“Loucas em Apuros” (Joyride) é um filme de comédia estadunidense, daquele estilo besteirol, que se destaca por sua abordagem crítica ao preconceito com sul-coreanos e chineses (e até asiáticos como um todo). É politicamente incorreta e até surpreendente com uma direção habilidosa de Adele Lim, roteirista de “Podres de Ricos”.
A trama acompanha um grupo de quatro mulheres e seus processos de descoberta interior e da vida enquanto embarcam em uma aventura para a China à procura da mãe biológica de uma delas. O talentoso elenco conta com Stephanie Hsu, Ashley Park, Sherry Cola e Sabrina Wu. Essa equipe consegue proporcionar boas risadas em tantas situações non sense pelas quais passam. As habilidades cômicas são complementadas pela química entre os personagens, resultando em momentos bem divertidos.
Sabrina Wu como a personagem “Olho de Peixe Morto” agrada bastante com sua ingenuidade e necessidade de aceitação. No entanto, o grande mérito de “Loucas em Apuros” reside na sua habilidade de abordar questões sociais importantes, como o preconceito com coreanos e chineses, e, principalmente, a amizade, com seus desafios e alegrias. O filme, em seu subtexto, apresenta um olhar crítico sobre os estereótipos culturais, e consegue mostrar a complexidade e humanidade dos personagens envolvidos.
Piadas sexuais
As cenas onde o grupo se transforma em uma banda de K-Pop são bastante engraçadas e contam com uma cena chocante e hilária. As piadas que envolvem sexo são muitas, importante ressaltar, e trazem uma mensagem clara de liberdade feminina. Porém, apesar de ter muitas referências ao K-Pop, que atinge muitas crianças e adolescentes, o filme é mais indicado para maiores de idade. A questão das drogas também é abordada de forma que até pode ser visto como apologia, mas pe algo bem comum nesse tipo de filme, que lembra o estilo de “Se Beber, Não Case”, mas com mulheres protagonistas.
Por trás de todas as risadas e situações absurdas, “Loucas em Apuros” se propõe a desafiar as percepções preconceituosas enraizadas na sociedade. Exalta a diversidade cultural e como nossas diferenças podem e devem ser motivo de união e compreensão, em vez de divisão. O filme cumpre a missão de fazer rir e ainda por cima fornece pílulas de cultura chinesa e sul-coreana.
Aliás, veja o trailer em seguida, e siga lendo:
Afinal, para quem gosta de filmes produzidos por Seth Rogen, é uma boa pedida. “Loucas em Apuros” chega aos cinemas brasileiros em 3 de agosto, com sessões antecipadas a partir de 20 de julho.