Conecte-se conosco

Cinema

8º Panorama Digital do Cinema Suíço faz live com os diretores Kleber Mendonça e Basil da Cunha

Publicado

em

basil da cunha filmicca
Basil da Cunha, que é convidado de honra (virtual) do 8º PANORAMA DIGITAL DO CINEMA SUÍÇO e assina a direção de “O Fim do Mundo”, filme destaque entre os longas da programação do evento, participará de uma live no instagram do CineSesc, dia 03 de setembro, às 20h. O bate-papo contará também com o cineasta Kleber Mendonça Filho, autor dos filmes “Bacurau” (Prêmo do Júri do Festival de Cannes em 2019), “Aquarius” e “O Som ao Redor”.
A princípio, durante a live, os diretores irão conversar sobre diferentes temas. Dentre eles, o cinema marginal, o cinema do real e a antiutopia, acerca de seus processos de filmagem, similaridades e diferenças entre o filmar na Europa e na América Latina. Além disso, discutirão a importância da escolha das locações no processo fílmico e a experiência de dirigir não atores.A mostra é uma realização do Consulado da Suíça em São Paulo e do Sesc São Paulo. Em parceria com a agência de cinema SWISS FILMS e apoio do festival de cinema suíço Journées de Soleure. O festival, neste ano, apresenta 14 filmes e dois programas de curtas, que serão exibidos gratuitamente na plataforma Sesc Digital. Enfim, para assistir, basta acessar sescsp.org.br/panoramasuico. O evento segue até o dia 6 de setembro.

Fim do Mundo

“O Fim do Mundo”, longa lançado em 2019, estreia na programação no dia 3 de setembro e fica em cartaz até o dia 5 de setembro. Com uma forte temática social, o filme conta a história de Spira, um jovem que passou 8, dos seus 18 anos, em um reformatório. Porém, está de volta à Reboleira, uma favela localizada em Lisboa.  O diretor, Basil da Cunha, que viveu no bairro da Reboleira criou laços de amizade duradouros com seus moradores. Então, tornou seus companheiros de rap protagonistas do filme – jovens das periferias das grandes cidades em todos os continentes, que lutam por sua existência e seus sonhos.

“O Fim do Mundo”, além do seu valor intrínseco, como obra fílmica, traz uma marca representativa do cinema contemporâneo suíço, as diferentes origens de seus diretores. Ou seja, uma mescla de cineastas consagrados e mais jovens. Estes últimos, ao abrirem novas fronteiras cinematográficas, incorporaram novos territórios, cores e línguas, renovando o cinema helvético, como é o caso do próprio Basil da Cunha, suíço-português.

Inclusive, este é o segundo longa-metragem do diretor. Recebeu excelente críticas e foi considerado por alguns como uma pequena obra-prima. Além disso, foi o único filme suíço em competição no Festival de Locarno, em 2019. Por fim, em 2020, recebeu o prêmio da Academia Suíça de Melhor Fotografia.

SERVIÇO

LIVE KLEBER MENDONÇA FILHO E BASIL DA CUNHA
Quando: Quinta-feira, dia 03 de setembro, às 20h
Onde: Instagram do CineSesc (@cinesescsp) – instagram.com/cinesescsp

8º Panorama Digital do Cinema Suíço

Quando: De 27 de agosto a 6 de setembro. 
Onde: Exibições gratuitas na plataforma Sesc Digital: http://www.sescsp.org.br/panoramasuico
*A saber, o Vivente Andante recebeu o convite para ver antes alguns dos principais filmes do Panorama Digital do Cinema Suíço. Leia as críticas de O Vento MudaContrapor e Meu Primo Inglês. E, afinal, do filme de Basil da Cunha que se passa na favela da Reboleira, em Lisboa, O Fim do Mundo.

Ademais, veja o filme completo “Na Beira”:

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings (31/03 – 02/04)

Os destaques dessa semana são a série ‘O Poder’ da Prime Video, a segunda temporada de ‘O Rei da TV’ e a primeira de ‘Kindred’ no Star+

Publicado

em

Mais um final de semana chegando recheado de séries novas para todos os gostos. Tem muita coisa interessante, então vale conferir todos os trailers. No final, conte-nos as estreias que mais te interessaram lá nos comentários!

O Poder T1 – Prime Video

Algumas adolescentes pelo mundo começam a desenvolver poderes misteriosamente, que lhes permitem manipular a eletricidade. Agora, Margot (Toni Collete), Roxy (Ria Zmitrowicz) e Allie (Halle Bush) decidem explorar esse novo poder . Com uma mistura de drama, ação e um mundo de fantasia, O Poder é mais uma série exclusiva da Prime Video.

Wellmania T1 – Netflix

Liv sempre aproveitou a vida sem pensar no amanhã. Até que um problema de saúde a leva a uma jornada de bem-estar. Ela está determinada a melhorar. Não importa o preço. A humorista australiana Celeste Barber protagoniza esta comédia dramática e ácida, baseada no livro de Brigid Delaney.

Emergência: Nova York (Série documental) – Netflix

Esta série documental acompanha profissionais de saúde na luta constante para equilibrar a pressão do trabalho com as exigências da vida pessoal em Nova York.

Instável T1 – Netflix

Um homem introvertido precisa trabalhar com seu excêntrico e bem-sucedido pai, que está à beira de um desastre pessoal e profissional.

Marinheiro de Guerra (Minissérie) – Netflix

Em meio à Segunda Guerra Mundial, dois marinheiros enfrentam situações terríveis em um navio norueguês enquanto lutam para sobreviver. Estreia dia 2 de abril.

Kill Boksoon – Netflix

Quando assassinos ditam as regras, os segredos assumem o comando. Conheça os assassinos mais implacáveis neste suspense eletrizante.

Rye Lane: Um Amor Inesperado – Star+

Dois jovens de vinte e poucos anos que se conectam ao longo de um dia agitado no sul de Londres. Eles se ajudam a lidar melhor com o ex de cada um, e acabam voltando a acreditar no amor.

O Rei da TV T2 – Star+

O apresentador, o empresário, o candidato, o refém. Todas as faces de Sílvio Santos estão na segunda temporada de O Rei da TV.

Kindred: Segredos e Raízes T1 – Star+

Quando Dana, uma jovem negra e aspirante a escritora, começa a se estabelecer em sua nova casa, ela se vê viajando entre o passado e o presente, surgindo em uma plantação do século XIX e confrontando segredos que ela nunca soube que corriam em seu sangue.

Vozes em Ascensão: A Música de Wakanda para Sempre (Série documental) – Disney+

Uma série documental sobre todo o processo de criação da trilha sonora de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

Por último, leia mais:

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Crítica | ‘Urso do Pó Branco’ se beneficia de um humor mais cartunesco

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências