Cultura
Uma aventura chamada Brasil | Evento acontece gratuitamente na Cidade das Artes
Publicado
9 meses atrásem
Por
Redação
De 22 a 25 de setembro a Cidade das Artes Bibi Ferreira se tornará palco de “Uma aventura chamada Brasil – Independência e Identidades”, evento gratuito que celebra o bicentenário da Independência. O amplo espaço da Barra da Tijuca foi o local escolhido para festejar a data numa mistura de linguagens e referências artísticas, contando com atrações que traduzem parte da alma do país.
Idealizado pela produtora Bianca De Felippes, Neila Tavares e pelo diretor Moacyr Góes, o evento faz parte da agenda de comemorações da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com atrações como o musical inédito e homônimo ao evento com Zélia Duncan à frente do elenco e direção de Moacyr Góes; o espetáculo “RIMA”, de Antonio Nóbrega; os “Debates Eleitos”, elaborados por Michel Melamed reunindo historiadores, jornalistas e pensadores; e registros fotográficos de Cafi na exposição “Um Olhar Brasileiro”, realizada sob curadoria de seu filho, Miguel Colker.
Marco
O marco dos 200 anos da nossa independência oferece uma extraordinária possibilidade de comemoração e reflexão, fazendo com que, durante quatro dias, a cidade se transforme num centro de produção artística e intelectual. A importância histórica, sua singularidade e a criação de nossa identidade, advinda da mistura de povos e culturas diferentes, serão pensadas e vivenciadas por arte e debates, afirmando a nação diversa e original imaginada desde seu começo. “Esse é um momento para pensar o Brasil. Como chegamos aqui depois de 200 anos da independência e qual o futuro desse país tão lindo, criativo e desigual?”, provoca Bianca.
Para Bianca e Moacyr, o fundamental do projeto é comemorar o bicentenário a partir da ideia de que a cultura e a arte respondem por um país que é imaginado por todos. “E esta imaginação é determinada por uma coisa que é absolutamente incrível e inalienável, que é a diversidade da cultura brasileira. Este caldeirão de referências, raças, pessoas, pensamentos, posturas e manifestações artísticas são tanto a alma do espetáculo, quanto do evento. Se existe algo que nos define e defina o espetáculo é que a arte responde a alguma ideia de Brasil e que ela o faça por ser absolutamente diversa e diferente”, finaliza Moacyr.
UMA AVENTURA CHAMADA BRASIL – O MUSICAL [Grande Sala – 22/09 às 20h; 23/09 às 14h (escolas) e 20h; 24/09 às 15h30 – sessão com intérprete de libras]
Sob direção, texto e organização de Moacyr Góes, cinco atores-cantores, seis bailarinos e cinco músicos compõem a montagem inédita “Uma aventura chamada Brasil”, trazendo à cena um apanhado artístico sobre o país. E como encaixar 200 anos de vivências artísticas não seria possível num espetáculo de 1h30, a filtragem do repertório chegou a 23 canções adornadas por projeções, textos e poesias, tendo na personagem de Zélia Duncan a responsável por costurar a história, estimulando uma reverência à diversidade que constitui o país.
Com um recorte temporal, mas sem fazer uso de uma perspectiva historicista, o repertório inclui desde os primeiros registros fonográficos do Brasil, passeando pelos lundus, vindo da presença africana e que dá origem ao samba, e seguindo por um Brasil moderno, mas também um Brasil de litoral, da bossa nova, contemplando a Tropicália e o pagode; e ainda o country e o sertanejo, que Moacyr considera um Brasil profundo. “É tudo junto o tempo inteiro, não nos debruçamos sobre nada especificamente. Não é um drama linear. Tem dança afro, mas também temos o ‘Hino do Senhor do Bonfim’, que é exatamente uma tradução incrível de como o sincretismo mudou muita coisa. A perspectiva histórica se dá através da arte, desde música indígena, o fado, advindo da presença portuguesa, até o funk. Mas toda tradução é artística”, resume Góes.
“Moacyr e eu temos uma história longa, que vem desde a década de 1990, quando fiz a CAL pela primeira vez e o tive como professor. Sempre o admirei demais, por sua perspicácia, sua visão do palco, do ofício do ator e sua enorme sensibilidade. É um cara que gosta de pensar e ensa junto. Confio no seu olhar sobre o Brasil e por isso aceitei o convite com entusiasmo. O elenco é lindo e o tema interessa a todos nós. Pensar e lembrar que o Brasil é diverso e por isso tem beleza e singularidade, é matéria urgente de nossas vidas. A arte é antídoto e podemos mudar o rumo das coisas com amor, atitude e coragem”, reitera Zélia Duncan.
Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente no site da Cidade das Artes através da plataforma Sympla a partir do dia 19 de setembro e também 1h antes de cada apresentação na bilheteria do teatro. https://bileto.sympla.com.br/event/76843
EXPOSIÇÃO – “UM OLHAR BRASILEIRO” [Foyer da Grande Sala – 22 a 25/09]
Sob a batuta de Miguel Colker está “Um olhar brasileiro”, exposição fotográfica que reúne 15 registros minuciosamente selecionados dentre os mais de 70 mil realizados ao longo da trajetória profissional de Cafi (1950 – 2019). Com três curadorias no curriculum, quando foi convidado para assinar a deste evento o jovem artista teve a ideia de homenagear seu pai, levando em conta todo potencial artístico dos registros fotográficos do pernambucano, famoso pela criação das mais de 300 capas de LP’s de artistas nacionais. “Eu cresci com estas fotografias fazendo parte do meu campo visual de entendimento da vida, e elas criaram a dimensão que eu hoje tenho do que é ser brasileiro. Como desde 2020 venho catalogando e digitalizando a obra do meu pai, eu apenas dei continuidade no trabalho de me aprofundar nessas fotografias”, pontua.
ESPETÁCULO “RIMA” – ANTONIO NÓBREGA [Grande Sala – 25/09 – 19h]
Inédito no Rio de Janeiro, cidade onde Antonio Nóbrega não se apresenta desde 2016, o espetáculo “RIMA” foi construído pelo artista ao longo dos últimos anos, período em que se dedicava prioritariamente à construção de espetáculos de dança. Com o novo trabalho, Nóbrega aspira difundir a diversidade de modelos de estrofes e rimas criados pelos poetas populares, especialmente os da região nordestina, onde floresceu uma vasta gama de modalidades poéticas.
“Desde que tomei conhecimento da poesia popular brasileira, logo percebi que ela configurava um edifício simbólico de muitos andares”, analisa Antônio. Esse conhecimento se deu tanto por meio da sua convivência com repentistas e emboladores, quanto pela leitura das obras dos grandes escritores e documentadores da poesia popular como Leonardo Mota, Câmara Cascudo e Mário de Andrade.
No repertório do espetáculo estão canções compostas em parceria com os poetas e letristas Bráulio Tavares e Wilson Freire e o músico Rodrigo Bragança, além de obras de Violeta Parra (‘Volver a los Diecisiete’), Guerra Peixe (‘Mourão’) e Noel Rosa (‘Três Apitos’). Dentre as canções da apresentação está “Minha Voz não Silencia Porque Poeta não Cala”, lançada em agosto como single do novo álbum. Com ritmo acelerado e mensagem urgente, a letra se insere dentro do espírito do “Grito do Mundo” e reafirma o compromisso da canção com as questões do tempo em que vivemos. Link – https://bileto.sympla.com.br/event/76846
“DEBATES ELEITOS” POR MICHEL MELAMED [Teatro de Câmara, 24/09]
A cargo de Michel Melamed estão os “Debates Eleitos” da programação, uma série de encontros com diferentes representantes do pensamento brasileiro. Através de papos informais, brincando com a estrutura do debate eleitoral, cada um dos três debates contará com um(a) mediador(a) e cinco convidados(as). Todos ocorrerão no dia 24 de setembro, sábado, às 11h, 13h e 17h, na Cidade das Artes, terão público presencial e também serão transmitidos ao vivo via internet. No local haverá ainda um intérprete de libras.
“Cada mesa terá os temas formulados pelo mediador convidado. Mas, de maneira ampla, a ideia é pensar o país por ocasião do Bicentenário da Independência. Dentro dos limites de tempo, espaço, convidamos pessoas de diferentes áreas do pensamento comprometidas com a democracia. Queremos contribuir para a busca de caminhos para a reconstrução e fortalecimento da democracia no Brasil neste momento de tão grave ameaça”, sintetiza o artista curador.
