Conecte-se conosco

Notícias

Viva o aqui e agora – Carlos Henrique Viard Júnior

Os 9 passos para a atenção plena

Publicado

em

Tive a oportunidade de assistir uma palestra. Começou com uma pequena história sobre um discípulo em busca de um mestre que ensinasse a atenção plena. O buscador soube de um lugar e lá foi. Bateu na porta e foi atendido pelo próprio mestre.

Pediu para ser um discípulo, pois queria aprender a atenção plena. O mestre aceitou, mas disse a ele que teria que passar dez anos estudando e praticando. E que, após esse período, lhe faria uma única pergunta.

Passaram-se os dez anos. Naquela manhã, muita chuva caía. O buscador teve que botar botas, capa de chuva e casaco. Ficou pensando qual seria a pergunta. Havia estudado muito e sentia-se preparado para o que viesse.

Chegou ao templo, deixou suas coisas na entrada, bateu na porta e entrou.

O mestre então fez a pergunta: “Discípulo, antes de entrar, de que lado da porta você deixou suas botas?”.

Através de histórias como essa, e exemplos cotidianos, Carlos Henrique Viard Júnior deu sua palestra, ensinando como manter um estado de atenção plena, assim vivendo verdadeiramente. Nada de pensar no passado, que já foi. Ou no futuro que ainda não chegou. O que importa é o presente, estar no presente.

Carlos disse que sempre ouviu a frase “o tempo cura tudo”. Não, não cura. O que cura é amadurecer, aprender, ressignificar. E isso pode levar tempo. Citou Swami Shivananda: “Vida simples, pensamento elevado”.

Deu os nove passos para a atenção plena:

1 – A vida acontece no momento presente

2 – O momento presente é nesse instante

3 – Esse instante é aqui e agora

4 – Aqui e agora só é possível com respiração consciente

5 – Faça uma coisa de cada vez

6 – Tenha mente de principiante (atenção, curiosidade, cuidado)

7 – Liberdade dos condicionamentos

8 – Despertar do cuidado amoroso

9 – Reconexão com o Divino

Explicou que onde existe ego não existe amor e que o universo é a materialização do altruísmo. Krishna já dizia no Bhagavad Gita: “a mente é uma péssima senhora, mas uma ótima servidora”. O amor é fonte, caminho e meta. Quando encontrar alguém não pense no que aquela pessoa pode te oferecer, mas sim no que VOCÊ pode oferecer a ela, pois é dando que se recebe.

A palestra foi um oferecimento gratuito da Fundação Sai do Brasil, Organização Sathya Sai e Comitê Sudeste II.

Engrandecedora.

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cultura

Anime Friends completa 20 anos e traz ao Brasil atores de séries japonesas dos anos 80

Takumi Tsutsui, o inesquecível ninja Jiraiya, será um dos convidados

Publicado

em

Anime Friends

Os fãs das séries do estilo chamado tokusatsu, live-actions japoneses de super-heróis, uma febre no Brasil nos anos 80 estão em polvorosa. O Anime Friends, maior evento de cultura pop oriental da América Latina, acontecerá entre os dias 13 e 16 julho, no Anhembi, em São Paulo, e vai trazer pela primeira vez ao país alguns dos protagonistas de séries de sucesso que povoaram as TVs de tudo do passado.

A princípio, há confirmação das presenças de Mai Oishi, a Change Phoenix da série Esquadrão Relâmpago Changeman; Makoto Sumikawa, a Lady Diana de Spielvan; e Kiyomi Tsukada, a eterna Anrí de O Fantástico Jaspion. Além disso, os atores japoneses Takumi Tsutsui, o inesquecível ninja Jiraiya, e Takumi Hashimoto, que interpretou o personagem Manabu na mesma série, também estarão na edição comemorativa de 20 anos do evento, produzido pela Maru Division, e que deve reunir cerca de 100 mil pessoas.

Por fim, o público poderá conferir mais de 50 atrações nacionais e internacionais, e uma programação com bate-papos, áreas temáticas, exibição de animes, os tradicionais concursos de cosplay e muito mais.

SERVIÇO:

Anime Friends 20 Anos

De 13 a 16 de julho de 2023

Horários: Quinta-feira: das 10h às 21h | Sexta-feira e Sábado: das 10h às 22h | Domingo: das 10h às 21h

Local: Distrito Anhembi

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo

Ingressos: A partir de R$ 65,00 (meia-entrada | 3º lote)

Mais informações: https://animefriends.com.br/sao-paulo/ 

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências