil.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), nos primeiros quatro meses deste ano, Portugal registrou um crescimento de 54% no número de turistas brasileiros em comparação ao mesmo período de 2022, totalizando 320 mil visitantes. O número de pernoites também aumentou em 47%, atingindo 765 mil em relação ao ano anterior.
“A estimativa é de que no verão europeu o número dispare ainda mais, já que as praias do Algarve são um dos destinos mais buscados nessa época”, analisa Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa há mais de duas décadas.
Recorde
Além do aumento de visitantes brasileiros, houve um crescimento na quantidade de turistas europeus, incluindo britânicos, espanhóis, italianos e irlandeses. Portugal alcançou um recorde de visitas, com um aumento geral de 44% em relação ao ano anterior, totalizando 4,5 milhões de turistas estrangeiros.
“Essa tendência fortalece a relação entre Brasil e Portugal, além de impulsionar a economia e o setor do turismo em ambos os países”, conclui Maurício.
Por fim, o crescimento do turismo impulsiona a economia portuguesa, que vinha fraca nos últimos tempos. O Produto Interno Bruto (PIB) teve um aumento de 2,5% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o INE. Embora o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, tenha destacado que a maioria da população ainda não está sentindo os benefícios da recuperação econômica, indicadores econômicos favoráveis, como a redução da inflação e da taxa de desemprego, mostram uma melhora gradual da situação econômica do país.