“A Cera”, maior sucesso da banda O Surto, gravou sua presença na memória coletiva do Brasil. Carinhosamente famosa com seu apelido coloquial, “Pirou o cabeção,” esta canção vive um ressurgimento nostálgico através de diversas plataformas de mídia social.
Dessa forma, vem desencadeando uma onda de sentimentalismo que impulsionou o consumo digital da faixa em impressionantes 37%.
Traçando outra trajetória, o Instagram também testemunha um paradigma ilustrativo desta fusão artística pode ser apreciado aqui:
Imersa nas crônicas de “Todo Mundo Doido,” o álbum que viu a luz do dia no ano de 2000, “A Cera” veio muito a partir de Reges Bolo, a voz ressonante por trás da canção, e que fez a composição. Contudo, infelizmente, Reges faleceu em 24 de abril de 2023, com 52 anos.
No entanto, seu legado reverbera por aí. Em 2021, durante uma transmissão ao vivo na página do Facebook do Juntos Podcast, a gênese de “A Cera” foi revelada. Ele se inspirou na esposa, que se tornaria a mãe de sua filha, Natália. Confira aqui: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=894310598082180https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=894310598082180
A própria Natália, que é a funkeira conhecida como Natralhinha, fez uma postagem no Twitter sobre essa história.
“meu pai, rockeiro, conheceu minha mãe que amava um rolezin do tipo, se apaixonou, fez uma música pra ela sobre esse dia, eu nasci, e foi hit do verão do começo dos anos 2000 UM ROSTO LINDO E UM SORRISO ENCANTADOR E UM JEITINHO DE FALAR Q ME PIROOOOIOOOU”, escreveu ela no post, em 27 de maio deste ano.
O Surto teve seu auge em 2001 quando se apresentou no Palco Mundo do Rock In Rio, no mesmo dia do Red Hot Chili Peppers e fez um grande show, no qual, inclusive, estive presente. Cantaram seu maior sucesso várias vezes gerando grandes catarses no público que cantava junto a música inteira. Foi lindo.
Por fim, para aqueles que anseiam mergulhar na cadência nostálgica da herança roqueira do Brasil, a playlist “Rock BR é Universal” no UMusicPlay se apresenta como um portal: https://umusicplay.lnk.to/rockbr.
Por fim, confira o clipe clássico: