Saturday, August 15, 2020

Verão na Casa Firjan tem shows, oficinas e exposições

Verão na Casa, evento da FIRJAN. Vou à estreia, entro e visito a exposição imersiva sobre Futuros Possíveis. Um misto de informação e tecnologia que traz reflexões sobre os novos tempos. Enquanto isso, a criançada aprendia sobre reciclagem no gramado da casa, botando a mão na massa.

Saio e vou direto para outra sala onde assisto o documentário InnSaei da diretora e roteirista Hrund Gunnsteinsdottir. O filme fala sobre nossa atual sociedade, porém focando na necessidade de conexão com a natureza interior, a intuição. A habilidade de balançar e não cair. A utilização do fracasso como escada para novos caminhos e opções que aflorem o melhor que há em nós. A intuição como um freio para violência e estímulo para o amor, uma tábua de salvação nesta era tecno-narcisista. Após a exibição, uma dinâmica onde cada um escrevia uma palavra que tenha chamado atenção dentro do que foi assistido. Conexão, resistir, fracasso, escolhas, foram algumas delas. A partir disso, grupos foram formados a partir das palavras e formularam uma pergunta para ser enviada para Hrund.

Quando saí da dinâmica o show da Camerata Laranjeiras terminava, assim como a oficina dos Tapetes Contadores de Histórias. O evento seguiu com uma roda de conversa sobre futuro e propósito, grande temática do dia. Hamilton de Holanda e os rapazes da Camerata contaram um pouco sobre seus percursos e como fizeram da música um propósito. Deixaram ensinamentos como a importância de aceitar os erros, ter paciência para crescer gradualmente, e o cuidado com a auto cobrança. Ali do lado, a mostra Aquários contando com divisórias coloridas e vídeos com rápidos depoimentos sobre as possibilidades do futuro.

O evento será durante os fins de semana do verão, janeiro e fevereiro, março a confirmar. Vale a pena se você gosta de música, arte e cultura.

Serviço:
Casa Firjan – Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo, Rio de Janeiro
Ingressos · R$ 5 – R$ 10

Escreve o que achou!

Instagram