A partir do dia 29 de junho às 21h o Teatro Poeirinha recebe por dois meses, de 5ª a domingo, uma dupla jornada cênica do CPX Negra Palavra, apresentando paralelamente os espetáculos Pelada – A hora da gaymada (leia aqui nossa crítica), sob direção de Orlando Caldeira, e Negra Palavra – Solano Trindade, com direção do idealizador e roteirista Renato Farias e Orlando Caldeira.
Pelada se apresenta como espetáculo de teatro com números de circo e musical, com foco na comédia para contar uma típica história do subúrbio carioca que mescla a cultura da população heterossexual e LGBTQIAPN+.
Negra Palavra I Solano Trindade
Por outro lado, Negra Palavra I Solano Trindade transforma em teatro através da pesquisa chamada poema-em-cena a vida e a obra do poeta pernambucano, ativista político, ator de cinema, artista plástico,pesquisador de culturas populares e homem de teatro.
O espetáculo redimensiona a poesia de Solano, dando um basta a seu apagamento histórico. Corpo, música e poesia se entrelaçam para representar uma só história: tanto a do poeta, em seu tempo, como a dos homens negros contemporâneos, aqui e agora. “O maior desafio – e creio que, também, a grande força desse trabalho – veio da percepção de que as poesias de Solano são profundamente atuais”, afirma Renato Farias, roteirista e um dos diretores do espetáculo.
Encenada originalmente por 10 atores antes da pandemia, o elenco passou por uma adaptação na retomada em 2021. A atriz Leá Cunha fez a transição de gênero durante o período em que as atividades culturais estavam suspensas em 2020 e, assim como nasceu socialmente, nasceu também no elenco do espetáculo. Poeticamente, podemos dizer que ganhamos a representação da figura mais importante da vida de Solano Trindade, Margarida, sua esposa.
SERVIÇO:
CPX NEGRA PALAVRA em DOSE DUPLA / TEATRO POEIRINHA
Temporada: 29 de junho a 27 de agosto
Não haverá apresentação nos dias 22 e 23 de Julho –
“PELADA – A HORA DA GAYMADA”
Quintas e sextas, 21h.
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
“NEGRA PALAVRA – SOLANO TRINDADE”
Sábado, 21h; Domingo, 19h.
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Onde: Teatro Poeirinha
Endereço: Rua São João Batista, 104 – Botafogo
Ingressos: R$ 60 (inteira) R$ 30 (meia-entrada)