Conecte-se conosco

Cinema

A volta dos cinemas na pandemia na opinião de Felipe Novoa

Publicado

em

Cinemas na pandemia

No dia 1º de outubro os cinemas reabriram na cidade do Rio de Janeiro. Segundo os dados oficiais, as taxas de contaminação na cidade estavam caindo, assim a prefeitura correu para liberar o comércio não essencial e turismo. Do último dia 29 eu pude ir ao cinema como um cliente normal, não como crítico numa cabine, e pude ver em primeira mão como essa reabertura está acontecendo.

Antes de mais nada, um pouco de contexto. Moro na Ilha do Governador, uma das regiões administrativas do Rio de Janeiro, e aqui só tem um cinema, o Cinesystem dentro do shopping local. A programação dessa rede foca primariamente em blockbusters, filmes de terror, animações pop e comédias nacionais. Felizmente pude ver Tenet usando um ingresso-cortesia que recebi pelo meu aniversário. 

A volta às salas de cinema

Primeiro, chequei as sessões e, continuando com a minha regra de não ver filmes dublados, peguei a primeira opção legendada. Durante a tarde eu chequei as cadeiras ocupadas e notei que teriam outras 6 pessoas numa sala para 279. O distanciamento  potencializado pelas cadeiras bloqueadas a sua volta (2 de cada lado e mais a da frente e a de trás). Isso foi bem interessante, visto que limita muito a audiência numa sala que já não é muito grande. Esse distanciamento forçado, junto com o ar condicionado na ventilação máxima, álcool em gel e uma equipe prestativa foi o suficiente para mostrar que eles estão preparados para lidar com essa reabertura.

Assim, resta acreditar no bom senso de quem está na sala de cinema. Não tirar a máscara, higienizar as mãos, manter a distância, não trocar de assento. Tudo isso é a parte do cliente e não do cinema. Dei sorte em ficar sozinho numa fileira bem no meio e de não ter ninguém próximo num raio de pelo menos 10 metros. Infelizmente ainda foi um risco grande que passei. Apesar do cinema vazio, o resto do shopping não estava da mesma forma.

Indo um pouco mais a fundo, o Cinesystem parece estar passando pelos problemas de sempre. O som estava absurdamente alto até que alguém foi reclamar e a imagem não parava de tremer. Se é algum problema na regulagem do projetor ou de equipamento quebrado não tem como saber, mas era muito irritante. Ter que voltar outro dia para ver de novo era pior do que sentar até o final, por isso preferi ficar. Mesmo assim, esses problemas não são novos, há mais de 8 anos que vou naqueles cinemas e os mesmos problemas se repetem.

Um aviso

No fim, ir ao cinema é responder a uma pergunta: vale ou não colocar a minha vida em perigo por um filme? Ainda acho que a resposta é não, posso ter dado sorte, mas nem todos podem dizer o mesmo. Seu cinema pode ser maior ou menor, numa região mais habitada ou menos, você pode pegar uma sessão mais cheia ou ter a telona só para si, mas não se engane, ainda não é a hora de voltar aos cinemas. A indústria está pressionando com muita propaganda junto do governo, mas sua vida vale mais do que 2 horas de fuga.

*Este texto não foi pago nem patrocinado pela rede Cinesystem. As opiniões exprimidas aqui são única e exclusivamente fonte do autor deste texto e não necessariamente são as mesmas do veículo Vivente Andante.

Ademais, leia mais:

‘Tenet’, o tempo invertido e a imersão cinematográfica | Crítica

Malmkrog e Dias | Paralelos díspares na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Conheça os vencedores do 4º Prêmio ABRA de Roteiro

Cinema

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Além das novidades da CCXP, o Unlock CCXP, já com ingressos esgotados, terá início nesta terça-feira e se estenderá até quarta-feira, 28 e 29 de novembro.

Publicado

em

ccxp 2023

O Unlock CCXP 2023, que tem seus ingressos esgotados, terá início nesta terça-feira e se estenderá até quarta-feira, 28 e 29 de novembro. Este evento, com foco no mercado de entretenimento, apresenta uma programação repleta de renomados players do cenário. Conta com o apoio de marcas como Volvo, Spotify Advertising, Starplus e GoGamers. A curadoria é liderada por Gustavo Giglio, Head de Marketing de Relacionamento e B2B na Omelete Company, recentemente incluído no Hall da Fama do Marketing no Brasil.

Nos dois dias que precedem o maior festival de cultura pop do mundo, profissionais do mercado terão a chance de se conectar com as mentes que moldam a indústria criativa no país. O Unlock CCXP oferecerá painéis e masterclasses promovendo a troca de experiências, explorando o perfil de consumo no universo geek e apresentando inovações.

Destacando a expansão da marca CCXP para o México, Fábio Reis, CMCO da Omelete Company, liderará um painel sobre a CCXP MX, que ocorrerá de 3 a 5 de maio de 2024, na Cidade do México. O evento também abordará as novidades da O&CO, incluindo o Chippu, uma nova unidade de negócios que combina inteligência artificial e curadoria humana para oferecer recomendações de séries e filmes, além de criar conteúdo de cultura pop.

