Nos dias 9 e 10 de abril, o É Tudo Verdade 2024 – 29º Festival Internacional de Documentários apresenta, em parceria com a Cinemateca Brasileira, a 21ª Conferência Internacional do Documentário. Serão quatro encontros, com entrada franca, na Sala Oscarito da Cinemateca. A entrada é gratuita, com a distribuição de ingressos iniciada uma hora antes do início de cada mesa; painéis são sujeitos à lotação da sala.
A conferência abrirá às 10h do dia 9, por uma master class do cineasta britânico Mark Cousins, em sua primeira visita ao país. Cousins também será homenageado por uma retrospectiva durante o festival. Já a mesa de encerramento celebrará, às 14h30 do dia 10, o centenário de nascimento do fotógrafo e documentarista húngaro, radicado no Brasil, Thomaz Farkas (1924-2011). Uma retrospectiva com quatro filmes com direção de Farkas e dois retratos fílmicos dele será exibida pelo festival, dentro da iniciativa Viva Thomaz Farkas.
Programação
9 de abril
10h: Master class com Mark Cousins
Crítico e cineasta, Mark Cousins recebeu, em 2021, da Academia Europeia de Cinema, o prêmio inédito por Innovative Storytelling. O É Tudo Verdade 2024 celebra, com uma retrospectiva, sua obra de documentarista, exibindo filmes como Uma História de Crianças e Filmes e Os Olhos de Orson Welles.
14h30: O Brasil no cinema de Claude e Dina Lévi-Strauss
Conversa entre o estudioso do cinema Carlos Augusto Calil e a antropóloga Luísa Valentini. Vai abordar os diferentes aspectos dos curtas-metragens rodados pelos Lévi-Strauss em suas incursões por Mato Grosso e Rondônia para estudar a cultura dos povos guaicuru e bororo, no período em que viveram no Brasil, na segunda metade dos anos 30.
18h: Homenagem aos 50 Anos da Revolução dos Cravos
Projeção especial do documentário As Armas e o Povo, de 1975.
20h: Homenagem aos 50 Anos da Revolução dos Cravos
Projeção especial de Outro País, de Sérgio Tréfaut, de 2000.
10 de abril
10h: 50 anos da Revolução dos Cravos
Conversa com Anna Glogowski e Sérgio Tréfaut sobre a revolução que pôs fim a 40 anos de ditadura em Portugal. O debate é feito a partir de dois filmes polifônicos: um rodado coletivamente, por dez equipes de filmagem, e outro que reúne imagens de arquivo de diversas proveniências.
14h30: Thomaz Farkas, 100
Debate sobre a produção do fotógrafo Thomaz Farkas. Estarão presente Eduardo Escorel, Jorge Bodanzky, Rubens Fernandes Junior e Walter Lima Júnior. A mediação será de Maria Dora Mourão.
Serviço
21ª Conferência Internacional do Documentário
Data: 9 e 10 de abril de 2024 (terça e quarta-feira)
Local: Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – São Paulo/SP
Ingressos: Distribuição iniciada uma hora antes do início de cada mesa
POR FIM, LEIA MAIS:
Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano abre inscrições