Augúrio, longa de estreia do congolês Baloji, é o grande vencedor da 15ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico. O filme, que levou o Troféu José Mojica Marins, é pré candidato ao Oscar representando a Bélgica, país onde o diretor mora.
A Cerimônia de Premiação aconteceu na noite do dia 09 de dezembro, no Museu da Imagem e do Som SP. O júri foi formado por Chris Oosterom, diretor do Imagine Fantastic Film Festival em Amsterdã, Jill Gillespie, pós-produtora na Vitrine FIlmes, e Rocio Moreno, produtora e programadora do Fancine – Festival de Cinema Fantástico de Málaga. ALém disso, Augúrio levou o prêmio de melhor direção em Sitges, o New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023.
Vencedores
O prêmio de melhor direção foi para Agustín Carbonere, do longa “O Santo”. Já o de Melhor Roteiro foi para Departamento Editorial De Exploração Espacial. Além disso, o prêmio de Melhor Atriz foi para Belén Rueda, do filme A Capela, e de Melhor Ator, para Roberto Suárez, do filme O Santo.
FANTLATAM
A FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantastico também anunciou os vencedores do principal prêmio do cinema fantástico latino, que reconhece as melhores obras do cinema de gênero da América Latina. O representante FANTLATAM CINEFANTASY longa-metragem foi para A Casa da Árvore, de Flávio Ermínio (Brasil). Já o representante FANTLATAM CINEFANTASY curta-metragem foi para Procuro Teu Auxílio para Enterrar um Homem, de Anderson Bardot (Brasil).
O evento contou ainda com a primeira premiação da aliança entre as federações Méliès International Festivals Federation (MIFF) e a FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantastico, intercâmbio inédito entre o cinema fantástico europeu e o latino-americano, firmado no painel Blood Window, do Ventana Sur 2022. A entrega dos troféus para os melhores filmes de curta-metragem do universo fantástico foi feito pela Presidente da FantLatam, Monica Trigo, pelo Presidente da Méliès – Federação Internacional de Festivais de Cinema Fantástico, Chris Oosterom e por Javier Fernandez Cuarto, diretor do Programa Blood Window, no Ventana Sur.
Você pode conferir a lista completa dos vencedores aqui.
Por fim, leia mais:
Caixa Cultural exibe Mostra Herzog
Puan: Confira entrevista exclusiva com elenco e diretor do sucesso argentino
Filmes de Helena Solberg estão disponíveis gratuitamente na Spcine Play