Mônica na CCXP 2023

Estratégias de negócios, branded content e parcerias serão temas discutidos por Igão e Thiago Marques (Mítico), criadores do Podpah, que revelarão os bastidores do fenômeno que conquistou milhões de ouvintes, redefinindo o cenário do mesacast no Brasil.

O evento também celebrará os 60 anos da Mônica, com a participação da Diretora-executiva da MSP, Mônica Sousa, e do Diretor-executivo Marcos Saraiva, explorando a trajetória da marca e compartilhando planos futuros.

A jovem cientista Laysa Peixoto terá um painel especial, mostrando como a cultura pop pode influenciar gerações, enquanto busca conquistar o espaço, premiada pela NASA devido à descoberta de um asteroide e piloto de avião.

Um painel sobre os hábitos de consumo do público Geek apresentará dados da pesquisa Geek Power, realizada anualmente pela O&CO, com Otávio Juliato, Chief Commercial Officer da Omelete Company, Carlos Silva, CEO & Head of Gaming na Go Gamers, e Mauro Berimbau, Consultor e desenvolvedor de conteúdo na Go Gamers.

O line-up do Unlock CCXP inclui nomes como Nyvi Estephan, Luiz Gustavo Pacete (Forbes Tech), Andreza Delgado (@PerifaCon), e David Diesendruck (Redibra).

adult swim

O [adult swim] estreará na CCXP em um painel no palco Thunder, marcando um momento histórico para a marca de animação adulta. O evento ocorrerá na sexta-feira, 1º de dezembro, às 13h30. Spencer Grammer, a dubladora original de Summer em “Rick and Morty”, participará de uma conversa exclusiva sobre a 7ª temporada da série, seu processo criativo e os desafios de dar vida a uma personagem tão icônica. Além disso, o fenômeno “Sociedade da Virtude” também marcará presença no palco com seu criador Ian SBF, Thobias Daneluz, Guilherme Briggs e os criadores do Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Passos. O painel promete conteúdos e anúncios exclusivos para os fãs e acontecerá das 13h30 às 14h15.

HBO Max

A HBO Max apresentará ativações e atrações exclusivas na CCXP23, incluindo experiências de suas diversas franquias como “A Casa do Dragão”, “Barbie”, “Batman”, “The Big Bang Theory” e “Cartoon Network”. No miniauditório interno do estande, serão reveladas novidades de franquias queridas e novas produções como “Irmão do Jorel”, “Rick and Morty”, “Da Ponte Pra Lá”, “De Sola a 10”, “Sociedade da Virtude”, entre outras.

As ativações incluem a Fortaleza Vermelha de “A Casa do Dragão”, uma batalha de coreografias com “Barbie”, o “Departamento de Polícia de Gotham” de “Batman”, um quiz inspirado em “The Big Bang Theory” chamado “Hora Bazinga”, e um espaço de arcade com jogos personalizados do “Cartoon Network”.

Além disso, o miniauditório Warner Bros. Discovery terá uma programação repleta de meet & greets, entrevistas e interações com personagens e talentos de séries como Gumball, Darwim, Irmão do Jorel, Paulistão 2024, De Sola a 10, UEFA Champions League, Sociedade da Virtude, Ravena e Mutano de “Jovens Titãs”, e um quiz de “Rick and Morty”.

Warner Bros.

A Warner Bros. Pictures anunciou os painéis especiais na CCXP23. Destacam-se aqueles com Sandy e Pedro Antônio para “Evidências do Amor”, Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e George Miller para “Furiosa”, Adam Wingard para “Godzilla e Kong: O Novo Império”, Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Florence Pugh e Denis Villeneuve para “Duna: Parte 2,” e Jason Momoa, Patrick Wilson, Yahya Abdul Mateen II e James Wan para “Aquaman 2: O Reino Perdido”.

Na CCXP23, o elenco, diretor, figurinista, maquiador e caracterizador do filme “Mamonas Assassinas – O Filme” participarão de um painel especial no Palco Thunder em 3 de dezembro. O diretor Edson Spinello, o elenco, composto por Ruy Brissac, Rhener Freitas, Adriano Tunes, Robson Lima, Bento Hinoto, Fernanda Schneider e Jéssica Córes, além do figurinista Heitor Taddeo Ramaglio e o maquiador Lucas Martins estarão presentes. O público poderá desfrutar de um bate-papo com os convidados e assistir a trechos do filme, que estreará nos cinemas em 28 de dezembro. O filme narra a história da marcante banda brasileira dos anos 1990, os Mamonas Assassinas.

Serviço CCXP 2023: 

Datas: de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023.   

Local: São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, 1,5KM – São Paulo/SP   

Horário de funcionamento do evento:  

SPOILER NIGHT (29/11/2023): das 18h às 21h*

Quinta-feira (30/11/2023): das 12h às 21h  

Sexta-feira (01/12/2023): das 12h às 21h  

Sábado (02/12/2023): das 11h às 21h  

Domingo (03/12/2023): das 11h às 20h  

*Apenas para imprensa, convidados e clientes que adquiriram as credenciais Epic Experience, Full Experience e Unlock.

Por fim, leia mais:

Angélica estreia novo programa que traz conversas potentes

Crítica: ‘Rio Connection’ é uma viagem ao mundo do crime nos anos 1970

Série ‘Fim’, do Globoplay, é engraçada e provocadora ao mesmo tempo

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências