Em sua sexta edição, o Fórum Negro de Arte e Cultura – FNAC, que acontece de 19
a 22 de outubro na UFBA, vem com o tema Ibejiró: Arte e Cultura das Infâncias. A ideia é trazer para a roda de discussão a pluversalidade das estéticas negras no universos das infâncias, aqui inspirado poeticamente na divindade ibeji, do panteão mitológico e ancestral da cultura Iorubá.
A princípio, a proposta é evidenciar epistemes, práxis artísticas, pedagógicas e políticas públicas desenvolvidas por universidades, coletivos artísticos, instituições e agentes da sociedade civil que promovam a infância negrorreferenciada. Os debates sulerão em torno da infância negra e estratégias antirracistas para transformação dos currículos, produção de saberes e práticas dos cursos de Arte e suas perspectivas político-culturais na universidade. Como a universidade vem
contribuindo para reflexões em torno dessas temáticas?
Aliás, saiba mais sobre cultura negra no podcast abaixo, e siga lendo:
Para a Profª Drª Evani Tavares:
“o Fórum Negro De Arte E Cultura- FNAC, que acontece na UFBA desde 2017, busca ser um espaço propositivo e de discussão sobre a necessidade da UFBA, particularmente, nossas escolas de artes e humanidades, diversificar os referenciais teóricos e metodológicos dos currículos e suas práticas de modo contemplar as culturas negras e indígenas”
Se empenhando em trazer para a cena temas, identificados na prática acadêmica,
como estratégicos para a discussão etnico-racial na formação em artes, o FNAC
apresenta pesquisas, produções artístico-culturais e ações efetivas e qualificadas de conteúdos e teorias fundadas no universo e cosmovisão das culturas negras.
Serviço:
O quê: 6º FÓRUM NEGRO DE ARTE E CULTURA
Quando: 19 a 22/10
Que horas: 08:00 às 21:00
Onde: Universidade Federal da Bahia
Quanto custa: Gratuito
Informações? https://linktr.ee/Forumnegro