No palco, seis púlpitos. No púlpito, destinado ao mediador(a), um pequeno globo cromado de bingo com números de 1 a 10. O(a) mediador(a) confeccionará dez perguntas relacionadas ao Bicentenário e ao país hoje. Elas serão numeradas de 1 a 10 e duas delas sorteadas para cada convidado. Réplicas e tréplicas são bem-vindas, tendo em mente que a duração de cada encontro é de até 90 minutos.
Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente no site da Cidade das Artes através da plataforma Sympla a partir do dia 19/09 para o ingresso presencial e também 1 hora antes de cada apresentação na bilheteria do teatro. Link – https://bileto.sympla.com.br/event/76847
11h – Debate Eleito: Cochicho do Ipiranga
1 – Carlos Fico (Titular de História do Brasil da UFRJ)
2 – Cecília Olliveira (Jornalista)
3 – Jota Marques (Ativista)
4 – Michel Melamed (Artista) – Mediador
5 – Michele dos Ramos (Instituto Igarapé – Segurança Pública)
6 – Viviane Mosé (Filósofa/ Educação/ Poesia)
13h – Debate Eleito: Amo o Brasil, mas não sou correspondido.
1 – Benny Briolly (Comissão Direitos Humanos Câmara Vereadores/ Ativista Trans)
2 – Gilberto Porcidonio (Jornalista e Cientista Social)
3 – Marcos Veras (Artista) – Mediador
4 – Miguel Jost (Doutor e mestre em Letras/ Políticas Públicas)
5 – Renata Tupinambá (Jornalista e ativista povos originários)
6 – Pedro Abramovay (Doutor em ciência política)
17h – Debate Eleito:Nada mais Brasil profundo que a pele.
1 – Cristina Serra (Jornalista política e meio ambiente)
2 – Elisa Lucinda (Artista) – Mediadora
3 – Laura Astrolábio (diretora A Tenda / Instituto e OAB Mulher)
4 – Leandro Demori (Jornalista)
5 – Rafael Soares (Jornalista)
6 – Tiago Rogero (Jornalista, criador do Projeto Querino)
SERVIÇO:
“AVENTURA CHAMADA BRASIL – INDEPENDÊNCIA E IDENTIDADES”
DATA: 22 a 25 de setembro (5ª feira a Domingo)
LOCAL: Cidade das Artes Bibi Ferreira
ENDEREÇO: – Av. das Américas , 5300 – Barra da Tijuca
TELEFONE: (21) 3325-0102
ENTRADA GRATUITA
HORÁRIOS:
UMA AVENTURA CHAMADA BRASIL – O MUSICAL [Grande Sala – 22/09 às 20h; 23/09 às 20h; 24/09 às 15h30 – sessão com intérprete de libras]
EXPOSIÇÃO – “UM OLHAR BRASILEIRO” [Foyer da Grande Sala – 22 a 25/09]
“DEBATES ELEITOS” POR MICHEL MELAMED [Teatro de Câmara, 24/09 – 11h, 13h e 17h
ESPETÁCULO “RIMA” – ANTONIO NÓBREGA [Grande Sala – 25/09 – 19h]
Ademais, veja mais:
Joice Terra apresenta show ao vivo do álbum ‘De(Vagar)’ gratuitamente no YouTube
Crítica | ‘Moonage Daydream’ é experiência cinematográfica musical e transcendental
Veja o novo clipe em animação do Kaialas | Preto de Azul
Você pode gostar
Cultura
Feira Carioquíssima realiza duas edições na Urca em junho com muito forró
Evento chega ao bairro nos dias 10 e 11 na Praia Vermelha e de 23 a 25 no Parque Bondinho do Morro da Urca
Publicado
3 dias atrásem
6 de junho de 2023Por
Redação
Depois de uma edição na Praça Paris no final de maio, a Carioquíssima na Roça volta para a Urca onde realiza duas edições em junho. No próximo final de semana, dias 10 e 11/06 (sábado e domingo), a feira vai para a Praia Vermelha, na Praça General Tibúrcio.
Além das oficinas e atrações infantis, como brincadeiras de argola, peixaria e boca do palhaço , haverá muita comida nordestina e típica de festa junina. Serão caldos, quentão e todos os doces e petiscos clássicos desta época.
Muita música e forró
Entre 14h e 19h entram em cena DJs de forró, música nordestina e MPB: no sábado DJ Taroba e no domingo DJ Xeleléu. Às 18h, a música ao vivo toma conta da praça com Mimoso, no sábado, e Forró da Josi no domingo.
Nos dias 23, 24 e 25/06 (sexta a domingo), a Carioquíssima na Roça sobe novamente o Morro da Urca, um dos mais belos e concorridos cartões-postais da cidade.
A saber, os DJs animam o evento de 10h às 17h: Xeleléu (sexta), Taroba (sábado) e Sérgio Feijó (domingo). Em seguida, a música ao vivo, às 15h, contará com as apresentações de Moyseis Marques (sexta), Estopim (sábado) e Conterrâneos (domingo).
Serviço:
Carioquíssima na Roça
Edições juninas na Urca/RJ
Praça General Tibúrcio – Praia Vermelha
10 e 11/06 (sábado e domingo)
14h às 22h – Entrada gratuita
Parque Bondinho – Morro da Urca
23, 24 e 25/06 (sexta a domingo)
9h às 19h – Entrada R$80 (nascidos e moradores de todo o Estado do Rio) e R$160.
https://bondinho.com.br/
Informações: producao@carioquissima.com.br
whatsapp 21 98643-5039


Mês do Orgulho | Confira 8 livros com protagonismo LGBTQIAP+

Crítica | Transformers: O Despertar das Feras

Irmãos Por Escolha | Filme sobre a rotina de cadetes da AMAN chega à Netflix

Feira Carioquíssima realiza duas edições na Urca em junho com muito forró
Cultura


Feira Carioquíssima realiza duas edições na Urca em junho com muito forró
Evento chega ao bairro nos dias 10 e 11 na Praia Vermelha e de 23 a 25 no Parque Bondinho...


Zona Franca | Espetáculo da Cia Suave com direção de Alice Ripoll estreia no RJ em temporada popular
O que acontece quando uma sociedade opta pela barbárie, pela guerra, e o indivíduo se surpreende impotente?


Cora do Rio Vermelho | Espetáculo passeia pela vida e a obra de Cora Coralina
Peça sobre a poeta, contista e doceira acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho, no Centro Cultural Justiça...


Anime Friends completa 20 anos e traz ao Brasil atores de séries japonesas dos anos 80
Takumi Tsutsui, o inesquecível ninja Jiraiya, será um dos convidados
Crítica


Crítica | Transformers: O Despertar das Feras
Sétimo da franquia é mais do mesmo, mas superior a outros


EO – O mundo visto pelos olhos de um burro
Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023


Benjamin, o palhaço negro | Uma homenagem ao primeiro palhaço negro do Brasil
Parece até piada que notícias como a do racismo sofrido pelo jogador de futebol Vini Jr. ou um aplicativo que...


Crítica | ‘Meu Vizinho Adolf’ uma dramédia impactante
'Meu Vizinho Adolf' aborda as consequências do nazismo em uma dramédia tocante.
Séries


Aruanas | Segunda temporada apresenta poluição urbana como o inimigo
Série original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo em coprodução com a Maria Farinha Filmes, acompanha a saga de ativistas ambientais


The Sympathizer – Nova série da HBO Max traz Robert Downey Jr.
Trailer mostra que o ator interpreta vários personagens.


The Acolyte | Ilha da Madeira é cenário de nova série Star Wars sobre os Sith
Destino português recebeu parte das filmagens de 'The Acolyte'


Belas Maldições – Neil Gaiman fala sobre trailer da 2º temporada
Série segue sem data de estreia mas agora temos noção de quando o trailer pode sair.
Literatura


Mês do Orgulho | Confira 8 livros com protagonismo LGBTQIAP+
Há uma obra que veio de pesquisas sobre a homossexualidade e as divindades mitológicas, texto sobre as vivências trans nas...


Conheça a biografia do controverso Vladimir Putin em HQ
Obra da Conrad é uma leitura importante para quem quer entender as complexidades da política russa e suas estratégias globais


A Voz do Tempo | Conheça a história real de uma paixão entre um padre beneditino e uma jovem aristocrata
Escritora Lenah Oswaldo Cruz transforma em autobiografia manuscritos que encontrou do pai sobre o romance que chocou as sociedades paulista...


A plenitude do ser: O guia para uma vida transformada | Conheça a filosofia de Tina Turner
"Acredito que cada um de nós nasce com uma missão particular, com um propósito de vida que só nós podemos...
Música


Leoni & Outro Futuro se apresentam no Circo Voador | Hoje é dia de Festa
Show celebra os 40 anos de carreira de Leoni e os 62 anos do artista


Itaipava Jazz & Blues Festival acontece em junho com atrações nacionais e internacionais
O Soberano Itaipava recebe a partir do dia 8 de junho a primeira edição do festival


Em Cantos de Oriṣà | Irma Ferreira lança seu novo álbum
Entre os Oríkìs e Àdúrás, o álbum mostra parte da beleza do repertório religioso afro-brasileiro do Candomblé, em uma junção...


Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha | Show acontece no Cesgranrio
No dia 02 de junho, a multiartista fará sua estreia na capital carioca
Tendências
- Cinema1 mês atrás
Crítica | Deixados Para Trás: O Início do Fim
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Beau tem Medo’ é bizarramente bom
- Cultura2 meses atrás
Abba The Show chega ao Brasil com turnê de 11 shows
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Herói de Sangue’ é destaque no Festival Filmelier
- Cinema2 meses atrás
‘Ninguém é de ninguém’ faz pré-estreia no RJ
- Música3 semanas atrás
Festival Halleluya 2023 acontece no Terreirão do Samba com entrada gratuira
- Cinema2 meses atrás
Crítica | A morte do demônio: A ascensão
- Música2 meses atrás
Francisco, el Hombre | Novo show da turnê de 10 anos acontece no Circo Voador