13 sentimentos é o novo longa-metragem de Daniel Ribeiro, que também dirigiu Hoje eu quero voltar sozinho, sucesso de crítica e público. A saber, o filme entra em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 13 de junho.
Artur Volpi é o protagonista João, um jovem cineasta que termina um relacionamento de 10 anos, mas que mantém uma amizade próxima com o ex-namorado. Contudo, a busca por um novo amor o leva a conhecer Vitor (Michel Joelsas), por quem se apaixona à primeira vista. Aos poucos, o cineasta vai tentando controlar o relacionamento entre os dois, como se fosse um filme que estivesse construindo.
Ponto de partida
Daniel Ribeiro parte de uma experiência bastante pessoal para construir o filme. Inspira-se no fim de seu relacionamento com o também diretor Rafael Gomes, cujo longa 45 dias sem você é o retrato ficcional dos sentimentos que vivenciou após o término com o ex-companheiro. A resposta de Daniel vem agora com 13 sentimentos que, ao lado de Hoje eu quero voltar sozinho, compõe uma trilogia sobre os sentimentos e relacionamentos. Além disso, a trilogia será encerrada com Amanda e Caio, sobre um casal transgênero interpretado por Alice Marcone e Gabriel Lodi.
Daniel aponta que o escapismo é um dos temas caros ao cinema. Nesse sentido, a arte também serve como um mediador disso. Assim, o protagonista João vai utilizar o fato de ser roteirista para criar uma versão da sua vida que seja perfeita.
Amor como tema
Filmado em 2023, Ribeiro ressalta que “era um momento em que pessoas LGBT+ estavam voltando a respirar aliviadas depois de um período sombrio, de tensão e insegurança sobre o futuro. Acho que o filme traz esse sentimento de esperança, de um Brasil em que a diversidade é possível, onde todos podem viver sem medo de ser quem são.”
Além do registro de uma contemporaneidade onde muitas dinâmicas são ditadas pela tecnologia, 13 sentimentos é também um filme que retrata a busca do amor, um sentimento tão universal, do ponto de vista de um personagem gay. Traz para as telas a diversidade de experiências humanas e a pluralidade dos relacionamentos homoafetivos de uma forma em que todo público consegue se enxergar e se relacionar.
Diversidade
O elenco do longa-metragem, assim como as personagens, prima pela diversidade, um traço característico dos filmes de Ribeiro. Inclui nomes da nova geração de atores e atrizes que se destacam no cinema e televisão brasileira. Volpi, por exemplo, é conhecido por seu papel na série Segunda Chamada. Já Michel Joelsas se destacou em O ano em que meus pais saíram de férias e Que horas ela volta?. Marcos Oli, que faz Chico, ganhou reconhecimento em Malhação e na série As Five. Julianna Gerais, interpretando Alice, é lembrada por Todxs Nós. Igor Cosso, como Leo, atuou em Salve-se Quem Puder. Cleomacio Inácio (Martin) é conhecido pelo musical cult Tatuagem e a peça A herança. Já Sidney Santiago (Hugo) ganhou destaque em Rensga Hits! e está no elenco do filme sobre Sidney Magal, Meu sangue ferve por você.
Na equipe artística, o longa conta com direção de fotografia de Pablo Escajedo (“O Guri”), montagem de Cristian Chinen (“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”), direção de arte do estreante João Vitor Lage e a trilha sonora de Arthur Decloedt (“Coisa Mais Linda”, “La Parle”). A produção do longa é assinada por Daniel Ribeiro, Diana Almeida (“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, “Veríssimo”) e Fernando Sapelli (“Raquel 1:1”, “La Parle”).
Ficha Técnica
13 SENTIMENTOS
Brasil | 2023 | 100min | Romance
Direção: Daniel Ribeiro.
Roteiro: Daniel Ribeiro, Rafael Gomes.
Elenco: Artur Volpi, Michel Joelsas, Cleomacio Inácio, Igor Cosso, Julianna Gerais, Marcos Oli, Sidney Santiago.
Produção: Lacuna Filmes, Claraluz Filmes, Canal Brasil e Telecine.
Distribuição: Vitrine Filmes.
POR FIM, LEIA MAIS:
‘Bandida – A Número Um’ ganha nova data de estreia
‘A alegria é a prova dos nove’ provoca e analisa tabus | Crítica