A peça em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro até o dia 19 de maio é uma bela, atual e criativa homenagem ao Teatro de Revista.
Revista é um gênero de teatro, muito popular no Brasil no início do século XX, caracterizado por esquetes, teor político, números musicais e humor com uma linguagem muito atual. Isso porque o formato utiliza acontecimentos recentes para trabalhar a comicidade, transitando sem necessária conexão com o quadro anterior, como se folheasse uma revista, daí o nome. Apesar do uso de acontecimentos atuais, o formato teatral ficou marcado no Rio de Janeiro das décadas de 1920, 1930 e 1940, devido à quantidade de casas no centro que exibiam essas apresentações. Assim, algumas características ficaram muito marcantes nesse gênero, como números de vedetes cantando marchinhas de Carnaval, por exemplo. Alguns desses quadros se tornaram emblemáticos, representando uma época efervescente na cultura carioca.
A Arte de Manter a Atualidade
‘Os Bruzundangas’ utiliza o livro de crônicas de Lima Barreto como texto para a montagem. Através de uma dinâmica musicada faz uma linda homenagem ao Teatro de Revista com seus elementos principais presentes de forma inteligente e cativante. A dificuldade desse tipo de construção é manter a atualidade sem abandonar o texto, e ‘Os Bruzundangas’ é executado brilhantemente através dos símbolos e códigos dados nas primeiras cenas que fazem com que o expectador compreenda que o Brasil de 2024 tem problemas muito parecidos com o Brasil de 1920 e com esse outro país, a Bruzundanga. Este elemento também reforça a beleza e o deboche revisteiros. É como se Lima Barreto atravessasse os jogos cênicos e nos desse uma piscadela a cada uso metafórico.
Outro desafio no processo de montagem de uma Revista é não tornar as críticas sociais e políticas tão sérias a ponto de perder a graça. Sim, os trouxas somos nós, mas o riso vem daí mesmo, e isso só pode ser bem feito através da ironia. A acidez do Teatro de Revista é respeitada e homenageada nesse espetáculo. Assim como o caráter divertido do entretenimento puro, com números de platéia, piadas com personagens escrachados e cenas musicais excelentes.
Técnica e Talentos em Sintonia
Os atores são carismáticos, tem corpos e vozes disponíveis e constroem diversos personagens de forma precisa, dinâmica e criativa. A técnica também é maravilhosa! O cenário é versátil e tem códigos visuais inteligentes, a iluminação cria uma atmosfera divertida, enfim, os detalhes são tão precisos e agradáveis quanto o todo.
Portanto, é um espetáculo incrível tanto para os ‘nerds’ de teatro e amantes do gênero quanto para o público que quer ser divertir, rir da própria desgraça e se entreter com profissionais talentosos. ‘Os Bruzundangas’ está em cartaz de quinta a sábado às 19h e domingo às 18h no Teatro II do CCBB do Rio de Janeiro até o dia 19 de maio.
POR FIM, LEIA MAIS:
Shows internacionais em abril | Saiba quais artistas tocam no Brasil