Conecte-se conosco

Cinema

Você Não É Um Soldado | Luto, jornalismo e paternidade nas imagens de um fotógrafo de guerra

Publicado

em

Você Não É Um Soldado

O documentário “Você Não É Um Soldado”, produzido pela Elo Company e Rede Snack, com co-produção da Mistika, foi um dos títulos selecionados para a 28ª edição do Hot Docs, renomado festival internacional destinado ao gênero documentário que acontece anualmente no Canadá e um dos poucos que qualifica os vencedores ao Oscar. A estreia do filme no Brasil está prevista para o segundo semestre de 2021.

O longa-metragem vem de gravações e arquivos do fotógrafo André Liohn, brasileiro vencedor do prêmio mundial The Robert Capa Gold Medal Award 2011, que passou mais de 15 anos em coberturas de guerra. Profissional com créditos na imprensa global, como New York Times, Liohn sempre com a câmera nas mãos, registrou em vídeo diversos momentos da cobertura dos conflitos dos rebeldes contra o regime de Muamar Kadafi, na Líbia, e a ofensiva do exército iraquiano contra o ISIS em Mosul, no Iraque.

Paralelo

Primeiro longa-metragem internacional da diretora Maria Carolina Telles, “Você Não É Um Soldado” se aprofunda na relação do fotógrafo com a perda de colegas e a possibilidade da própria morte para o exercício da profissão. O paralelo entre as imagens dos conflitos e os diálogos com os filhos, conduzem a reflexões sobre a transformação da função do correspondente de guerra no jornalismo atual e da própria relação com a família e os traumas vividos.

“‘Você Não É Um Soldado’ é um filme que carrega a coragem de André Liohn além do risco da proximidade do conflito. A coragem de abrir sua intimidade e permitir uma visita a obscuridades de alguém que convive com a morte”, explica André Antunes, produtor executivo do longa.

“O projeto foi desenhado desde o início para um alcance global. O debate sobre o futuro do jornalismo é um dos grandes temas do século XXI, inclusive trazido à tona também por outra de nossas produções, o telefilme ‘A Verdade da Mentira’ sobre fake news. Além disso, André Liohn é um homem ‘sem terra’ e ‘sem raízes’, nascido no Brasil em situação difícil, cidadão norueguês e com filhos na Itália, sua casa é no Iraque e na guerra. Vivemos um momento da humanidade com mais de 80 milhões de deslocados (fonte UN) e com guerras, fome e pandemia os números só crescem.”, conta Sabrina Nudeliman Wagon, CEO da Elo Company.

A 28ª edição do Hot Docs acontece entre os dias 29 de abril e 09 de maio, de forma virtual, assim como a última edição, em 2020.

Anúncio
1 Comentário

1 Comentário

  1. CESARSALES

    23 de fevereiro de 2022 at 15:47

    vídeo não esta disponível, corrompido…

Escreve o que achou!

Cinema

Tá escrito | Filme com Larissa Manoela estreia em 14 de dezembro

Elenco e equipe contam, em coletiva de imprensa, detalhes sobre o filme.

Publicado

em

coletiva tá escrito

Tá escrito é o novo filme de Larissa Manoela, que estará nos cinemas em 14 de dezembro. O longa, que conta, também, com André Luiz Frambach, Karine Teles e Victor Lamoglia, é uma comédia com direção de Matheus Souza. A produção é da Paris Entretenimento em coprodução com a Globo Filmes e Globoplay, e tem distribuição da Paris Filmes.

A saber, a sinopse é a seguinte: Alice acha que os astros erraram com ela, até que um dia recebe um livro em branco, apenas com instruções que prometem que qualquer previsão astrológica escrita naquelas páginas se concretizará. Com o poder de influenciar a todos com as previsões que agora ela tem acesso, Alice se torna um fenômeno online, mas também deixa o mundo ao seu redor de cabeça para baixo.

Para exemplificar, fique com o trailer:

Astrologia

Na última segunda-feira (27), os atores Larissa Manoela, André Luiz Frambach e Karine Teles, e o diretor Matheus Souza participaram de uma coletiva de imprensa para falar um pouco sobre o filme. Além de falarem, claro, de sua ligação com astrologia. A protagonista, por exemplo, que é capricorniana, disse fazer sua revolução solar todos os anos. Já Frambach, aquariano, contou que não entendia muito sobre o assunto. Contudo, por causa do filme e por influência de Larissa Manoela, começou a conhecer.

Por falar em conhecer, Matheus Souza, o diretor, assim como André Luiz, conhecia o básico sobre astrologia. Porém, para escrever o filme (ele também é um dos roteiristas), estudou bastante em livros, vídeos e até conversando com pessoas ligadas à astrologia, estudiosas ou apenas amantes do assunto. Segundo ele, a escolha de conversar também com quem gosta do tema era para possibilitar o entendimento sobre astrologia para todos, e não somente apenas para quem entende profundamente. “É um filme identificável e diferente do que se vê hoje em dia.”, afirmou.

Karine Teles, leonina como o diretor, contou gostar muito de astrologia. Inclusive, disse fazer mapa astral anualmente há muito tempo. “Acho que é um jeito maravilhoso de a gente se conhecer, pensar a respeito da gente mesmo, das nossas relações, dos nossos familiares, dos nossos amores.”, disse a atriz.

poster ta escrito
Imagem: Divulgação.

Comédia para refletir

Tá escrito é declaradamente uma comédia. Todavia, Matheus Souza se preocupou, também, em levar uma mistura de gêneros para o longa. “É um filme que é um evento, porque há uma mistura de gêneros. Foi um esforço para resgatar o público para ir ao cinema assistir filme nacional.”, afirmou o diretor.

Karine Teles, que geralmente não faz comédias no cinema e na televisão, agradeceu por ter sido convidada a fazer esse filme, já que é fã do gênero. Segundo ela, a comédia é um canal de debate. “É um filme que vai trazer muitas reflexões. Acho que rir é um jeito muito bom de pensar sobre a vida, sobre o mundo.”, disse.

Além disso, a atriz ainda disse que é um filme que fará rir pessoas de todas as idades. Inclusive, ela contou que um dos motivos de entrar nesse projeto foram seus filhos, Artur e Francisco. Além de ser um filme que, finalmente, os dois poderão assistir, que já muitos dos trabalhos que faz não são para a idade dos gêmeos, os meninos deram força para a mãe quando ela contou que Larissa estaria no elenco. “A gente já tinha assistido outros filmes da Larissa juntos e quando falei que fui chamada para fazer um filme com ela, eles falaram: ‘Mãe, você tem que fazer’.”, contou.

Larissa Manoela

Sobre a estrela do filme, Karine ainda disse que ficou muito feliz em ver o nível de profissionalismo da atriz. Segundo a atriz, que interpreta a mãe virginiana de Larissa em Tá escrito, Larissa Manoela é muito profissional, séria e dedicada. Além disso, contou Karine, a jovem atriz também é muito comprometida com o trabalho e com as pessoas. Por isso gostou muito de trabalhar com Larissa.

Quem também ficou feliz de trabalhar com a atriz foi André Luiz Frambach. Noivo de Larissa na “vida real”, o ator, que já dividiu a tela com Larissa em Modo avião, conta que adorou a experiência. “É incrível trabalhar com o que a gente ama, que é a arte. E é mais incrível ainda trabalhar com o que a gente ama com quem a gente ama.”, afirmou.

Para Larissa também foi muito especial estar com André Luiz em cena. E, assim como os outros presentes na coletiva, a atriz está muito feliz com o resultado e ansiosa para que as pessoas vejam o filme, que traz diversos aspectos da vida que todas as pessoas passam.

Ficha técnica

TÁ ESCRITO

Brasil | 14 de dezembro de 2023

Direção: Matheus Souza 

Roteiro: Matheus Souza, Thuany Parente e Mariana Zatz

Elenco: Larissa Manoela, André Luiz Frambach, Caroline Dallaros, Victor Lamoglia, Kevin Vechiatto, Richard Abelha, Hamilton Dias, Emira Sophia, Vittoria Tosi , Thuany Parente.

Participações especiais: Karine Teles e Cazé Pecini.

Produção: Paris Entretenimento 

Coprodução: Globo Filmes e Globoplay

Distribuição: Paris Filmes

Por fim, leia mais:

Quais são os quatro medos que nos impedem de viver? Novo livro da Principium ajuda a identificar e compreender

Xuxa é a artista homenageada da 10ª edição da CCXP 2023

Panini promove sessão de autógrafos e muito mais na CCXP 2023

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências