Marcada por uma versão repleta de mulheres, vai ao ar neste domingo (28) às 14h a oitava edição do Festival Terra do Rap, que devido a pandemia, ganhou uma versão on-line com exibição no Youtube. A princípio, o projeto, que possui programação até abril, busca propor integração, motivar o diálogo e a troca de saberes entre artistas do território lusófono através da cultura urbana.
A abertura do evento, que acontece neste domingo, traz uma apresentação feita exclusivamente por elas. “Fita Misturada On-line” é o título do show que contará com 15 artistas e uma programação de 8 horas de duração. Performances das rappers Thai Flow (ex- stripper), Juju Rude (de Parada de Lucas), Cold Jas (angolana residente no Rio), ABronca (dupla da favela do Vidigal), Kaê Guajajara (rapper indígena da Aldeia Maracanã) e das poetas Viviane Laprovita (também artista visual, de São João de Meriti) e Andrea Bak (integrante do Slam das Minas) são as mais esperadas.
A programação contará também com oficinas, debates, lançamentos, prêmios e será comandada pela comunicadora Natália Brambila, nascida e criada na comunidade do Jacarezinho e pela DJ Tamy, que já se apresentou em lugares como GNT, Canal Bis, Multishow, TV Brasil e está presente no festival desde a primeira edição em 2013.
Aliás, conheça Negra Jaque:
Para Vinicius Terra, produtor e idealizador do evento que é também rapper, professor de Português/Literatura, articulador cultural e pioneiro na cena do rap nacional quando se fala de lusofonia, a nova edição do festival está mais inclusiva e possibilitando maior envolvimento e abrangência dos artistas.
“A cena mais criativa e original tem vindo da ala feminina no rap. Há uma preocupação estética pautada na quebra de paradigmas sociais impostos desde sempre ao papel da mulher. Percebi que boa parte das mulheres convidadas para esta edição não possuem a facilidade de produzir (sobretudo no atual contexto em que não temos mais shows) lives remuneradas ou com uma estrutura digna para alcançar novos públicos e propagar sua arte com o merecido alcance. Resolvemos que a abertura do Festival deste ano fosse com o maior número possível de mulheres do rap lusófono residentes no Rio de Janeiro”. Avalia o idealizador.
Com o objetivo de dar visibilidade e unir novos talentos dos países de língua portuguesa, já passaram pelo Festival Terra do Rap, nomes de Angola e Portugal como Capicua, Eva RapDiva, Sam The Kid, Allen Halloween e MCK, assim como os rappers BK, Rodrigo Ogi, Don L, Luccas Carlos, Sain entre outros.
Terra
“Os artistas convidados para esta edição são, em sua maioria, grandes talentos ainda sem grande alcance nesse mundo de algoritmos, busca por views e engajamentos na internet. Promover este ano o encontro de novas vozes, ainda invisíveis ao streaming nos diversos apps de música é poder não só amplificar essas vozes, mas aproximá-las também neste intercâmbio sobre o que cada um pode contribuir no tocante a novas formas de propagar e promover a sua própria arte”, informa Vinicius Terra.
O evento pode ser acompanhado através do Youtube em: https://youtube.com/c/TERRADORAP
No Instagram é possível ficar por dentro das notícias, novidades, conhecer os participantes e mais. Acesse: https://instagram.com/terradorap?igshid=18558idh7qrgy .
Por fim, confira abaixo a programação completa:
Show de Abertura “Fita Misturada On-line”
Dia 28 de fevereiro de 14h às 22h
Mestres de Cerimônia: DJ Tamy & Natália Brambila
Performances:
Thai Flow | Juju Rude | Lis Mc | Cold Jas | Ikinya | A Bronca | Helen Nzinga | Kaê Guajajara | SoulFull | Afrodite BXD
Participação das Poetas:
Víviane Laprovita | Andrea Bak | Winona Evelyn | Sabrina Azevedo | Sabrina Martina
Debates
Sessão Ideias & Ideais às 20h
Segundas & Quartas 08,10,15,17,22,24,29,31 de Março
Oficinas
Sessão Ciência da Consciência às 20h
Terças & Quintas 09,11,16,18,23,25,30 de Março e 01 de Abril
Lançamentos
09 de abril
*Videoclipe/Cypher
*Mixtape Terra do Rap, com registros produzidos durante o festival (músicas)
Lives
Fita Misturada On-Line
17 e 18 de abril
Encerramento
22 de abril
Prêmio Terra do Rap – Personalidades da Nova Lusofonia
Lançamento da Galeria Lusófona de Arte de Rua (street view)
Ademais, veja mais:
Enfim, Antônio e Comitiva caminhando com São Benedito pela música e a fé
Afronta! Facing it! Rincon Sapiência e a força do Afrorap
Afinal, Jamming | Clássico de Bob Marley ganha remix com Tropkillaz e a nigeriana Tiwa Savage